Treliças

Categories: Trabalhos

0

CONSTRUINDO UMA PONTE TRELIÇADA DE PALITOS DE PICOLÉ Objetivo do projeto. Neste projeto, você irá construir um modelo de ponte treliçada que já estará previamente projetada. Quando terminada a etapa construção, iremos testar a ponte para determinar se realmente atende as especificações do projeto, suportando a carga previamente estabelecida. Durante a construção e teste de sua ponte, você poderá observar como uma estrutura trabalha, como cada um dos vários membros componentes da ponte age sob pressão ou compressão, e a função de cada cálculo para que a ponte suporte eficientemente o peso estabelecido. Porquê? r7 Design é a essência d ng„. S”ipe to nut*ge eficiente se o design uma ponte que já foi estrutura é construiremos ssoa? É verdade que construindo uma ponte ja desenhada não irá despertar no estudante a criatividade necessária para desenhar uma ponte por conta própria, mas irá familiarizá-lo com vários aspectos e componentes estruturais que precisam ser levados em consideração quando se constrói uma ponte. Construndo uma ponte previamente desenhada, o estudante estará apto a: • Aprender vários conceitos chave sobre treliças e cuidados estruturais que deverão estar presentes quando desenhar ma ponte por conta própria. ?? Aprender algumas técnicas de construção especiais apropriadas para o tipo de material • Trabalhar com confiança, sabendo que sua ponte irá suportar a carga estabelecida com sucesso, Swlpe to vlew next page sucesso, desde que se construa a estrutura cautelosamente. • Aprender sobre os desafios enfrentados pelos construtores de verdade, os quais muitas vezes são requisitados para construírem estruturas que foram projetadas por outras pessoas. Objetivos de aprendizado: Como resultados das atividades propostas, você estará apto à: • Elucidar o quê é uma treliça. ??? Identificar os principais componentes de uma ponte treliçada. • Identificar os vários tipos de pontes treliçadas. • Explicar os seguintes conceitos fundamentais de engenharia estrutural: força, carga, reação, equilibrio, tração e compressão. • Explorar como uma ponte treliçada trabalha (como cada componente individual contribui para que toda a estrutura trabalhe bem e possa suportar o cargas). • Ver como a qualidade de construção afeta o desempenho da estrutura. 1. Partes Componentes de Uma Ponte Treliçada. O quê é uma treliça?

Treliça é uma estrutura composta e membros conectados com a finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada. Tais membros são os componentes que suportarão a carga da estrutura. Na maioria das treliças, os membros são dispostos em triângulos interconectados, como mostrado na figura a seguir. Devido a sua configuração, os membros da treliça estão sujeitos a tração e compressão por parte da carga. Pelo fato de as treliças serem bastante resistentes e terem um peso proporcionalmente pequeno, elas são também usadas em longas distancias.

As treliças vêm sendo usadas extensivamente em pontes desde o século XIX. Hoje em dia o uso de tr PAGFarl(F7 vêm sendo usadas extensivamente em pontes desde o século XIX. Hoje em dia o uso de treliças se estende a construções de tetos, torres, guindastes de construção e diversas outras máquinas e estruturas. 2. Como uma estrutura suporta carga. Um dos mais importantes objetivos de aprendizagem deste projeto é o de compreender como uma ponte treliçada suporta carga.

Mas o que é exatamente uma “carga”, e o que significa exatamente para uma estrutura “suportar uma carga? ” Para responder a estas perguntas, devemos introduzir (ou talvez rever) alguns conceitos básicos de física: Forças: Força é simplesmente tração ou compressão aplicada a um objeto. Uma força sempre tem tanto magnitude quanto direção. Quando um caminhão atravessa uma ponte, ele exerce uma força sobre a ponte. A magnitude da força é o peso do caminhão, e a direção da força é para baixo. Matematicamente, nós representamos uma força como um vetor.

Por definição, um vetor é uma quantidade que tem tanto magnitude quanto direção. para mostrar uma força sobre uma imagem ou diagrama, nós normalmente o representamos como uma seta (que mostra a direção) e uma amplitude (em unidades de orça, como libras ou newtons), como mostrado a seguir: Cargas: Para ilustrar o que é carga, reações, e membros de forças internas, vamos fazer uma experiência simples: Pegue um quebra-nozes como o mostrado abaixo, amarre as extremidades do quebra-nozes em conjunto com um pedaço de corda.

Você acabou de construir uma simples treliça composta por três membros, os dois puxadores e a corda. Agora, coloque as e PAGF3rl(F7 uma simples treliça composta por três membros, os dois puxadores e a corda. Agora, coloque as extremidades do quebra- nozes sobre uma superfície plana e pressione para baixo sobre centro dobradiça. Você está aplicando uma carga para o quebra-nozes. A carga é simplesmente uma força aplicada a uma estrutura.

Pontes reais estão sujeitos a diferentes tipos de cargas, como por exemplo: Peso dos veículos e pedestres que atravessam a ponte; Peso da própria ponte; Peso do asfalto ou pavimento de concreto; Vento empurrando os lados sobre a estrutura; Forças causados por terremotos, entre outros. Na concepção de uma ponte, o engenheiro estrutural deve considerar os efeitos de todas essas cargas, incluindo os casos em que dois ou mais tipos de cargas possam ocorrer ao mesmo tempo. Reações:

A Primeira Lei de Newton, um dos princípios fundamentais da física, afirma que um objeto em repouso permanecerá em repouso desde que não seja submetido a uma força que provoque desequilíbrio. Em outras palavras, se um objeto não está se movendo, o total de forças agindo sobre ele deve ser zero. Quando você aplica uma força descendente ao seu quebra- nozes, ele não se move, assim, de acordo com a Primeira Lei de Newton, a força resultante sobre a treliça deve ser zero. Mas como isso é possível? Suponha que você empurre o quebra-nozes para baixo com uma força de 10 newtons.

