Uso do biodiesel em transportadoras

Categories: Trabalhos

0

Preocupação com meio ambiente Meio ambiente Quais as medidas que estão sendo tomadas para preservar o meio ambiente? Esse assunto é o que vem sendo mais discutido nos últimos tempos e é preocupações de diversos governos. Desde o surgimento de indústrias, fabricação de automóveis, aumento da população o verde vem perdendo espaço, o ar ficando cada vez mais poluído. Inúmeras campanhas tem sido feitas para conscientizar a população das consequências dessas transformações. A população já está colaborando separando o lixo orgânico do reciclável.

Leis já foram criadas para azer com que empresas pensem também no meio ambiente; fazendo que utilizem filtros e não joguem lixo em rios. Fiscais Swipe to nex: page estão alertas e se pe pagar multas. Além d sas PACE 1 or7 em pó e detergente Sv. ipe to nut*ge produtos nocivos par produtos menos toxi ras, essas terão que fabricando sabão res que utilizavam etos estão utilizando e como recuperar um solo, “lençóis de gua” contaminados. De solverem o biocombustível pro- álcool o qual utilizaria cana- de açúcar, mas não foi bem aceito por acreditam que teria que desmatar muito verde para plantar o cana-de-açúcar.

Já o biodiesel foi bem aceito, pois utiliza plantas (dendê, carnaúba, girassol, soja, etc. ) e o motor se adapta melhor. Há relatos de pessoas com problemas de pele, respiração e outros tipos de doenças devido a falta de qualidade de ar. Pesquisadores estão preocupados com a mudança climática, com o efeito estufa, estufa, com alteração de chuva, com o derretimento do gelo. Sabe-se que a Amazônia em uma das grandes riquezas do Brasil onde se aloja diversas espécies de animais e plantas. Muitas dessas plantas servem como medicamentos. As arvores têm como função purificar o ar.

Há preocupação também com o crescimento desordenado de população. Infelizmente se todos desmatarem um tanto para construir uma casa, como ficaremos sem o verde? Será que daqui alguns anos ou séculos homens terão outro tipo de forma para se adaptar ao novo ambiente? Existirá borboletas, pássaros, o que eles comerão? Que tipos de animais terão? Reciclar lixo, evitar uso de venenos nocivos, preservar o verde, fazer lei para proteção da natureza, etc. •. Blodiesel. É um combustível renovável e biodegradável, obtido comumente a partir da reação química de lipídios, óleos ou o duras, de origem animal (e. . , sebo) ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação. O biodiesel é feito para ser usado em motores diesel padrão e, portanto, distinto dos óleos vegetais e resíduos usado para motores a combustível diesel convertidos e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). de ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado com o petrodiesel (combustível diesel derivado de petróleo). O termo “biodiesel” é padronizad PAGFarl(F7 petrodiesel (combustível diesel derivado de petróleo). O termo “biodiesel” é padronizado como mono-alquil ésteres nos Estados Unidos. [l] O nome biodiesel muitas vezes é confundido com a mistura diesel*biodiesel, disponível em alguns postos de combustível. A designação correta para a mistura vendida nestes postos deve ser precedida pela letra 3 (do inglês Blend).

Neste caso, a mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de g2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado 8100. Misturas (composições) de biodiesel e combustível diesel convencional à base de hidrocarbonetos são os produtos mais comumente distribuídos para uso no mercado de varejo de combustível diesel. Grande parte do mundo usa um sistema conhecido como o “fator” B “para indicar a quantidade de biodiesel em qualquer mistura de combustível: Biodiesel a 100% é referido como BIOO, enquanto.

Cl Biodiesel a 20% é rotulado B20 Biodiesel a é rotulado 35 C] Biodiesel a 2% é rotulado 82[2] Obviamente, quanto maior o percentual de biodiesel, mais ecologicamente amigável é o combustível. É comum nos EUA ver-se o rótuloB99. 9 porque um crédito de imposto federal será concedido à primeira entidade que componha óleo diesel com biodiesel puro. Misturas de 20 por cento de biodiesel com 80 por cento de diesel de petróleo (820) podem geralmente ser usadas em motores diesel sem modificações.

O biodiesel pode também ser utilizado em sua forma pura (Bl 00), mas pode exigir modificações no motor para evitar certos problemas de manutenção e desempenho. Misturas de 3100 com óleo diesel pode ser obtidas por: Cl Mistura em tanques de fa PAGF3rl(F7 desempenho. Misturas de 8100 com óleo diesel pode ser obtidas por: C] Mistura em tanques de fabricação e estocagem em ponto próxmo antes da entrega por carmnhbes-tanque Mistura por agitação natural no caminhão-tanque (adicionando percentagens específicas de biodiesel e diesel de petróleo) Na linha de mistura, duas componentes chegam ao caminhão- tanque simultaneamente.

Mistura por bombas dosadoras, em que medidas de óleo diesel e biodiesel estão definidas para o volume total, com a omba puxando a transferência de dois pontos e completando a mistura na saída da bomba. Blodiesel tem propriedades lubrficantes melhores e muito mais alto número de cetano que os atuais combustíveis diesel de mais baixo teor de enxofre. Além do biodiesel reduzir o desgaste do sistema de e em níveis baixos em sistemas de alta pressão aumenta a vida útil do equipamento de injeção de combustível que depende do combustível para a sua lubrificação.

