Trabalhos

Categories: Trabalhos

0

Anhanguera Educacional Faculdade de Santo André EDITORAÇÃO ELETRONICA E DESIGN GRÁFICO to view nut*ge Santo André 2012 Briefing O Boticário Conteúdo PRODUT03 ar 17 História da Marca O Boticário 4 Posicionamento da marca 5 MERCADO 6 História perfume 7 à noite. Local de fabricação: São José dos Pinhais (PR) Concorrentes: Natura e Água de Cheiro Vantagem e desvantagem em relação aos concorrentes: Vantagens: A Água de Cheiro não tem tantos lançamentos de produtos e esta em fase de crescimento.

Já para adquirir produtos da Natura os clientes não encontram lojas físicas, podendo comprar somente m catálogos, o que muitas vezes dificulta. Desvantagens: A concorrente Natura possui um custo um pouco abaixo e acessível para os consumidores, além de ter consultoras que podem ir até o domicllio das pessoas, podendo dar amostras de produtos, brindes e melhores formas de pagamento. A Água de Cheiro também tem um preço mais acessível, com lojas de fácil acesso, inclusive nos locais das lojas O Boticário.

Diferencial: O produto vem com a assinatura da cantora Rihanna, trazendo toda a personalidade e sensualidade, desde a embalagem até a fragrância, fixa por muito mais tempo no corpo do que o m aginável. História da Marca O Boticário A história do Boticário começou quando Miguel Krigsner estava no último ano da Faculdade de Farmácia e Bioquímica e estava com dúvida sobre que direção seguir: trabalhar na indústria farmacêutica, na de cosméticos ou de alimentos.

Miguel não queria ficar “preso” trabalhando dentro de uma fabrica rotina muito diferente daquela da que expermentou trabalhando na loja de seu pai, em constante contato com o público e os fornecedores. Um curso de farmácia de manipulação despertou seu espírito empreendedor, e o levou a ver uma boa oportunidade de negócio. O mundo vivia um momento de retorno à natureza, de val PAGF70F17 ver uma boa oportunidade de negócio. O mundo vivia um momento de retorno à natureza, de valorização da alimentação natural, da medicina alternativa.

Pensando pelos prós e contras desse nicho de mercado, teve uma oportunidade de negóclos e decidiu correr o risco e retomar, para a área dermatológica. Essa atividade permitiria a formulação de cremes, loções e xampus personalizados. Sentiu que poderia inovar e construir uma empresa. Juntou se a três sócios e abriu a botica da Saldanha Marinho, no Centro de Curitiba, em 1977. Miguel se interessou pelos perfumes que desde sua infância sempre o fascinou e despertava sensações, assim em 1979 lançou sua primeira fragrância Acqua Fresca que tornou ícone da empresa, a partir desse cenário nasceu O Boticário.

A primeira expansão da marca O Boticário ocorreu quando inaugurou a loja no aeroporto de Curitiba, em setembro de 1979. Ela permitiu à marca decolar para todos os cantos do País, Brasília foi a primeira cidade a ter uma franquia. Em 1982 foi inaugurada a fabrica em são José dos Pinhais (PR), três anos depois já existiam mais de 500 lojas espalhadas pelo Brasil. O segundo grande momento de expansão foi quando iniciou a expansão internacional, com a abertura de uma loja em Portugal (1986).

Miguel fala que no início foi difícil balancear a estratégia de crescimento com o dia-a-dia da empresa foi necessário, em alguns momentos, reestruturar a companhia com o intuito de enfrentar os desafios para um sólido crescimento e tornar a estrutura interna do Boticário capaz de administrar um negócio das proporçóes que a empresa estava tomando. Para manter O Boticário de administrar um negócio das proporções que a empresa estava tomando. Para manter O Boticário uma empresa sólida e competitiva é necessário acompanhar as transformações do mundo, que ocorrem mais rapidamente, o que exige declsbes rápidas.

O empresário deve, entre outras coisas, estar preparado para enfrentar crises financeiras, saber lidar com o mundo financeiro de forma ética e ao mesmo tempo extraindo dele o maior beneficio possível; inovar, inovar e inovar constantemente, oferecendo aos consumidores produtos novos que superem suas expectativas. Hoje, a sustentabilidade é vital para o sucesso do negócio. Como participantes da engrenagem que move o mundo, fazemos ais do que a nossa parte junto à sociedade com a qual nos relacionamos.

Temos de cuidar de nossos colaboradores, das pessoas que estão próximas a nós, preservar o meio ambiente, enfim, cumprir com nossa obrigação social. O Boticário não é apenas uma empresa industrial e comercial, mas uma empresa que beneficia milhares de pessoas com seus programas culturais, sociais, educativos e, com destaque, de proteção à natureza. Para seguir o caminho que escolhi para O Boticário, é impossível realizar tudo sozinho. Por isso, é essencial estar cercado de pessoas competentes e nas quais confio para uxiliar a empresa a desenvolver todos esses aspectos e manter- se competitiva no mercado.

