Trabalhos

Categories: Trabalhos

0

Trabalhos Premium gyead00721274 1 OS, 2012 E Geologia do aquífero O Aquífero Guarani consiste primariamente de sedimentos arenosos que, depositados por processos eólicos durante o período Triássico (há aproximadamente 220 milhões de anos), foram retrabalhados pela ação química da água, pela temperatura e pela pressão e se tranformaram em uma rocha sedimentar chamada arenito. Essa rocha é muito permeável e assim permite a acumulação de água no seu interior.

Mais de 90% da área total do aquífero é recoberta por extrusões de basalto, rocha ígnea e de baixa permeabilidade, depositada durante o per[odo Cretácio a fase do vulcanismo fissural. O basalto age sobre o Aquífero Guarani como um aq e dificultando seu su o isola da zona mais evaporação e evapot Aquífero Guarani Introdução qu ors a infiltração de água nto, mas também d Olo, evitando a to view contida. Para a maioria da população mundial, o problema fundamental é a escassez de água.

No Brasil os recursos hidricos disponíveis são abundantes, ainda que nem sempre bem distribuídos ou bem utillzados. As águas subterrâneas no país são bastante utilizadas e corresponde a uma abundante riqueza (uma das maiores do mundo). Disponibilidade da Água A vida não pode existir sem água líquida. Reciprocamente, nos lugares onde e ela está presente, se dão as condições para o desenvolvimento dos processos vitais.

A capacidade de renovação das águas durante o ciclo hidrológico e sua agilidade de auto-purificação, permite a relativa conservação, por um longo periodo, da quantidade e qualidade das águas doces. Este fato dá a falsa ilusão de inalterabilidade e inexauribilidade dos recursos hídricos que são considerados como um bem gratuito do meio ambiente. Cerca de 70% da superfície da Terra encontra-se coberta pelas águas num volume de aproximadamente 1. 85. 984. 610 km3. Deste total, 97,5% constitui-se de água salgada e apenas 2,5% em água doce, ou seja: 1,351 bilhões km3 e 34,6 milhões km3, respectivamente.

Do total do volume de água doce (34,6 milhões krn3) do planeta, cerca de (10,5 milhões de kmS) pode ser utilizada para a vida vegetal e animal nas terras emersas, pois 69,8% encontram- se nas calotas polares, geleiras e solos gelados. Distribuição Relativas das Águas Doces no Planeta CICLO HIDROLOGICO O calor do sol aquece a água dos oceanos e da superfície terrestre, que se evapora, passando a formar parte da atmosfera, or onde circula até que se condensa e precipita sobre os oceanos e continentes (alimentando rios, lagos, aquíferos, glaciários) Anualmente o ciclo hidrológico envolve um volume total de água de 577. 00 km3, sendo que o volume envolvido na evaporação é igual ao envolvido na precipitação. Em termos gerais, es que o volume envolvido na evaporação é igual ao envolvido na precipitação. Em termos gerais, esse volume de água que intervém no ciclo hidrológico é praticamente constante; sem dúvida, espacialmente está modificando-se a nível continental, regional e local toda vez ue a hidrologia de uma região está condicionada, entre outros, por fatores climáticos, topográficos, geológicos, de vegetação e da atividade humana (poluição e degradação).

Ciclo Hidrológico ( clique para ampliar ) ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Agua subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas e, cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitda.

A água subterrânea apresenta algumas propriedades que ornam o seu uso mais vantajoso em relação às águas dos rios: são filtradas e purificadas naturalmente através da percolação, determinando excelente qualidade e dispensando tratamentos prévios; não ocupa espaço em superfície; sofre menor influencla nas variações climáticas, entre outras. As águas subterrâneas (10. 360. 230 kmS) são aproximadamente 100 vezes mais abundantes que as águas superficiais dos rios e lagos (92. 68 km3), (SHIKLOMANOV, 1998), constituindo-se em importantes reservas de água doce. AQUÍFEROS A água subterrânea correspond PAGF3rl(F6 AQUIFEROS A água subterrânea corresponde à parcela mais lenta do ciclo hidrológico e constitui nossa principal reserva de água, ocorrendo em volumes muito superiores ao disponível na superfície. Ocorrem preenchendo espaços formados entre os grânulos minerais e nas fissuras das rochas, que se denominam aquíferos.

