Memorial

Categories: Trabalhos

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE LETRAS (ROBERVANIA SILVA NUNES) ors to view nut*ge memorial experiências que vão sendo vividas ao longo da vida, compõem a nossa própria essência, condiciona e provoca os nossos sonhos. Quando eu tinha sete anos de idade comecei a frequentar a escola, recordo-me que na época a escola era muito pequena, tinha apenas uma sala de aula, e as turmas eram multisseriadas. or motivos como a distância da cidade, e o alojamento de professores, nem sempre o professor permanecia até o término do ano letivo, ás vezes ficavam de cinco a seis eses, e por motivos como estes os responsáveis pela área de educação contratavam para o cargo pessoas sem habilitação em magistério, muitas das vezes quem nem havia conclu(do o ensino fundamental. Em 1998 eu já estava cursando a segunda série, no mesmo ano veio para o nosso município uma professora que tinha habilitação em magistério e iria ficar morando no povoado de Botafogo, pois havia passado no concurso público.

Com ela aprendi muita coisa, e me espelhei, o que fez nascer em mim o grande desejo de ser professora. Aos poucos nosso pequeno povoado foi se esenvolvendo e surgindo à necessidade de uma unidade de ensino maior e mais organizada, quando cursei a quarta série do ensino fundamental já estava em uma escola com uma estrutura melhor,lembro-me que fiquei maravilhada com aquela escola imensa e colorida, tinha três salas e as turmas eram divididas por série, essa mudança trouxe uma melhoria significativa para a educação do nosso simples povoadozinho.

Na q trouxe uma melhoria significativa para a educação do nosso simples povoadozinho. Na quinta série o ritmo foi mudando, no inicio assustei-me um pouco, mas os meus sonhos sempre me lzeram querer a cada dia melhorar o meu desempenho escolar, pois o título de professora que tanto almejava ainda estava distante, e eu sabia que teria que batalhar muito para consegui- lo. Em 2006 estava cursando a 1′ série do Ensino Médio, e foi nesse per[odo que comecei a melhor perceber meu fascínio pela leitura, e pela estrutura e formação da língua portuguesa.

Obras como o Primo Basllio do autor Eça de Queirós, e o Cortiço de Aloísio Azevedo, primeiros livros que li com um olhar mais voltado para o sgnlficante da literatura, neles tudo me encantaram a linguagem, a estrutura e os personagens, nesse ercurso li muitos livros encantadores entre eles alguns que foram indicados por minha professora Ivone Mina Cedro, como Vidas Secas de Graciliano Ramos, esse me marcou muito, por seu conteúdo em si, emocionante e sua linguagem, a cada página lida me emocionava mais, a leitura me levava a vivenciar cada palavra descrita ali.

Em 2008 conclui o ensino médio, para mim a maior das vitórias. Mlnha vontade era Ingressar imediatamente no curso de letras, mas na nossa cidade não tinha universidade, então me matriculei no curso de magistério. para mim uma experiência muito significante, mas, o desejo de cursar letras era muito resente, queria aprofundar-me no que diz respeito ao PAGF3rl(FS o desejo de cursar letras era muito presente, queria aprofundar- me no que diz respeito aos conhecimentos literários.

Em 2011 prestei vestibular, para o curso de letras na UNOPAR, lembro-me do da minha felicidade ao receber o resultado que foi o almejado, a partir dali poderia crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente, e apesar de não está atuando na área de língua portuguesa posso perceber a grande formação que estou tendo, é uma experiência muito valiosa e para mim satisfatória também, pois sou apaixonada por esses studos. Ao assistir a primeira tele-aula pude perceber que o curso iria atender todas as minhas expectativas.

De inicio o curso ofereceu um conjunto de componentes curriculares que foi significativo para a elaboração de uma visão complexa sobre o fenômeno da formação e diversificação da língua portuguesa e suas estruturas. O passeio na história da língua portuguesa foi fundamental para a ampliação da perspectiva multidimensional como base para compreensão dos nexos das ra[zes de nossa língua, provocada pelo acesso e interpretação do conhecimento sistematizado nessa área. A compreensão sobre o estruturalismo e a sociolingüística me fez aprofundare entender melhor coisa ligadasa as variações linguísticas e suas dmensões.

A preparação para a produção acadêmica foi providencialmente realizada na disciplina de métodos e técnicas de pesquisas. Outras disciplinas como a teoria dos gêneros literários, língua portuguesa II: leitura PAGF pesquisas. Outras disciplinas como a teoria dos gêneros literários, lingua portuguesa II: leitura e produção de textos, foram fundamentais para a compreensão da organização classificação características dos gêneros textuais, contribuíram muito para a compreensão dos diferentes gêneros textuais ou discursivos.

Percebo que a formação fica cada vez mais próxima dos meus objetivos, e acredito que para uma boa estrutura tanto pessoal quanto profissional, toda pessoa precisa de bases, vejo os PCNs como base indispensável para essa formação, acredito que obras literárias também contribuam para minha formação e autores como Machado de Assis, Cecilia Meireles, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e tantos outros, possuem livros que despertam em mim não uma curiosidade, mas uma necessidade e leitura para complementação de meu crescimento, esse comportamento leitor é muito importante na vida de um acadêmico de letras.

Busco no curso de letras, uma formação que abranja e enriqueça meus conhecimentos para assim me tornar uma profissional capacitada e habilitada a passar para os alunos o mundo maravilhoso da língua portuguesa e em especial a riquesa que podemos encontrar no mundo litárario que rege nosso mundo, mostrar como é maravilhoso e apaixonante a área de língua portuguesa. Meu maior e mais bonito objetivo é poder ensinar com amor, o que com muito amor aprendi.

Paper historia da educação

0

A EDUCAÇÃO NO RENASCIMENTO As Mudanças da Educação Jakeline Sens Kamers Prof. Giancarlo Moser Centro universitário Leonardo da Vinci —

Read More

Jardim suspenso da babilonia

0

OS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA Foram construídos por Nabucodonossor, segundo historiadores do passado, para sua esposa e rainha, que ele

Read More