A expansão do negócio, por um lado, gera necessidade de padronização, para que a marca tenha a mesma imagem em qualquer lugar em que esteja presente. Estabelecemos um manual do franqueado para que possamos manter a unidade em todos os nossos pontos de venda. Por outro I 17 do franqueado para que possamos manter a unidade em todos os nossos pontos de venda. Por outro lado, exercitamos a arte de encantar no cliente, diariamente. Nossos consumidores não podem passar na frente da loja e dizer “conheço tudo o ue eles oferecem”. Estamos sempre oferecendo novidades e surpreendendo nossos clientes.

O que sustenta o desenvolvimento do Boticário são os princípios da empresa. Eles são expressos da seguinte forma: Pensar antes de agir; estimular o aprendizado e o conhecimento organizacional; empreender e ousar; respeitar a diversidade; fortalecer relações; agir com responsabilidade para a sustentabilidade; cuidar para diferenciar; ter resultados sustentáveis; dlalogar para integrar e pnorizar; reconhecer e celebrar; e ter sempre em vista que o consumidor é a razão de nossa existência. Hoje o Boticário está com mais de 55 lojas e 1. 04 pontos de vendas em 24 países, no Brasil, a marca está presente em praticamente todas as cidades com mais de 30 mil habitantes. Nos ultimos anos O Boticário vende mais de 500 milhões de reais por ano. Missão “Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam o bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade e assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio. ” Visão “Ser percebida como criadora e disseminadora de produtos que expressam sensibilidade, harmonia e beleza.

Em toda parte, em todas as pessoas, no mundo inteiro. Uma empresa cuja marca seja referência em inovação e qualidade superior. E cujas ações traduzam seu total respeito ao meio ambiente. ‘ Valore inovação e qualidade superior. E cujas ações traduzam seu total respeito ao meio ambiente. ” Valores: Compromisso com a Conservação da Natureza – práticas profissionais que evidenciem a missão e valores institucionais. Compromisso com a Ética – Autenticidade, honestidade, e respeito nas relações, procedimentos e decisões.

Compromisso com o Espírito de Equipe – Profissionalismo, otivação, reconhecimento e cooperação, garantindo melhores resultados. Compromisso com o Desenvolvimento Contínuo – Capacidade de agregar conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento pessoal e organlzacional, com intuito de ter flexibllidade, agilidade, pro atividade, inovação e criatividade. Posicionamento da marca A empresa O Boticário, desde a sua fundação, sempre procura utilizar como alicerce na construção de sua imagem corporativa o seu posicionamento relacionado à questão ambiental.

A preocupação com o ambiente é uma orientação estratégica alldada pelo setor em que a empresa atua, uma vez que a indústria de perfumaria e cosméticos utiliza matérias primas oriunda da natureza para a fabricação dos produtos. Esse fato está sendo intensificado pela demanda crescente por produtos ? base de ingredientes naturais. Por outro lado, a associação da imagem corporativa de O Boticário à natureza também valoriza aspectos em que o Brasil é reconhecido internacionalmente, devido a sua biodiversidade e riqueza natural.

Essa associação pode ser benéfica, inclusive para a expansão da rede de franquias no mercado externo, pois m alguns países, principalmente nos mais desenvolvidos, os consumidores se importam com a qu consumidores se importam com a questão ambiental, tendência que também começa a ser verificada no Brasil. A marca O Boticário, cujo nome significa “O Farmacêutico”, ou seja, aquele que prepara fórmulas medicamentosas é acompanhado pelo slogan “Natural do Brasil” que também faz menção à causa ambiental e à idéia de pertencer ao Brasil.

Além disso, a temática do meio ambiente é bem aceita, de uma forma geral, por todos os grupos de consumidores, o que está de acordo com a lógica da mpresa de trabalhar seus produtos para diversos segmentos de mercado. Mesmo que as ações de marketing estejam focadas na comunicação dos produtos e de seus atrlbutos tangíveis, a imagem corporativa percebida pelos consumidores continuará a ser norteada pela idéia de preservação ambiental, pela sua forte associação a essa causa. Identidade da Marca O monograma da marca O Boticário foi inspirado na origem grega da palavra caligrafia, que significa escrever com beleza.

Alencar explica que a opção pela caligrafia se deve à beleza de seu traço e ao significado da palavra, que remete à beleza. Nada melhor para uma marca que fala tanto de beleza do que trazer esse repertório em seu desenho. ” A ideia do floral contornando a letra “3” traz atributos ao posicionamento e dá apoio para criar um ícone próprio a partir do “B”, que também inicia as palavras beleza e Brasil e, na visão dos seus criadores, inspira, seduz e faz sonhar. No traçado da letra “B” a sugestão de um frasco aberto é um convite a experiências que despertam os sentidos.

