Vidrarias de laboratório

Categories: Trabalhos

0

Vidrarias de Laboratório Tubos de ensaio: um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala. Béquer: instrumento de uso geral em laboratório, é empregado para administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Erlenmeyer: executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado.

Esta função é essencial em titulaçõ OF8 Proveta: equipament a,- Swip next page de líquidos (de 25 at volumes variáveis Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado. Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.

Funil de separação: Utilizado na separação de misturas heterogêneas de líquidos não miscíveis e na extração líquido/ líquido. Balão de fundo redondo: Utilizado em sistemas de refluxo e evaporaçao a vacuo. precisão. Bico de Buncen ? a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório. Mas contemporaneamente tem sido substituído pelas MANTAS E CHAPAS DE AQUECIMENTO. Estante para tubo de ensaio É usada para suporte de os TUBOS DE ENSAIO. Garra de Condensador Usada para prender o condensador à haste do suporte ou outras peças como balões, erlenmeyers etc.

Pinça de Madeira Usada para prender o TUBO DE ENSAIO durante o aquecimento. Pinça Metálica Usada para manipular objetos aquecidos. Pisseta ou Frasco Lavador Usada para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes. Suporte Universal Utilizado em operações como: Filtração, Suporte para Condensador, Bureta, Sistemas de Destilação etc. Serve também para sustentar peças em geral. pessoais ou danos materiais. Neste contexto , é necessário saber os procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes.

Este manual é destinado aos acadêmicos dos Cursos da área biológica e da saúde e tem por finalidade conscientizá-los quanto as normas de segurança, requisito básico para garantir a qualidade e a segurança no laboratório. A segurança é um direito e uma obrigação individual. REGRAS BASICAS . Estar consciente do que estiver fazendo, ser disciplinado e responsável; 2. O acesso ao laboratório é restrito quando experimentos estão em andamento; 3. Respeitar as advertências do professor sobre perigos e riscos; 4.

Para utilizar os produtos químicos ou equipamentos , é necessário autorização de professores, técnicos ou estagiários. 5. Manter hábitos de higiene; 6. Não é permitido beber, comer , fumar ou aplicar cosméticos dentro do laboratório; 7. Usar o guarda-pó sempre que estiver dentro do laboratório; 8. Não usar sandálias ou outros sapatos abertos, . Usar preferencialmente calças compridas; 10. Tomar os devidos cuidados com os cabelos, mantendo-os presos; 11. Guardar casacos, pastas e bolsas, nas áreas indicadas, e não na bancada onde podem ser danificados pelos produtos químicos; 12.

Trabalhar em local bem ventilado e bem iluminado, livre de obstáculos ao redor dos equipamentos; 13. Manusear as substâncias químicas com o máximo cuidado; 14. Não respirar vapores e gases; 15. Não provar reagentes de qualquer natureza; 16. Antes de iniciar as tarefas diárias, certifique-se de que haja água nas torneiras; 17. Sempre usar material ade uado e seguir o roteiro d 3 certifique-se de que haja água nas torneiras; 17. Sempre usar material adequado e seguir o roteiro de aula prática fornecido pelo professor, nunca fazer improvisações ou alterar a metodologia proposta; 18.

Ao derramar qualquer substância, providenciar a limpeza imediatamente, utilizando material próprio para tal; 19. Não jogar nenhum material sólido ou líquido dentro da pia ou rede de esgoto comum; 20. Não trabalhar com produtos químicos sem identificação, ou seja, sem rótulo; 21. Ao aquecer qualquer substância em tubo de ensaio, segurá- o com pinça voltando a extremidade aberta do tubo para o local onde não haja pessoa; 22. No local de trabalho e durante a execução de uma tarefa, falar apenas o estritamente necessário; 23. Nunca apanhar cacos de vidro com as mãos ou pano.

Usar escova ou vassoura; 24. Ler com atenção os rótulos dos frascos e dos reagentes; 25. Evitar contato dos produtos com pele, olhos e mucosas, utilizar sempre que solicitado luvas e óculos de segurança; 26. Caso você tenha alguma ferida exposta, esta deve estar devidamente protegida; 27. Manter o rosto sempre afastado do recipiente onde esteja correndo uma reação química; 28. Conservar os frascos de produtos químicos devidamente fechados e não colocar as tampas de qualquer maneira sobre as bancadas. Ela deve ser colocada com o encaixe para cima; 29.

Não misturar substâncias químicas ao acaso; 30. É proibido misturar substâncias químicas voláteis fora da camara de exaustão de gases; 31. É proibido adicionar água diretamente sobre os ácidos; 32. É expressamente proibido pipetar com a boca; 33. Não usa 4DF8 os ácidos; 33. Não usar vidrarias trincadas ou quebradas; 34. As superfícies devem ser descontaminadas pelo menos ma vez por dia e sempre após o respingo de qualquer material, sobretudo material infeccioso; 35. O laboratório deve ser mantido limpo e livre de todo e qualquer material não relacionado ás atividades nele executadas; 36.

Para fins de pipetagem, devem ser utilizados dispositivos mecânicos auxiliadores tais como: pêras de borracha, pipetadores automáticos, etc. 37. É proibido o manuseio de maçanetas, telefones, puxadores de armários ou outros objetos de uso comum, por pessoas usando luvas durante a execução de atividades em que agentes infecciosos ou material corrossivo estejam sendo manipulados; 38. Quando necessário, fazer uso de máscara para poeira ou máscara de ar com filtro adequado para o tipo de produto químico que está sendo manipulado; 39.

