Trabalhos

Categories: Trabalhos

0

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS PARA ORGANIZAÇAO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE Patricia Aparecida Pereira Penkal de Castrol Cristiane Costa Tucunduva2 Elaine Mandelli Arns3 RESUMO Este trabalho tem por objetivo analisar se o plano de aula é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor. O planejamento começou a ser Swipe to page utilizado pelas empre suas organizaçoes e o mesmo aconteceu planejamento não te sido recebido como pedagógicas em 1 0 m vo significado em a princ. po o egulador das ações virtude do regime vigente na época.

Atualmente isto não acontece, o planejamento é utilizado para organizar a ação educativa uma vez que permite que se levante o questionamento do tipo de cidadão que se pretende formar, deixando, assim, de ser um simples regulador para se tornar ato político-filosófico, cientifico e técnico. um trabalho presente que prepara para o futuro visando ? transformação da sociedade. Palavras-chave: Planejamento; Ação Educativa; Organização. 1 Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Campos de Andrade, pós-graduada em Gestão Conhecimento – UFSC, professora dos cursos de Pedagogia e

Letras da FACEI- – Curitiba – PR ATHENA • Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan. /jun. 2008 49 ABSTRAT This paper to analyze if the plan lesson is important in the pedagogical organization of teachers work The planning began to be used by companies to give them a new meaning in their organizations and the same happened with the schools, although in principle the planning has not been received as a facilitator, but a regulator of pedagogical actions under the current regime in season.

Currently this does not happen, the planning is used to organize the educational activity because it allows hat the question raises the kind of citizen who wishes to form, leaving to be a single regulator to become a political act-philosophical, scientific and technical. It is this work that prepares for the future to the transformation of society. Key words: Action Plannirv Educational Action; Organization. 50 l.

INTRODUÇÃO O ato de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. escolar? Diante desse questionamento objetivou-se identificar os motivos pelos quais os professores resistem em preparar suas aulas e conscientizá- los da importância de utilizar o plano de aula como um norteador da ação pedagógica. ara tanto, faz-se necessário realizar uma breve retrospectiva histórica sobre o surgimento do planejamento e sua utilização nos diversos setores da sociedade.

Outro aspecto importante a ser abordado foi com relação às diversas tipologias utilizadas no cotidiano escolar e suas diferenças, pois apesar destes conceitos serem utillzados como sinônimos eles não o são e faz-se necessário que o professor compreenda essas diferenças para poder utilizá-las. Em seguida, realizou-se uma análise com relação ao planejamento enquanto ato político-social, pol[tico- filosófico, técnico e cientifico. Outro aspecto abordado neste artigo relaciona-se com as principais etapas para a elaboração do plano de aula. . HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO “O planejar é uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo na sua vida. ” (Mengolla, San’tAnna, 2001, p. 1 5). Segundo Moretto, percebe-se que o planejamento é fundamental na vida do homem, porém no contexto escolar ele não tem tanta importância assim: (2007, p. 100) “o planejamento no contexto escolar não parece ter a importância que deveria ter”.

Este fato acontece por ueo lanejamento só passou a ser em definido a partir Comunista: é uma revolução proletária inspirada pelas ideias do Marxismo que objetiva substituir o capitalismo pelo comunismo, tipicamente através de um estado socialista (no qual o governo é contra os meios de produção). (WIKIPÉDIA, 2008) 51 No mundo capitalista, segundo Gandin5 (2008), o planejamento passa a ser utilizado pelo governo, após a segunda guerra mundia16 , para a resolução de questões mais complexas.