O “B” como símbolo da marca pode se aberto é um convite a experiências que despertam os sentidos. O “B” como símbolo da marca pode ser usado integrado ou sozinho no futuro poderá se tornar um ícone, expressão única da marca. Alencar observa que os traços florais têm a ver com os movimentos da caligrafia, algo gestual que reflete a feminilidade. Isso tem tudo a ver com a marca O Boticário, já que seu público alvo são as mulheres. “Percebemos também que os movimentos circulares têm a ver com cuidados da mulher quando passa sombra nos olhos ou usa um creme.

Esse movimento gestual e orgânico passa feminilidade, beleza e uma série de coisas que se apropria muito bem ao que queríamos construir. A partir dai foi feito um grafismo para a marca, usando uma fonte feminina”. A fonte da marca foi desenhada pela FutureBrand e refinada pela Dalton Maag, que também desenvolveu duas fontes especiais para títulos e forneceu uma fonte de seu portfólio para textos. Com uma tipografia exclusiva, de formas arredondadas, a marca O Boticário revisita elementos clássicos e tem o olhar no futuro.

Alencar explica que a marca estampa uma alegria calorosa e jovem. A leveza e a elegância dos florais em contraste com a simplicidade e o peso dos tipos sugerem uma sofisticação acessível. A força particular desses elementos abre para a marca O Boticário múltiplos modos de expressão. A partir das fontes da marca O Boticário a Future3rad desenvolveu também um projeto gráfico editorial que vai orientar sobre a forma como a marca deve se comunicar nas revistas do Grupo goticario, que tem em torno de sete títulos internos.

O projeto orienta como tirar fotos, tipo de rou Boticário, que tem em torno de sete títulos internos. O projeto orienta como tirar fotos, tipo de roupa da modelo. Do styling ao tipo de sorriso, está tudo previsto no projeto. Sobre o trabalho da Dalton Maag com relação às fontes da marca O Boticário Fábio Haag, designer de fontes da Dalton Maag Brasil, onta que a FutureBrand selecionou a fonte Foco, da Dalton Maag, para aplicação em títulos pela sua beleza amigável, atributo desejado para a fonte de títulos da nova identidade. Para dar um toque especial e transformar a fonte com exclusividade ao Boticário, trabalhamos diretamente com os designers da FutureBrand explorando variações nas terminações e no contraste grosso/fino. Testamos o design da fonte com as letras do conceito “Viva toda a sua beleza”. O design aprovado possui terminações mais suaves e mais contraste acrescentando uma charmosa elegância à marca”, afirma Haag. Segundo ele, a decisão de modificar a fonte Foco tornou-se uma solução acessível, fazendo valer cada mensagem de O Boticário com um único estilo para títulos.

Em complemento, a fam[lia Effra, da Dalton Maag, foi selecionada para uso em textos devido à sua funcionalidade e flexibilidade. Além disso, a equipe de design da Dalton Maag Brasil trabalhou no refinamento do novo logotipo esculpindo cuidadosamente cada letra e cada curva do símbolo. Alencar observa que hoje as marcas de moda optam pela não- cor porque ela traz a flexibilidade de poder usar todas as cores, e acordo com o clima que se quer passar: sofisticado, quente, vibrante caloroso, permitindo fazer combinações de cores que trazem novos significados. A opção pe PAGF40F17 caloroso, permitindo fazer combinações de cores que trazem novos significados. “A opção pela não-cor para O Boticário trouxe muita contemporaneidade à marca. ” para viabilizar a aplicação de cores diversas, sem o compromisso como uma só, foi criada uma paleta com 18 tons de vermelho, amarelo, roxo, lilás etc. que vão dos mais abertos aos mais fechados. A combinação das cores conta ainda com uma matriz e contraste para facilitar o trabalho dos designers, já que a ideia é ter sempre peças com cores vibrantes e alegres.

Outro ponto que pesava contra marca antiga era a onda que aparecia no logo. Um recurso muito utilizado em diferentes categorias de produtos, mas que, na visão dos designers, não valorizava a marca. A fonte pontiaguda e serifada também não combinava com a proposta de ser harmônica, feliz e alegre da nova marca O Boticário. Assim a onda desapareceu na nova marca e a fonte pontiaguda e serifada foi substituída por uma fonte mais orgânica, com traços da caligrafia. MERCADO

Cosméticos no mercado brasileiro O volume de vendas no pais atingu 6 bilhões de dólares em 2010, ultrapassando o mercado americano, que faturou 5,3 bilhões de dólares. O Brasil foi alçado à condição de maior mercado para perfumes no mundo em 201 0, superando os Estados Unidos, segundo dados da consultoria Euromonitor. Enquanto o faturamento com a venda de fragrâncias em território americano permaneceu na casa dos 5,3 bilhões de dólares no ano passado, as receitas no país subiram de 4,5 bilhões de dólares em 2009 para 6 bilhões de dólares em 2010, o que representa uma alta de 33%. Há, porém, uma disto

Os benefícios sociais

0

Os Benefícios Sociais Conceito de benefícios sociais Benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento

Read More

Imissão de posse

0

1. IMISSÃO DE POSSE Ato de conferir posse a quem ainda não a tem. 2. AÇÃO DE IMISSÃO DE POSSE

Read More