5S qualidade de vida
SS QUALIDADE DE VIDA RESUMO 0 5S é um conjunto de técnicas simples adotadas como uma filosofia de trabalho e até mesmo como um plano estratégico com o objetivo de conquistar a qualidade total para que com ela possa promover a disciplina por meio de consciência e responsabilidade tornando o ambiente de trabalho agradável, de maneira a conduzir suas atividades rotineiras e atitudes com mais segurança, extraindo com isso mais benefícios e redução nos custos, melhoran trabalho e mesmo fo I 3 a produtividade e red ind,• Swipe to v bem adotadas result c sem maiores despes as pessoas no ente aumentando as técnicas quando ela organização as pessoas por ela atingidas, deixando-as consciente de que tudo isso não apenas serve para ser usado dentro de seu ambiente de trabalho, mas também dentro de sua casa tornado-a organizada e limpa para seu próprio bem- estar pessoal estendendo-se à família.
Palavras-chave: Organização, Arrumação e Limpeza, Qualidade 1 INTRODUÇÃO O programa 5S, são técnicas simples que, ao serem praticadas, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. desenvolvimento da tecnologia a qualidade de serviços dentro e uma empresa ganhou grande importância, por isso da necessidade das empresas instalarem o Programa 5S. O enfoque da qualidade está vinculado à atividade técnica, mas a qualidade sob o ponto de vista do controle total da Instituição não depende somente das atividades técnicas, mas mobiliza a organização na sua totalidade.
A preocupação com a qualidade está presente na história da humanidade, especialmente na relação de troca que atenda às necessidades dos indivíduos. Numa sociedade cada vez mais competitiva, onde a população exige mais qualidade no atendimento às suas necessidades, as organizações, para se daptarem à realidade mundial de competitividade e qualidade, têm procurado identificar quais os fatores que garantem efetivamente a excelência na prestação de seus serviços. O mau desempenho organizacional, como descontentamento profissional, alta taxa de rotatividade, desqualificação profissional, irá refletir no serviço oferecido ao cliente.
A implantação de um programa de melhoria da qualidade numa instituição passa pela reorganização dos processos internos de trabalho, implicando muitas vezes numa mudança da cultura organizacional. 2 0 PROGRAMA 5S 0 5S é o programa da Qualidade Total que trata da rrumação, da ordem, da lim eza do asseio e da autodisciplina dos funcionários de uma um dos fatores da recuperação das empresas japonesas e da implantação da Qualidade Total no país. Demonstrou ser tão eficaz que até hoje é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e da produtividade utilizado no Japão. As empresas japonesas consideram indispensável a aplicação do Programa SS para a plena consolidação do gerenciamento pela Qualidade Total de seus empreendimentos.
Foi desenvolvido com o objetivo de transformar as atitudes das pessoas e os ambientes as organizações, ocasionando melhor qualidade de vida dos funcionários, redução de custos e desperdícios e aumento da produtividade das organizações. Este programa tem como objetivo principal promover a alteração do comportamento das pessoas, proporcionando total reorganização da empresa através da eliminação de materiais obsoletos, identificação dos materiais, execução constante de limpeza no local de trabalho, construção de um ambiente que proporcione saúde física e mental e manutenção da ordem implantada. Aponta para a melhoria do desempenho global da organização.
Sabe-se que a maior dificuldade da implantação efetiva de um programa de qualidade é a mudança cultural das pessoas que compõem a organização, em todos os níveis hierárquicos. Barreira imposta que fol caracterizada como paradigma a ser rompido com o tempo e com a persistência. O Programa 5S não é um instrumento que assegura qualidade à organização; é apenas uma ferramenta associada à filosofia de qualidade que auxilia na criação de condições necessárias ? implantação de projetos de melhoria cont[nua. É um sistema que organiza, mobiliza e transforma pessoas e organizações. No Brasil é também conhecido como “Housekeeping” (conservação da casa). os pessoas e organizações.
No Brasil é também conhecido como “Housekeeping” (conservação da casa). Os custos desse programa são baixos. É um pequeno investimento que traz grandes benefícios. Como a implantação do 5S visa à qualidade de vida do individuo, compatibilizando os recursos disponíveis com as atividades que desenvolvem, a qualidade de vida está diretamente relacionada com o uso correto dos recursos à sua disposição. 2. 1 NO BRASIL As atividades do SS tiveram início no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas, posteriormente tendo sido formalmente introduzidos no Brasil, em 1991, pela Fundação Cristiano Ottoni.
