12 Acessorios de Tubula o Industrial
CPM – Programa de Certificação de Pessoal de Manutençao Mecânica Acessórios de Tubulação Industrial 3 Sumário 6 p 06 • Classificação dos Acessórios de Tubulação . • Acessórios para solda de topo….. 08 • Acessórios para solda de encaixe 09 • Acessórios rosqueados . 10 • Acessórios Flangeados . 12 • Acessórios de 13 • Outros tipos de Acessórios de Tubulação . 14 • Curvas em gomo e derivações soldadas — . „ 16 • Outros acessórios de tubulação 21 Válvulas — 24 Controle…. ?? Outros Tipos Importantes de Válvulas . Simbologia de Tubulação Acessórios de Tubulação ndustrial – Avaliação — 5 Classificação dos Acessórios de Tubulação 44 . 49 … 53 Podemos dar a seguinte classificação de acordo com as finalidades e tipos dos principais acessórios de tubulação: Finalidades Tipos Curvas de raio longo 1. Fazer mudanças de direção em tubulações Cumas de raio curto Curvas de redução de 22 W 450, 900 e 1800.
Joelhos (elbows) Joelhos de redução Tês normais (de 900) 36 de acordo com o sistema de ligação empregado; teremos, então: • Acessórios para solda de topo. • Acessórios para solda de encaixe. • Acessórios rosqueados. ?? Acessórios flangeados. • Acessórios de ponta e bolsa. • Acessórios para ligações de compressão etc. Nas Figs. 2 a 9 vemos diversos exemplos de todos esses tipos de acessórios, e na Fig. 1 estão mostrados exemplos de emprego de acessórios de tubulação. 1 Curva em gomos em tubo de grande diâmetro (2)- Boca de Lobo ( 3 Acessórios para solda de topo soldados diretamente um ao outro (4 ) – Derivação com colar ( 5) – Derivação com luva ( 6 Acessórios para solda de encaixe (ou com rosca) com niples intermediários Fig. 1 Emprego de acessórios de tubulação 7 norma ANSI/ASME. B. 31. 3, omo tendo resistência equivalente ao tubo de mesma espessura. Fig. 2 Acessórios para solda de topo. 8 São os seguintes os principais tipos de acessórios fabricados para solda de topo (fig. ): Joelhos de 450, 90a e 1800 (normais e de redução). Tês normais, tês de redução e tês de 450. Cruzetas (normais e de redução). Reduções concêntricas e excêntricas. Selas (para derivações). Colares. Tampões. 4 36 9 Fig• 3 Acessórios para solda de encaixe. Os acessórios para encaixe de materiais plásticos devem ser soldados por aquecimento ou colados aos tubos com um adesivo adequado à resina plástica. ara solda de encaixe (Fig. 3): • Joelhos de 900 e de 450 • Tês normal, de redução e de 450. • Luvas normal e de redução, meias luvas. ?? Cruzetas. • Tampões. • Unióes. • Colares (para derivações). As dimensões de todos esses tipos de acessórios estão padronizadas na norma ANSI. B. 16. 11. Essa mesma norma admite que a resistência mecânica dessas peças seja equivalente à do tubo de mesmo material, de espessura correspondente à respectiva classe. 10 acessórios rosqueados são fabricados em uma grande variedade de materiais, tipos e diâmetros nominais (Fig. 4). Fig. 4 Acessórios rosqueados. Os acessórios de ferro maleável são os normalmente empregados com os tubos de ferro forjado.
Esses materiais não podem ser usados para nenhum serviço tóxico; as limitações para uso com vapor e com hidrocarbonetos são as mesmas relativas aos tubos de ferro forjado. As dimensões desses acessórios estão padronizadas em diversas normas e as dimensões dos filetes de rosca estão padronizadas nas normas ANSI. B. 2. 1 e API. 6A (roscas para flanges, válvulas e acessórios). Acessórios Flangeados Os acessórios flangeados (Fig. 5), fabricados principalmente de ferro fundido, são de uso bem mais raro do que os flanges e os cessórios dos outros tipos já citados.
