Urbanização de joão pessoa pb

Categories: Trabalhos

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO Gestão Ambiental ODON JOSE ALVES DA ROCHA SOBRINHO Urbanização João Pessoa 2012 ODON JOSE ALVES D urbanlzaç¿o Trabalho apresentad ors to view nut*ge biental da UNOPAR – Universidade Norte do Parana, para as disciplinas de Introdução a Gestão Ambiental, Quimica Ambiental, Geologia e Geomorfologia Ambiental Prof. Cristina Celia Krawulski, Willian Luiz da Cunha, Kénia Zanette e Ewerton de Oliveira Pires.

SUMÁRIO 2 DESENVOLVIMENTO S e da área da construção civil que tem aumentado gradativamente principalmente proximo as praias. Tendo uma visão da expansão urbana da cidade de João Pessoa que marca o aceleramento do processo de demolição, e recontrução nas éreas já valorizadas pelo mercado imobiliário e de criação de valor em novas áreas da cidade que expande a cada dia. desenvolvimeto O homem em seu meio ambiente estão sempre juntos de tal forma que não podemos separa um do outro porém muitas vezes homem não tem consciência. ? fato que o desmatamento de alguns áreas para urbanlzação e tambem o uso indevido dos recursos naturais necessários para sua sobrevivência extraindo esde o seu alimento até a matéria prima para fabricação de bens de consumo, tem causando um desequilibrio ecologico pois cada dia os grandes centro urbanos tem tomado grandes proporção com o aumento da população e o uso dos recursos naturais de forma como vem se dando a extração desses recursos vem gerando diversos conflitos e provocando graves consequências para o meio ambiente em geral.

SEMAM – SISTEMA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE SEMAM é um órgão de execução programática do Sistema Municipal de Meio Ambiente – de João Pessoa/P3, SISMIJMA em a seu encargo a implementação das políticas públicas do Munic[pio para o meio ambiente, com o conselhos municipais de melo ambiente são órgãos colegiadas inseridos no municipal do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), sistema que se encontra previsto no artigo 60 da lei federal no. 6. 38/1981 tento como diretora a Sra sistema que se encontra previsto no artigo 60 da lei federal no. 6. 938/1981 tento como diretora a Sra Difi Maria do Socorro Menezes com suas divisões de diretorias Diretoria de controle Ambiental – OCA. Diretona do CEPAM – Centro de Estudos Práticas Ambientais, tendo como base a lei complementar 029/2002 – do códico do meio ambiente. Código do Meio Ambiente do Município de João Pessoa e sistema Municipal de Meio Ambiente: SISMIJMA – Regulamentado pelo decreto NO 4. 93, de 01 de Abril de 2003 Nome da Diretora Ambiental: Maria Aparecida de Assis Planejamento da SEMAM COMAM e suas atribuições: Manifestar- se sobre as políticas, diretrizes e programas definidos pelo poder Municipal para a preservação e o uso racional do meio ambiente, controle e fomento dos recursos naturais renováveis o Município de João Pessoa. PLANO DIRETOR Plano de diretor área verde : Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá.

Seu centro histórico é bem preservado. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar. uma reserva de mata atlântica em plena área urbana, a Mata do Buraquinho, proporciona um excelente índice de érea verde por habitante. Plano de urbanização: arborizar alguns locais específicos, além a demanda da população.

Segue os locais selecionados: Arborização Escolar e Unidades de Saúde, Escolas Públicas, CREI’S e PSF municipais (133 escolas e CREI’S, e 127 PSF) arborização nos Bairros PAGF3rl(FS Públicas, CREI’S e PSF municipais (133 escolas e CREI’S, e 127 PSF) arborização nos Bairros Plantio em áreas de Preservação Permanente. Unidades de Conservação: * Reseva Biológica Guaribas * Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape * Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo * Reserva Extrativista Acaú Goiana AREA DE PRESERVAÇÃO: APA’ S

APA’ S (Área de Proteção Ambiental) faz parte do grupo das unidades de conservação de uso sustentavél * Parque Estadual Pedra da Boca * Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha * Parque Estadual Mata do Xem- Xem * Monumento Natural Vale dos Dinossauros * Nascentes de água de João pessoa * Projeto Rede de Trabalho da Restauração do Rio Gramame O crescimento da população humana tem rapidamente degradado consideráveis reservas de água doce em muitas partes do mundo, e no município de João Pessoa não tem sido diferente,o suprimento de água da cada dia mas comprometido evido a grande crescimento dos bairros populares,tento em vista que em alguns bairros faltam água e é fato que mas se torna um dos problemas futuro.

Na bacia do rio Gramame essa bacia hidrográfica é atualmente responsável por cerca de 70% do sistema de abastecimento d’água da Grande João Pessoa, e de outros municípios, em levantamento feito pelo órgão EMATER/PB foi registradas 71 nascentes inseridas dentro da bacia do rio gramame deste do mês de Fevereiro de 2009 isa com o apoio d CNPQ gramame deste do mês de Fevereiro de 2009 varias pesqusisa om o apoio d CNPQ como foco principal restaurar as funções ecológicas ds nascentes do Rio Gramame. Através da inovação na gestão de recursos hídricos terá como finalidade conservação da água e do solo e restauração florestal.

Entre outras atividades realizadas como visita às propriedades rurais, medição de vazão e qualidade da água das nascentes e interação com vários parceiros, foi realizado o Seminário das Nascentes do Rio Gramame, no dia 12 de novembro de 2009, em Pedras de Fogo com mais de 90 participantes. CONCLUSÃO Podemos concluir que João Pessoa apesar de ser uma cidade bastante arborizada a urbanização tem sido um fator de desenvolvimento social e econômico, porém isso por outro lado tem faltado um planejamento em relação a conservação das áreas de preservação seja ela fontes rios ou outros, podendo ser demonstrado de forma clara a partir da análise do setor industrial ou contrução civil tem sido o mais dinâmico nas últimas década. perspectiva de João pessoa ACERVO FOTOGRAFICO EDIFICAÇOES DA ORLA SOLON DE LUCENA CENTRO EPITACIO PESSOA PARQUE AVENIDA

Revolução industrial

0

Revolução Industrial A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto

Read More

Logistica

0

Em 2005, passou a abater bovinos, além de ingressar nos segmento de margarinas. Sua capacidade instalada é de abater 1

Read More