A adoção do planejamento pelo governo teve uma adesão tão grande que as outras instituições sentiram-se motivadas e passaram a se preocupar com a mportância do planejamento, uma vez que ele visava a suprir as necessidades de um comércio em ascensão que exigia uma nova organização. Com isso pode-se dizer que fol a partir desta época que o planejamento se universalizou. Na educação esta realidade também não poderia ter sido diferente, uma vez que, segundo Kuenzer (2003, p. 3) “o planejamento de educação também é estabelecido a partir das regras e relações da produção capitalista, herdando, portanto, as formas, os fins, as capacidades e os domínios do capitalismo monopolista do Estado. ” Aqui no Brasil, Padilha (2003, p. g) explica que “Durante o reglme autoritári07 (1964-1985), eles foram utilizados com um sentido autocrático. Toda decisão política era centralizada e justificada tecnicamente por tecnocratas à sombra do oder_” cão acima explicando Kuenzer (2003, 0. 6) com entanto, escondia essas determinações político-econômicas mais abrangentes e decididas em restritos centros de poder. ” O regime autontário fez com que muitos educadores criassem uma resistência com relação à elaboração de planos, uma vez que esses planos eram supervisionados ou elaborados por técnicos que delimitavam o que professor everia ensinar, priorizando as necessidades do regime político. “Num regime político de contenção, o planejamento passa a ser bandeira altamente eficaz para o controle e ordenamento de todo o sistema educativo. ” (Kuenzer 2003, p. 41).

Apesar de se ter claro a importância do planejamento na formação, Fusari (2008, p 48) explica que: “Naquele momento, o Golpe Militar de 1964 já implantava a repressão, impedindo rapidamente que um trabalho mais crítico e reflexivo, no qual as relações entre educação e sociedade pudessem ser problematizadas, fosse vivenciadas pelos educadores, criando, assim, um “terreno” propício para avanço daquela que foi denominada “tendência tecnicista” da educação escolar. ” 5 Danilo Gandin: professor, escritor e conferencista. Mestre em Educação, especializado em Planejamento Participativo. Segunda Guerra Mundial: conflito entre os Aliados (liderados por França e, a partir de 1941, Estados Unidos e a União Soviética) e o Eixo ( Alemanha, Itália e Japão), no período de 1939 a 1945. Tendo como fatores que contribuíram para a Guerra a vacilante política de apaziguamento levada a cabo pela Grã-Bretanha e a França; o isolacionismo dos Estados Unidos; as ambições imperialistas japonesas e rincipalmente as ambições desmedidas de Hitler. 7 Regime autoritário: regime olítico Japonesas e 7 Regime autoritário: regime político em que é postulado o pnnc(pio da autoridade.

Também pode ser definido como um comportamento em que uma instituição ou pessoa se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida. (Wikipédia, 2008) 52 Mas não se pode pensar que o regime polítlco era o único fator que influenciava no pensamento com relação à elaboração dos planos de aulas; as teorias da administração também refletiam no ato de planejar do professor, uma vez que essas teorias raziam conceitos que iriam auxiliar na definição do tipo de organização educacional que sena adotado por uma determinada instituição.

No início da história da humanidade, o planejamento era utilizado sem que as pessoas percebessem sua importância, porém com a evolução da vida humana, principalmente no setor industrial e comercial, houve a necessidade adaptá-lo para os diversos setores. Nas escolas ele também era muito utilizado; a principio, o planejamento era uma maneira de controlar a ação dos professores de modo a não interferir no regime político da época.

Hoje o planejamento já não tem a função eguladora dentro das escolas, ele serve como uma ferramenta importantíssima para organizar e subsidiar o trabalho do rofessor, assunto este que será abordado mais onda do planejamento. A primeira entra em crise na década de 70. A década de 80, embora, na prática, se apresente como uma grande resistência ao planejamento, contém os mais efetivos anos em termos da compreensão da necessidade, do estudo, do esclarecimento e da confirmação desta ferramenta. ” (Gandin, 2008, p. 5) A citação demonstra a dimensão da necessidade de se compreender a importância do ato de planejar, não apenas no nosso dia-a-dia, mas rincipalmente, no dia-a-dia de sala de aula. para Moretto (2007), planejar é organizar ações. Essa é uma definição simples mas que mostra uma dimensão da importância do ato de planejar, uma vez que o planejamento deve existir para facilitar o trabalho tanto do professor como do aluno. O planejamento deve ser uma organização das ideias e informações. Gandin (2008, p. 1) sugere que se pense no planejamento como uma ferramenta para dar eficiência à ação humana, ou seja, deve ser utilizado para a organlzaçao na tomada de decisões e para melhor entender isto precisa-se compreender alguns onceitos, tais como: planejar, planejamento e planos que segundo Menegolla & Sant’Anna (2001 , p. 38) “são palavras sofisticadamente pedagógicas e que “rolam” de boca em boca, no dia-a-dia da vida escolar. ” porém, para Padilha (2003, p. 29), estes termos têm sido compreendidos de muitas maneiras.