Todos os materiais tóxicos, sólidos ou líquidos, devem ser tratados adequadamente antes do descarte. O material a ser descartado deverá ser colocado em um recipiente à prova de vazamento e devidamente coberto, antes do seu transporte; 40. Sempre após a manipulação de substâncias químicas e antes de deixar o laboratório lavar as mãos; 41. Cada equipe é responsável pelo material utilizado na aula prática, portanto ao término do experimento limpar e guardar os ateriais em seus devidos lugares; 42.

No caso de quebra ou dano de vidrarias, materiais ou equipamentos, comunicar imediatamente ao professor ou ao técnico responsável; 43. Ao término da aula , desligar todos os equipamentos, fechar pont S ou ao técnico responsável; pontos de água e registro de gás; 44. Em caso de acidentes, avisar imediatamente o professor ou 45. O não cumprimento destas normas poderá acarretar punição ao aluno ou à equipe; INTRODUÇAO As vidrarias de laboratórios são subdivididas em duas classes, volumétricas e gerais.

Sáo classificadas como volumétricas todas s vidrarias que possibilitam a medição precisa de reagentes geralmente no estado líquido, já as gerais são usadas para dissolver substâncias, preparar soluções, efetuar reações. Essas vidrarias nao são indicadas para medição, porém apresentam escala graduada para que o técnico possa ter uma noção de quantidade. Objetivo Esse trabalho sobre vidrarias de laboratório teve como objetivo principal mostrar os principais equipamentos utilizados em analises químicas e a maneira correta de manuseá-los.

E informar sobre um experimento para indicar o tipo de água através de um indicador liquido. CONCLUSAO O presente relatório deu enfoque para apresentação dos equipamentos utilizados nas praticas de laboratório enfatizando a forma de uso dos mesmos nas operações laborais envolvendo medidas de diversas grandezas, medidas volumétricas, de massa e procedimentos que necessitem de algum tipo de equipamento ou utensílio afim. DESENVOLVIMENTO cientificos, principalmente nas áreas de química e biologia.

Atualmente alguns equipamentos estão sendo fabricados com plástico, em sua maioria por razões econômicas, contudo o vidro ainda é muito utilizado devido a sua transparência, resistência o calor e por ser praticamente um material inerte. Multas peças de vidraria são produzidas em vidro boros silicato ,por agregar à peça, a resistência ao choque térmico e melhorar a resistência mecânica e aos químicos. Em algumas aplicações, como por exemplo no armazenamento de produtos, é utilizado o vidro escurecido para minimizar os efeitos da exposição de seu conteúdo à luz.

Chama-se material de laboratório os instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas para manipulação especifica em química, física e bioquímica para realizar uma experiência, efetuar medições ou reunir dados. A produção de conhecimento, sobretudo a científica, exige a obtenção de dados, informações e elementos fiáveis a fim de que se possa estabelecer relações de dependência e ou causalidade entre grandezas físicas ou entidades relevantes ao objeto em estudo.

Contudo, geralmente, não apenas uma mas várias grandezas influenciam o comportamento de uma dada grandeza, objeto ou sistema em foco, muitas das quais certamente alheias ao controle em ambientes não controlados. Como fato verídico tem-se também que os sentidos humanos são extremamente falhos para serem utilizados como forma fiável de mensurar- e tais grandezas ou como fontes de informação fiáveis que permitam inferir diretamente tais comportamentos ou relações entre as grandezas, entes físicos ou sistemas em estudo. Os sentidos humanos são as grandezas, entes físicos ou sistemas em estudo.

Os sentidos humanos são significativamente falhos no que refere-se a perceber não apenas a totalidade como também a realidade do mundo natural. Um laboratório é uma sala ou espaço fisico com parâmetros ambientais controlados; e equipado com diversos instrumentos de medição que permitem a correta medida ou análise das randezas físicas ou entes ffsicos de relevância ao objeto de estudo. Nele se realizam os procedimentos experimentais, cálculos, análises químicas, físicas ou biológicas, medições, e demais funções que exijam controle e precisão alcançáveis apenas em ambiente planejado para tal.

Embora nao seja o único ambiente a prover informações ou material para análise – sendo a pesquisa em campo geralmente requisito da maioria das cadeiras cientiTicas – é tradicionalmente neste ambiente que tais materiais ou informações são escrutinados. É comum na prática laboratorial a utilização de modelos físicos de modelos matemáticos como meio de compreender-se a realidade subjacente aos fenômenos ou objetos em estudo, quer sejam estes indiretamente acessíveis aos sentidos, quer não.

Em termos científicos, a fisica busca fornecer a compreensão acerca das grandezas e entes físicos mais universais e fundamentais; é por tal sempre relevante aos estudos científicos acerca do mundo natural. Tem-se a exemplo a temperatura como grandeza física geralmente controlada em um ambiente laboratorial, e o termômetro como aparelho presente em praticamente todos os laboratórios das ciências naturais. 8

Tecido conjuntivo

0

TECIDO CONJUNTIVO 1 ) Constituição do tecido O tecido conjuntivo é constituido por células bem diferenciadas e por abundante material

Read More

Economia

0

Dia do Economista13 de Agosto Neste mês de agosto comemoramos mais um ano de existência da categoria profissional de Economista.

Read More