Trabalho sgbd

Categories: Trabalhos

0

SGBD A utilização comercial de BDs começou nos anos 60. Inicialmente a informação era guardada em ficheiros e a sua consulta e manipulação eram muito pouco prática. Para definição de dados eram usados os modelos hierárquicos e de rede. No início dos anos 70 surgiram os SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) relacionais cuja popularidade não tem parado de crescer até hoje. Este sucesso pode ser explicado pela simplicidade do modelo em que assentam o modelo relacional, que é constituído somente por relações, e pelo surgimento de uma linguagem e manipulação simples e eficiente, o SQL (Structured Query to view Language).

A simplicidade do m a definição e a manip para o seu sucesso. ar 3 o a separação entre fatores importantes dificulta a representação de situações complexas e o armazenamento e manipulação de novos formatos de dados como imagens, som e vídeo. Uma resposta adequada a estas questões é dada pelo modelo orientado aos objetos (00). Este modelo não so é a base dos OODBMS (Object-oriented Database Management Systems) como está a ser gradualmente incorporado em alguns RDBMS (Relatlonal DBMSs ou SGBDs Relacionais).

Esta última solução facilita a migração das BDs existentes para o novo modelo, tornando-se mais atraente para muitas empresas. Não só as organizações querem que as suas BDs representem de forma mais exata o meio em que se inserem como também querem obter delas mais e melh melhor informação. Já não basta poder conhecer a resposta a perguntas como “Quem comprou que produtos numa determinada data? “. Para obter a tão falada vantagem competitiva é preciso poder saber “Qual a segmentação dos clientes que permite maximizar o proveito da publicidade? “, por exemplo.

Esta maior exigência deu origem à disciplina de Extração de Conhecimento de Dados (Knowledge Discovery in Databases), mais conhecida como Data Mining, intimamente ligada com outro assunto da moda, o Data Warehousing. O data warehousing surgiu como resposta à necessidade das organizações integrarem os sistemas de informação dos vários departamentos. A informação integrada no data warehouse dá uma perspectiva global da organização e, isoladamente ou complementada com informação obtida com recurso ao data mining, permite uma tomada de decisões mais informada.

Tipos de SGBD Atualmente existem vários tipos de SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Entre eles: Oracle: que hoje é o líder de mercado quando falamos de “Sistema Gerenciador de Banco de Dados” Alem da base de dados, a Oracle desenvolveu uma suíte de Desenvolvimento chamado de ‘Oracle Developer Suite’, utilizada na construção de programas de computador que interagem com sua base de dados.

MS SQL server: SG3D criado pela MICROSOFT fornece uma plataforma de dados confiavel rodutiva que permite que você execute suas aplicações m é usado por sistemas diversos portes. My SQL: uma versão grátis do SGBD, também utilizado na parte acadêmica por ter licença gratuita. Administraçao de SGBD Administrar um SGBD é, de maneira simplista, instalar, configurar, monitorar e solucionar problemas do sistema.

Esmiuçando este conceito, um Administrador de Banco de Dados tem as seguintes responsabilidades: • Projeto lógico do banco de dados; • Definição de verificação de segurança e integridade; • Decisão de como os dados são representados na base de dados armazenada; • Projeto físico da base de dados; • Definição de procedimentos de recuperação; ?? Monitoração do desempenho; • Contato com usuários para averiguação de disponibilidade dos dados por eles requisitados e ajuda na determinação e resolução de problemas; • Ajustes apropriados à medida que ocorram mudanças de requisitos Para facilitar a execução das tarefas do administrador, existe uma série de ferramentas de administração que podem auxiliar em muito, aumentando a produtividade e garantindo a segurança e a consistência dos SGBD. Essas ferramentas provêm muitas funcionalidades de alteração 12 nos bancos de dados, geração de relatórios, exportação de dados, scripts AIGF3rl(F3

Quadro comparativo de sistemas abertos e fechados de comportamento organizacional

0

capitulo 1 etapa 1, passos 1 2 3 4: 2. Conceito de CO. Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do

Read More

Metodo

0

A garrafa azul Esta experiência foi selecionada por ser segura, de execução simples e exigir elementos de baixo custo e

Read More