O termo 5S é derivado de cinco palavras em japonês, todas iniciadas com a letra S, porém na tradução para o português não se conseguiu encontrar palavras que começassem com a letra S. Sendo a melhor forma encontrada acrescentar o termo “senso de” antes de cada palavra, que tem o significado de “aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular. Sendo assim temos: 1. SENSO DE UTILIZAÇÃO 2. SENSO DE ARRUMAÇAO . SENSO DE LIMPEZA 4. SENSO DE SAUDE E HIGIENE 5. SENSO DE AUTODISCIPLINA 3 OS CINCO CENSOS DA QUALIDADE Foi adequado à língua portuguesa na forma de 5 sensos: de seleção, de organização, de limpeza, de padronização e de autodisciplina. Seiri: Senso de seleção, utilização, descarte, arrumação.
Significa identificar e separar tudo o que é necessário do que é desnecessário no local de trabalho, dando um destino para aquelas que deixaram de ser úteis para o fim desejado e agrupando os objetos necessários por ordem de importância, inclusive eliminado tarefas desnecessárias. Possibilita melhor rganização do local, criação de novos espaços, diminuição da perda de tempo e desperdício de recursos. Para a arrumação do setor devemos: classificar os itens (necessários e desnecessários), verlficar a frequência de uso e dar a destinação dos itens de acordo com a freqüência de uso. De acordo com o SEBRAE (2000) esta fase tem como lema: “A gente faz o ambiente”. A fase do descarte tem como benefícios: v’ Reduzir a necessidade de espaço ffsico, de estoque e de gasto com sistema de armazenamento. v’ Facilitar o arranjo físico, o controle de produção e a execução do trabalho no tempo previsto. Diminur o desperdício de material. Reduzir custos e acidentes. Seiton: Senso de ordenação, organização, sistematização. Significa colocar cada objeto no seu único e exclusivo lugar, dispostos de forma correta, agrupando por tipo, cor, etc. , para que possam ser utilizados prontamente. Refere-se à disposição sistemática dos objetos com excelente comunicação visual utilização de etiquetas para identificação dos locals, dos objetos, das tarefas, no material adotado para uso do setor, a fim de que se possam manter as coisas do jeito que d tarefas, no material adotado para uso do setor, a fim de que e possam manter as coisas do jeito que devem ser.
Possibilita organizar seu local de trabalho e promover ações que facilitem o trabalho através da identificação dos matenais, locais e tarefas, para que todos saibam onde o material está. Segundo o SEBRAE (2000) esta fase tem como lema: “Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar”. A fase da ordenação tem como benefícios: Propiciar melhor aproveitamento dos espaços existentes. Proporcionar rapidez e facilidade na busca de itens. v’ Evitar desperdício de material e reduzir custos. Contribuir para o aumento da motivação e da rodutividade das pessoas. Propiciar maior racionalização do trabalho. Tornar o ambiente de trabalho funcional e agradável. Seiso: Senso de limpeza, zelo.
Significa eliminar a sujeira e as fontes de sujeira para construir um ambiente de trabalho limpo e agradável que proporcione segurança e qualidade de vida (saúde física e mental) das pessoas, lembrando sempre do dito popular: “O ambiente mais limpo não é o que mais se limpa, mas sim o que menos se suja”. Cada um limpa sua própria área de trabalho e é consciente das vantagens de nao sujar. Segundo Calegare (1999) para determinação das causas é nteressante que se pergunte sempre o “por que” CPor que estava sujo? ‘; “Por que não havia lixeiras? ” ; “Por que as lixeiras não foram incluídas no planejamento? ). Segundo o SEBRAE (2000) essa fase tem como lema: “O ambiente faz a gente”.
Os benefícios da limpeza são: Proporcionar o aumento da auto-estima e da disposição da equipe gerando p Proporcionar o aumento da auto-estima e da disposição da equipe gerando produtividade. Favorecer o companheirismo, a amizade e o bom-humor da equipe. Propiciar a satisfação e eficiência das pessoas. Evitar danos à saúde da equipe e gastos com doenças. Evitar perdas de material. Evitar danos a equipamentos. v’ Melhorar a imagem interna e externa da empresa. Reduzir condições inseguras. Seiketsu: Senso de asseio, de saúde, higiene. Refere-se à execução dos 3 sensos anteriores de forma sistematizada, ou seja, manter o descarte, a organização e implantar o padrão de limpeza de forma contínua, com a preocupação e atenção com a própria saúde ffsica, mental e emocional.