Fig. 5 Acessórios flangeados. 6 revestimentos Internos, devido ao custo elevado, grande peso e volume, necessidade de manutenção e risco de vazamentos. As dimensões, pressões, e temperaturas de trabalho são as estabelecidas na norma ANSI. B. 16. 5. Existem ainda acessórios flangeados de muitos outros materiais, tais como latões, alumínio, plásticos reforçados com fibras de vidro (para tubos “FRP” – Fiberglass Reinforced Plastic), e também ferro com alguns tipos de revestimentos internos anti-corrosivos.
Nos acessórios com revestimentos nternos, o revestimento deve abranger obrigatoriamente também as faces dos flanges, para garantir a continuidade da proteção anti-corrosiva. Acessórios de Ligação Niples Os niples são pedaços de tubos preparados especialmente para permitir a ligação de dois acessórios entre si, ou de uma válvula com um acessório, em tubulações onde se empregam ligações rosqueadas ou para solda de encaixe. ? fácil de se entender que os acessórios e válvulas rosqueadas ou para solda de encaixe não podem ser diretamente ligados um ao outro, ao contrário do que acontece com os acessórios para solda de topo e flangeados. Os niples servem também para fazer pequenos trechos de tubulação. Os niples podem ser paralelos isto é de mesmo diâmetro, ou de redução, com extremid etros diferentes. Os 6 pequenos (até 4″), faixa em que se usam tubulações com rosca ou com solda de encaixe.
Existe uma grande variedade de tipos de niples, dos quais os principais são os seguintes: extremos • Ambos rosqueados (both end threaded – BET). 1. Niples paralelos • Ambos os extremos lisos (both end plain – BEP). • Um extremo rosqueado e outro liso (one end threaded OET). rosqueados (BET). (BEP). 2. Niples de redução • Extremo maior rosqueado e enor liso (large threaded, small end plain LET-SEP). fabricados em vários tipos (curvas, tês, reduções, flanges, niples etc. ), em toda faixa de diâmetros desses tubos, para uso com os sistemas de ligação.
Os acessórios de ferro fundido, de ponta e bolsa, são fabricados de 2″ a 24″, nas classes de pressão nominal 125# e 250#; os principais tipos são os seguintes: joelhos, curvas (900, 450 e 22 W), tês, reduções, peças em Y, cruzetas e peças para adaptação a válvulas flangeadas (Fig. 7). Fig. 7 Acessórios de ponta e bolsa. Existem também acessórios de ponta e bolsa de ferros-ligados, abricados em toda faixa de diâmetros usuais desses tubos. Fabricam-se ainda alguns tipos de acessórios de ponta e bolsa (peças de derivação, principalmente) de barro vidrado e de cimento-amianto, embora sejam de uso relativamente raro.
Os acessórios para ligação de compressão são fabricados em pequenos diâmetros (até 50-60 mm), de aço-carbono, aços inoxidáveis e metais nao-ferrosos, sendo empregados nas tubulações em que se permite esse tipo de ligações. Encontrase no comércio uma variedade grande dessas peças (Fig. 8, entre as quais: luvas e uniões de ligação, joelhos de 450, 900 e 16 industriais, utros recursos para realizar mudanças de direção e fazer derivações, que são as curvas em gomos e as derivações soldadas (Fig. 9).
Essas peças são usadas principalmente em tubulações de aço-carbono, e eventualmente em tubulações de materiais termoplásticos. Curvas em gomos (mitre bends) – As curvas em gomos são feitas de pedaços de tubo cortados em ângulo e soldados de topo um em seguida do outro, como mostra a figura. Dependendo do número e do ângulo de inclinação dos cortes, podem-se conseguir curvas com qualquer ângulo de mudança de direção. As curvas de 900 costumam ter 3 ou, mais aramente, 4 gomos; as de 450 costumam ter 2 ou 3 gomos.
Essas curvas têm, em relação as curdas sem costura de diâmetro e espessura iguais, uma resistência e uma flexibilidade bem menores. Além disso, tanto a resistência como a flexibilidade podem variar muito, dependendo das proporções da cuwa e dos cuidados no corte e na soldagem das peças. As arestas e soldas são pontos de concentração de tensões, e também pontos especialmente sujeitos à corrosão e à erosão. As concentrações de tensões diminuem a medida que aumenta o número de gomos e o espaçamento entre eles. 18 Fig. 9 0 DF 36