O quebra-nozes não se ove, porque a mesa empurra de volta para cima com uma força de 10 newtons. Neste exemplo, como a estrutura toca a mesa em dois pontos, a mesa empurra para cima com duas forças exemplo, como a estrutura toca a mesa em dois pontos, a mesa empurra para cima com duas forças, cada uma com uma magnitude de 5 newtons, como mostrado abaixo. A estrutura está numa condlção chamada de equilíbrio, pois a força total para cima equivale à força total para baixo. Uma estrutura que não está se movendo deve estar em equilíbrio.

Matematicamente, o vetor soma de todas as forças atuando sobre a estrutura é zero. Se assumirmos que o sentido ascendente é positivo e, em seguida: No nosso exemplo, as duas forças para cima são chamadas reações. Reações são forças desenvolvidas nos apoios de uma estrutura, para mantê-la em equllíbrio. Suportes são os pontos onde a estrutura está fisicamente em contato com o que a cerca. Em nosso quebranozes, os suportes estão localizados nas extremidades das alças, onde o quebra-nozes toca a mesa. Em uma ponte real, os suportes estão localizados nas extremidades.

Componentes das forças internas: Quando você aplica cargas externas a uma estrutura, reações externas ocorrem nos apoios. Mas forças internas também são desenvolvldas dentro de cada membro estrutural. Em uma treliça, estes membros internos de forças serão sempre tração ou compressão. um membro de tração está sendo esticado, tal como o elástico na imagem abaixo. A força de tração tende a tornar o corpo mais longo. Um membro de compressão está sendo achatado, como o bloco de espuma na figura abaixo.

Força de compressão torna um membro mais curto. No nosso exemplo com o quebra-nozes, as duas extremidades estão em compressão, enquanto que a corda nosso exemplo com o quebra-nozes, as duas extremidades stão em compressão, enquanto que a corda está em tração, como mostrado anteriormente. Se você empurrar para baixo forte o suficiente o quebra-nozes, você pode realmente ver o alongamento na corda em tração. Assim como cargas e reações, as forças internas devem obedecer as leis da física.

Elas devem estar em equilíbrio entre si e com as cargas e reações. Ao aplicar o conceito de equilíbrio e de alguns conceitos simples de matemática, podemos calcular a força interna de cada membro de uma treliça. Como uma estrutura suporta carga? Após ter discutido cargas, reações, e componentes de forças nternas, e força, podemos agora responder a importante pergunta formulada anteriormente: O que significa para uma estrutura o suporte de carga? Neste concurso, você irá construir e testar um modelo de ponte.

Se você construir bem a ponte, ele irá suportar a carga com sucesso, e você terá uma oportunidade para observar a forma como a estrutura funciona. Quando você aplica uma carga a uma estrutura, forças internas de tração e compressão ocorrerão em cada membro. Se a resistência é maior do que a força interna existente em cada membro da estrutura, então seu projeto suportará a carga com êxito. Seu projeto: Você construirá um modelo de ponte treliçada como o da figura a seguir: A construção deverá ser realizada utilizando apenas palitos de picolé e cola de madeira.

Recomendações e dados: 1) As dimensões dos palitos de picolé são aproximadamente : 115mm de comprimento; 2 mm de espessura; 8,4mm de la PAGFsrl(F7 dimensões dos palitos de picolé são aproximadamente : 1 15mm de comprimento; 2 mm de espessura; 8,4mm de largura. 2) A resistência à tração do palito é de 90kgf ou 882,9N. 3) A resistência à compressão de um palito de 110mm de comprimento é de 4,9kgf ou 48,07N. 4) A resistência ? ompressão de uma composição formada por dois palitos de 110mm é de 27kgf ou 264,87N. ) As juntas para as barras deverão ser feitas com emenda por superposição de palitos. Recomenda-se o esquema da figura que segue, principalmente nas barras tracionadas: 6) Como em todo projeto, há um coeficiente de segurança. Por isso a ponte foi calculada para suportar uma carga de 70kgf, mas a expectativa é que a ruptura ocorra em 50kgf. Seguem alguns esquemas com dados e cálculos para o projeto: Obs. : Como a ponte possuirá duas faces como visto na figura acima, a carga será dividida igualmente para cada face, logo o álculo da carga deve ser divido por dois, metade em cada face: 75Kg 750N 750N/2 350N.

Nesta imagem podemos ver as dimensões da ponte e o valor da carga sobre cada barra. Os valores negativos indicam que a barra sofre compressão, e os valores positivos indicam que haverá tração agindo sobre a barra. Barra 1 2 34 5 6 7 Esforço compressao: 219N Traçao: 131 N Traçao: 21 9N compressao: 263N Tração: 219N Tração: 131 N Compressão: 219N Tamanho 25cm 30cm 25cm 30cm 25cm 30cm 25cm Número de Palitos 2 + emenda 1 + emenda 1 + emenda 2 + emenda 1 + emenda 1 + emenda 2 + emenda

Plano de contas

0

CARNAVAL O carnaval chegou ao Brasil em meados do século WII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa.

Read More