Trabalho sobre ética e moral

Categories: Trabalhos

0

FAESP- FACULDADE ANCHIETA Dê ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ FLAVIO VICENTE DE MELO BRUNO CRISTO DEJESUS QUESTÕES SOBRE A DISCIPLINA DE FILOSOFIA CURITIBA ABRIL 2012 QUESTOES SOBRE A Trabalho apresentad Bacharelado de Admi Simões. SUMÁRIO 03 04 Introdução…. 1-1 2-Questões„ Introdução PACE 1 ors to view next*ge do curso de Ademar Francisco Questões relacionadas à disciplina de Filosofia no primeiro bimestre do quarto periodo de Administração. que está presente. Em ambos os valores partem de princípios, de valores adquiridos em sua vida. . O que é autonomia moral? O que é heteronomia moral? Autonomia moral: é o poder de tomada de decisão sem a interferência de outros; Heteronomia moral: São normas, valores que a sociedade impõe e o individuo cumpre para não ser punido. 5. O que são valores e como eles determinam o comportamento moral? Valores são princípios morais, éticos e de comportamento que visam melhorar a vida em sociedade, levando em consideração as praticas de boas ações. 6. Por que a ética e a moral são construções históricas e sociais? Exemplifique.

São históricas pelo fato de que se desenvolveram com o passar dos anos, sociais devido ao fato de que cada sociedade/ rupo possui seu próprio código de ética e moral. Porque apesar das mudanças ocasionadas pelo tempo alguns princípios e valores continuam inalterados. Ex: Cristianismo. 7. Explique a relação entre o caráter pessoal e social da moral? R= A relação entre caráter pessoal e moral: a moral estabelece normas a serem seguidas, o individuo através de sua autonomia cumprira ou não tais normas. Como por exemplo, respeitar as normas de trânsito. . Explique a relação entre ato voluntário e ato responsável? R= Voluntário: um ato de v ecide pela busca de um decide pela busca de um fim proposto. Responsável: é aquele que responde pelos seus atos. 9. Em que é baseada a estrutura do comportamento moral? R= Nos princípios e valores em que o individuo adquire na sociedade. IO . possível uma Ética Universal? Em que sentido? R— Não, como a ética parte do interior de cada individuo é pouco provável que os indivíduos realizem atos e ações da mesma forma. 11. Qual seria esta Ética?

R= Depois de analisarmos os textos e um longo debate, chegamos à conclusão de que tal ética não existiria, pois cada individuo tem uma forma própria de pensar e se expressar. 12. Há possibilidade de uma fundação ÉTICA minima que seja álida universalmente? Ou a própria Ética seria o Fundamento Universal? R= Não para os dois questionamentos, defendendo o ponto de vista expresso na questão anterior. A) Responda as questões abaixo: Em que consiste a vida ética para Sócrates? R= No alto conhecimento. 2- Em que consiste a vida ética para Platão? Em virtudes, ideias e conhecimento. – Em que consiste a vida ética para Aristóteles? Virtudes morais tendo em vista a vida boa e feliz na cidade. 4- Em que consiste a vida ética ara o epicurísmo? R= Consiste na busca da ét a procura de prazeres nc;F3tFS consiste a vida ética para o estoicismo? R= No estoicismo a ética visa à adequação à ordem intrinseca do mundo, a uma lei natural, lei divina, que mede o que é justo e injusto. 7- Em que consiste a vida ética no cristianismo? R= Busca pessoal de salvação da alma, com o pensamento em algo superior. 8- Em que consiste a vida ética para Maquiavel?

R= A ética é constituida de acordo com seus fins. 9- Em que consiste a vida ética para Kant? Dever descoberto racionalmente. 10- Em que consiste a vida ética para Nietzsche? R— A ética de Nietzsche tem como base a autonomia do indivíduo. 11- Em que consiste a vida ética para o utilitarismo? R: A ética utilitarista consiste na felicidade do individuo dentro da B) Responda as questões abaixo: 1- Em que consiste a liberdade para Sócrates? R= Sócrates usava seu conhecimento e reflexão para elevar a alma humana (a essência do ser) ao nível das coisas supremas. – Em que consiste a liberdade para Platão? A verdadelra liberdade para Platão é o dever de fazer o que é bom e não apenas o que se quer. 3- Em que consiste a liberdade para Aristóteles? R= A liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. PAGF consiste unica e exclusivamente na autonomia humana. No ealizar uma atividade ou atitude sem a necessidade de auxilio de homens ou de quaisquer outras realidades exteriores. 5-Em que consiste a liberdade para o estoicísmo?

Ser livre é não ser escravo dos instintos primários e das inúmeras contingências a que o ser humano está exposto. 7- Em que consiste a liberdade no cristianismo? R— Para o cristianismo a liberdade não consiste em fazer tudo o que se deseja, mas sim na capacidade de obedecer a deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo, tendo como base os ensinamentos pregados na bíblia sagrada. 8- Em que consiste a liberdade para Maquiavel? R= Para Maquiavel liberdade consiste no cumprimento das normas e regras criadas pela sociedade. – Em que consiste a liberdade para Kant? R= A liberdade para Kant, é a liberdade de agir segundo as leis. Assim uma vontade livre é a vontade subordinada às leis morals. •. 10- Em que consiste a liberdade para Nietzsche? Seria a não dependência de algo divino para o estabelecimento de valores e princípios. 11- Em que consiste a liberdade para o utilitarismo? R= Os utilitaristas defendiam um conceito de liberdade sem interferência do governo onde a população tem que ter a liberdade para se expressar da maneira que bem entender.

Questões

0

Curso: Direito Disciplina: Introdução ao Pensamento Filosófico – 10 per[odo – 2012-N3 Prof. José Horácio Santana Componentes do Grupo Ellen

Read More

Estrutura em aзo

0

Terminal de фnibus urbanos de Pirituba Ficha Tйcnica Local Sгo Paulo, SP Projeto 2002 Conclusгo da obra 2003 Бrea do

Read More