Dependendo do motor, isso pode incluir a bombas de injeção de alta pressão, bomba injetoras e injetores de combust(vel. Ensaios foram realizados em dinamômetro, no laboratório de motores da empresa Delphi, em Piracicaba, com certlflcação internacional dada pelo INMETRO. O equipamento simula as cargas a que o motor está sujeito durante utilização real. O motor é submetido a diversas rotações para medir potência, torque, consumo de combust[vel, gases poluentes e não poluentes e uma grande gama de temperaturas e pressões, utilizando-se misturas de biodiesel.

Destaca que foram utilizados combustíveis com 2, 5, 10 e 20% de cada tipo de biodiesel (provenientes de óleo utilizados combustíveis com 2, 5, 10 e 20% de cada tipo de iodiesel (provenientes de óleo de soja e de nabo forrageiro) e que nos ensaios realizados não foram observadas diferenças Slgniflcativas no desempenho do motor ao funcionar com misturas de biodiesel em toda a faixa de operação, embora o consumo especifico de combustlVel tenha se apresentado sensível à adição de biodiesel, sendo maior proporcionalmente às taxas de biodiesel.

Isto significa que o motor não se alterou, enquanto que o consumo de combustível apresentou-se ligeiramente maior (entre 1,75 e 5,92%) com adição de biodiesel. Além disso, as emissões de poluentes foram significativamente aiores apenas para os hidrocarbonetos. Os óxidos de nitrogênio e o monóxido de carbono nao apresentaram diferenças significativas. As vantagens do biodiesel Cl É energia renovável. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel. Cl É constituído por carbono neutro, ou seja, o combustível tem origem renovável ao invés da fóssil.

Desta forma, sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de C02 na atmosfera, zerando assim o balanço de massa entre emissão de gases dos veículos e absorção dos mesmos pelas plantas. Possui um alto ponto de fulgor, conferindo ao biodiesel manuseio e armazenamento mais seguros. Apresenta excelente lubricidade, fato que vem ganhando importância com o advento do petrodiesel de baixo teor de enxofre, cuja lubricidade é parcialmente perdida durante o processo de produção. Contribui para a geração de empregos no setor primário. Com isso, evit durante o processo de produção. sso, evita o êxodo do trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia autossustentável essencial para a autonomia do país. Com a incidência de petróleo em poços cada vez mais profundos, muito dinheiro esta sendo gasto na sua prospecção e extração, o que torna cada vez mais onerosa a exploração e refino das riquezas naturais do subsolo, havendo então a necessidade de se explorar os recursos da superfície, abrindo assim um novo nicho de mercado, e uma nova oportunidade de uma aposta estratégica no sector primário.

C] Nenhuma modificação nos atuais motores do tipo ciclo diesel faz-se necessária para misturas de biodiesel com diesel de até 20%, sendo que percentuais acima de requerem avaliações ais elaboradas do desempenho do motor. Desvantagens na utilização do biodiesel Cl Não se sabe ao certo como o mercado irá assimilar a grande quantidade de glicerina obtida como subproduto da produção do biodiesel (entre 5 e 10% do produto bruto). A queima parcial da glicerlna gera acroleína, produto suspeito de ser cancerigeno.

No Brasil e na Ásia, lavouras de soja e dendê, cujos óleos são fontes potencialmente importantes de biodiesel, estão invadindo florestas tropicais que são importantes bolsões debiodiversidade. Muitas espécies poderão deixar de existir em consequência do vanço das áreas agrícolas, entre as espécies, podemos citar o orangotango ou o rinoceronte-de-sumatra. Embora no Brasil, muitas lavouras não serem ainda utilizadas para a produção de biodiese PAGFsrl(F7 Embora no Brasil, muitas lavouras não serem ainda utilizadas para a produção de biodiesel, essa preocupação deve ser considerada.

Tais efeitos nocivos poderão ser combatidos pela efetivação do zoneamento agro-ecológico proposto pelo Governo Federal. [4] A produção intensiva da matéria-prima de origem vegetal leva a um esgotamento das capacidades do solo, o que pode casionar a destruição da fauna e flora, aumentando portanto o risco de erradicação de espécies e o possível aparecimento de novos parasitas, como o parasita causador da Malária.

C] O balanço de C02 do biodiesel não é neutro, mesmo sendo inúmeras vezes menos emissor de C02 que o diesel de petróleo, se for levado em conta a energia necessária à sua produção, mesmo que as plantas busquem o carbono à atmosfera: é preciso ter em conta a energia necessária para a produção de adubos, para a locomoção das máquinas agrícolas, para a irrigação, para o armazenamento e transporte dos produtos. Cl Cogita-se a que poderá haver uma subida nos preços dos alimentos, ocasionada pelo aumento da demanda de matéria- prima para a produção de biodiesel.

Como exemplo, pode-se citar alguns fatos ocorridos em Portugal, no inicio de Julho de 2007, quando o milho era vendido a 200 euros por tonelada (1 52 em Julho de 2005), a cevada a 187 (contra 127), o trigo a 202 (137 em Julho de 2006) e o bagaço de soja a 234 (contra 178). O uso de algas como fonte de matéria-prima para a produção do biodiesel poderia poupar as terras férteis e a água doce destinadas ? produção de alimentos. [Sl

Relatorio de colchão de ar

0

SUMÁRIO INTRODUÇAO . 02 2. OBJETIVOS . 03 3. MATERIAIS E MÉTODOS 07 or6 1. MATERIAIS UTILIZADOS 2. PROCESSO DA

Read More

Teste de vetores

0

vetor Questões Objetivas Física Cinemática 01) (PUC-SP) Urna grandeza física vetorial fica perfeitamente definida quando se lhe conhecem: a) Valor

Read More