Dentre elas destaca-se: ATHE-NA • Revista Científica de E-duca 30, v. IO, n. 10, jan. /jun. grandes urgências, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para a consecução de grandes finalidades, metas e objetivos da educação. ” (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p. 40) 3. 2 Plano Nacional de Educação: “Nele se reflete a política educacional de um povo, num determinado momento histórico do país. Éo de maior abrangência porque interfere nos planejamentos feitos no nível nacional, estadual e municipal. ” (MEC, 2006, p. 1) 3. 3 Plano de Curso: “O plano de curso é a sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade. Pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida. ” VASCONCELLOS, 1995, pai 17 in Padilha, 2003, p. 1) 3. 4 Plano de Aula: “É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. (… ) É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no periodo de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem. (PILETTI, 2001, p. 73) 3. 5 Plano de Ensino: “É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou um semestre; é um documento mais elaborado, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimento metodológico. ” (LIBÂNEO, 1994, p. 222) 54 ATHENA • Revista Científic PAGF8 , v. 10, n. 10, jan. jun. pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação da ação dos professores. Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o planejamento que define os fins do trabalho pedagógico. (MEC, 2006, p. 42) Os conceitos apresentados têm por objetivo mostrar para o professor a importância, a funcionalidade e principalmente a relação íntima existente entre essas tipologias. Segundo Fusari (2008, p. 45), “Apesar de os educadores em geral utilizarem, no cotidiano do trabalho, os termos “planejamento” e “plano” como sinônimos, estes não o são. Outro aspecto importante, segundo Schmitz (2000, p. 108) é que “as denominações vanam multo. Basta que fique claro o que se entende por cada um desses planos e como se caracterizam. O que se faz necessário é estar consciente que: “Qualquer atividade, para ter sucesso, necessita ser planejada. O planejamento é uma espécie de garantia dos resultados. E sendo a educação, especialmente a educação escolar, uma atividade sistemática, uma organização da situação de aprendizagem, ela necessita evidentemente de planejamento muito sério. Não se pode improvisar a educação, seja ela qual for o eu niVeI. ” (SCHMITZ, 2000, p. 101) 4. PROFESSOR X PLANO DE AULA: INIMIGOS OU ALIADOS? “A educação, a escola e o ensino são os grandes meios que o homem busca para poder realizar o seu projeto de vida.

Portanto, cabe à escola e aos professores o dever de planejar a sua ação educativa para construir o seu bem viver. (MEN EGOLLA & SANT’ANNA. 2001, p. 1 1) A citação acima deixa clara a importância tanto da escola como dos professores na formação humana; por este motivo todas as a importância tanto da escola como dos professores na formação humana; por este motivo todas as ações educativas evem ter como perspectiva a construção de uma sociedade consciente de seus direitos e obrigações, sejam eles individuais ou coletivos.

Infelizmente, apesar do planejamento da ação educativa ser de suma importância, existem professores que são negligentes na sua prática educativa, improvisando suas atividades. Em consequência, não conseguem alcançar os objetivos quanto ? formação do cidadão. 55 “A ausência de um processo de planejamento de ensino nas escolas, aliado às demais dificuldades enfrentadas pelos docentes do seu trabalho, tem levado a uma contínua improvisação pedagógica das aulas.

Em outras palavras, aquilo que deveria ser uma prática eventual acaba sendo uma “regra”, prejudicando, assim, a aprendizagem dos alunos e o próprio trabalho escolar como um todo. ” (FUSARI, 2008, p. 47) Para Moretto (2007, p. 100) “Há, ainda, quem pense que sua experiência como professor seja suficiente para ministrar suas aulas com competência. ” Professores com este tipo de pensamento desconhecem a função do planejamento bem como sua importância. Simplesmente estão preocupados em ministrar conteúdos, desconsiderando a realidade e a herança cultural existente em cada comunidade escolar bem como suas necessid PAGF

Tcc gestão em saúde e meio ambiente

0

AFIRMATIVO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO LTDA. ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SÁUDE E MEIO AMBIENTE DEBATES DENTRO DA

Read More

Mistura e combinaçoes enxofre e ferro

0

Protocolo de Kyoto O que é Marco referencial, constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para

Read More