Transmissão de motores

Categories: Trabalhos

0

Transmissões de motores Uma caixa de transmissão utiliza vantagem mecânica para aumentar o torque de saída e reduzir a RPM. O eixo do motor é alimentado na caixa de transmissão e através de uma séne de engrenagens internas fornece torque e velocidade de conversão. Nossas caixas de transmissão estão disponlVeis em uma variedade de tamanhos para atender uma ampla gama de exigências de torque. O projeto básico é uma caixa de transmissão de espora com rodas dentadas em plástico, metal e combinação dos dois materiais.

Uma característica especial é a disponibilidade de freewheels (roda-livre) e embreagens eslizantes. A caixa de transmissão é girada pelo motor, o fluxo de energia é da entra ela não é permitida s exemplo, girar manu O dimensionamento necessária acarreta ora to view nut*ge Isso significa que o de saída (por ia acima da r rendimento e menor fator de potência. Desde 1996, que se fabricam no Brasil motores elétricos com fator de serviço maior do que a unidade, obedecendo a valores prescritos em norma. O fator de serviço informa a potência disponível do motor em regime contínuo para as condições de carga nominal.

A literatura técnica de dimensionamento de motores para acionamento de bombas idrául to page hidráulicas indica a necessidade da adoção de acréscimos na potência dos motores. Tanto o fator de serviço, quanto o acréscimo na potência constituem fatores de segurança para o dimensionamento. Estes fatores de segurança têm a função de suprir maior demanda de potência devido a variações nas condições de trabalho, como curvas características da bomba ou do motor, e a qualidade de energia, como oscilação e desequilíbrio do sinal de tensão.

Conclui-se que não seja utilizado acréscimo na potência no dimensionamento de motores com fator de serviço maior do ue a unidade para acionamento de bomba hidráulica, tendo em vista que o superdimensionamento pode acarretar redução de rendmento do sistema e maior custo inicial. O dimensionamento que considera, simultaneamente, os dois fatores de segurança, implica superdimensionamento de a 88%.

O motor elétrico é o equipamento responsável pela transformação da energia elétrica em energia mecânica, sendo, na maioria dos segmentos econômicos rurais e industriais, a principal forma de uso final da energia elétrica. No Brasil, os motores representam mais de 50% do uso final da nergia elétrica da industria. Desde o início de sua utilização, houve redução de seu peso e aumento do seu rendmento, especialmente pela melhoria da tecnologia dos materiais isolantes, dos materiais magnéticos e do projeto como um todo.

Para o dimensionamento da Para o dimensionamento da potência requerida de um motor, os fatores de segurança ou de acréscimo são, em geral, considerados como garantia de sucesso de seu funcionamento. O dimensionamento de sistema de bombeamento que depende de diversos pontos de determinação de potência, faz uso desse fator e segurança. Para o dimensionamento da potência necessária de um motor, as folgas técnicas vão-se acumulando, podendo gerar um superdimensionamento, com maior emprego de capital e desperdício de energia, devido ao baixo rendimento e ao baixo fator de potência.

O rendimento e o fator de potência variam com a carga do motor. As curvas caracteristicas dos motores Indicam os valores típicos de rendimento e de fator de potência em função da carga. Normalmente, a curva característica de rendimento de um motor de indução apresenta valores maiores quando a carga do motor e situa entre 75% e 100% de sua capacidade nominal, enquanto seu fator de potência atinge o valor máximo com 100% a 125% de carregamento nominal.

Portanto, com um carregamento abaixo de 75% do nominal, os motores elétricos requerem, proporcionalmente, maior quantidade de energia elétrica para produzir a mesma energia mecânica. As perdas são mais baixas em motores de alto rendimento (WEG, 2000). Os motores elétricos têm capacidade de suportar cargas de trabalho su PAGF3ÜFd rendimento (WEG, 2000). trabalho superiores à nominal. A percentagem de sobrecarga que m motor elétrico suporta é chamada de fator de serviço (FS).

O fator de serviço é um multiplicador que, quando aplicado ? potência nominal do motor, indica a carga que pode ser acionada continuamente sob tensão e frequência nominais e com limite de elevação da temperatura de enrolamento. Os valores de rendimento, de fator de potência e de rotação podem diferir dos nominais, porém o conjugado e a corrente com rotor bloqueado e o conjugado máximo permanecem inalterados. A utilização do fator de serviço implica vida útil inferior àquela do motor com carga nominal (ABNT, 1996).

Assm, o fator de servlço representa uma resewa de potência que o motor possui, e que pode ser usada em regime contínuo. O fator de serviço nao deve ser confundido com a sobrecarga momentânea do motor, a qual vale por curtos períodos de tempo. De acordo com a norma brasileira, motores de aplicação geral devem suportar sobrecarga de torque de até 60% acima do valor nominal durante 15 segundos. O motor de alto rendimento apresenta vantagens sobre o motor convencional, como: Redução do consumo de energia elétrica, fator de potência mais elevado, menor temperatura de operação.

Relatorio

0

ÁGUA USO E FORMAS DE EXPLORAÇAO ECONOMICA INCLUSIVE COMO FONTE DE ENÉRGIA A água é um dos recursos naturais mais

Read More

Biologia molecular

0

Biologia Molecular da Fecundação 18 Março, 2011 Um mecanismo molecular que ajuda o espermatozoide humano a detectar e chegar até

Read More