A rocha permeável que apresenta a propriedade de armazenar e transmitir as águas subterrâneas entre seus poros ou fraturas é chamada de aqüífero. Calcula-se que a extração anual dos aqülferos é de 1 60 bilhões de metros cúbicos ou 160 trilhões de litros no mundo mostrando- e excessiva na China, índia, Arábia Saudita, África do Norte e Estados unidos (POSTEL, 1999 citado por LESTER, 2003). Representação Esquemática do Nível de Pressão nos Aquíferos O Aquífero Guarani 1) Origem e Denominação As regiões do aqülfero compunham um deserto préhistórico.

Com o passar do tempo, os ventos acumularam grandes depósitos arenosos (na Bacia Sedimentar do Paraná), representando um extenso campo de dunas que foi recoberto por um dos mais volumosos episódios de vulcanismo intracontinental do planeta, cuja lava solidificada originou a Formação Serra Geral, que vem a ser uma capa protetora do Aquífero Guarani. Esses mecanismos geológicos é que originaram as rochas (formações geológicas), em cujos poros armazenam-se as águas PAGF geológicos é que originaram as rochas (formações geológicas), em cujos poros armazenam-se as éguas do Aquífero Guarani. ) Geografia O Guarani é um dos maiores aquíferos do mundo, cobrindo uma superfície de quase 1,2 milhões de km2. Está inserido na Bacia Geológica Sedimentar do Paraná, localizada no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e constitui a principal reserva de água subterrânea da América do Sul, com um volume stimado em 46 mil km3. A população atual na área de ocorrência do Aquífero Guarani está estimada em aproximadamente 29,9 milhões de habitantes.

Nas áreas de afloramento a população é de cerca de 3,7 milhões de pessoas (12,5 % do total). Do total de sua área (1 . 195. 500 km2), 12,8% estão representados pelas zonas de afloramento, ou seja, 153 mil km2 (ANA, 2001), sendo que 67,8% (104 mil km3) localizam-se no Brasil; 30,1%, no Paraguai e 2,1%, no Uruguai. Até o presente momento não foram identificadas áreas de afloramento na Argentina. A área do Guarani, na Argentina, é de 225. 00 km2; no Paraguai é de 71. 700 km2,; no Uruguai é de 58. 500 km2 , e no Brasil é de 840 mil km? ARAUJO et ala, 1995), espalhando-se pelo subsolo de oito estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerals, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) num total de 70,2% da área total do aqüifero. A área de ocorrência do Guarani caracteriza-se por concentrar as zonas agropecuarias mais Impo ocorrência do Guarani caracteriza-se por concentrar as zonas agropecuárias mais importantes de cada país. Além disso, a região caracteriza-se por terras férteis e solos com altos ndlces de produtividade onde são desenvolvidas as culturas de soja, milho, trigo, cevada, sucro-alcooleira, etc. e com excelente potencial de desenvolvimento da pecuária de corte de grande diversidade de raças, além de uma indústria bastante diversificada, destacando-se a automobilística e a de beneficiamento de produtos agropecuários (agroindústria – frigoríficos, laticínios). 1 – Além do Guarani, sob a superfície de São Paulo, há outro reservatório, chamado Aqüífero Bauru, que se formou mais tarde. Ele é muito menor, mas tem capacidade suficiente para suprir as ecessidades de fazendas e pequenas cidades. – O líquido escorre muito devagar pelos poros da pedra e leva décadas para caminhar algumas centenas de metros. Enquanto desce, ele é filtrado. Quando chega aqui está limpinho. 3 – Nas margens do aqüífero, a erosão expõe pedaços do arenito. São os chamados afloramentos. É por aqui que a chuva entra e também por onde a contaminação pode acontecer. 4 – A cada 100 metros de profundidade, a temperatura do solo sobe 3 graus Celsius. Assim, a água lá do fundo fica aquecida. Neste ponto ela está a 50 graus.

Joana darc

0

Joana Darc Nasceu na região de Lorena ,na França e Filha de Jacques d’Arc e Isabelle Romée, tinha mais quatro

Read More

Home o mundo é a nossa casa

0

Paulo. A Dengue e a Feb do grupo dos arboví transmitidos por artr A dengue enco Home o mundo é

Read More