Para tal gerenciamento dá-se ênfase na manutenção da padronização adotada. O objetivo da padronização é fazer com que todas as tarefas sejam cumpridas voluntária e rotineiramente a mesma forma, para que os resultados sejam sempre aqueles esperados, a fim de melhorar o desempenho da organização (CALEGARE, 1999). É o ponto alto do método. É preciso que haja um sólido compromisso de toda a equipe para a mudança de hábito, a fim de que as boas condições sejam mantidas. Isso implica em educação das pessoas. compromisso de cada um é com todos” Os beneficios da conservação são: v’ Melhoria contínua do ambiente de trabalho. Racionalização do tempo. ‘ Incentivo à cnatividade das pessoas envolvidas. Melhoria da produtividade. Base para a Qualidade Total. Shitsuke: Senso de autodisci lina educação, manutenção Shitsuke: Senso de autodisciplina, educação, manutenção da ordem, comprometimento. Significa ser responsável pela qualidade de seu trabalho e de sua vida, buscando melhoria sempre, ao cumprir rigorosamente os padrões técnicos, éticos e morais, normas e tudo o que for estabelecido pela organização onde trabalha. o pacto da qualidade onde todos assumem o compromisso de manter as normas, prazos e acordos estabelecidos nas fases anteriores, a fim de aperfeiçoar e dar continuidade ao Programa. ? um hábito consciente e voluntário para manter e praticar orretamente o que foi determinado nos procedimentos operacionais estabelecidos pela organização. É a base para a harmonia das atividades previstas nos 4S anteriores. O hábito de fazer as coisas que devem ser feitas deve ser desenvolvido, e nem sempre a maneira mais fácil é a mais correta. Segundo o SEBRAE (2000) esta fase tem como lema: “Água que corre não cria lodo” Os beneficios da disciplina são: Melhoria das relações humanas. v’ Favorecimento do trabalho em equipe. Confiabilidade e credibilidade das informações. Eliminação do desperdício. Dignificação do ser humano. Facilidade de execução de todas as tarefas. Cumprimento dos requisitos de qualidade.
Esta metodologia é a mais recomendada por atuar pnnclpalmente com a eliminação de desperdic10, com alteração da mentalidade das pessoas, com interação entre patrão/ empregado/cliente e por estimular a reflexão da qualidade dos serviços e produtos e da qualidade de vida. O Padrão de Qualidade terá sido atingido se todos os procedimentos adotados de vida. procedimentos adotados nas 5 fases do Programa 5S estiverem documentados, ou fotografados, para que se possa comparar a situação anterior com a atual. O Programa 5S é basicamente a determinação de arrumar e organizar um local de trabalho, de manter arrumado e limpo, de manter as condições padronizadas e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho.
Para utilizar o SS é necessário que se tenha uma metodologia de implementação correta para almejar ganhos maiores em termos de motivação, criatividade, produtividade e lucratividade. Se o líder e a equipe não tiverem motivação certamente cairão na acomodação, que vem acompanhada de regressão e tudo o que foi implantado vai por “égua abaixo”. Aliás, o próprio nome é Qualidade Total e ão Qualidade Parcial. “A Qualidade Total só pode ser atingida se houver trabalho em grupo, com plena integração entre os colaboradores em todos os níveis da organização” (CALEGARE, 1999, p. 48) e com diálogo amplo e franco. As barreiras devem ser eliminadas, sejam elas físicas ou mentais. REVOLUÇÃO DA QUALIDADE TOTAL Teve início no Japão e foi difundida por todo o mundo, mudando o panorama da competição entre as empresas, que se tornou acirrada e global. As mais ágeis ganharam novos mercados. A sociedade e o mercado se tornaram mais exigentes, punindo as empresas que não atendem suas exigências ao eixarem de adquirir seus produtos e serviços. A empresa para sobreviver neste mercado cada vez mais competitivo se viu obrigada a ter que voltar-se para as necessidades de seus clientes e não correr o risco de ficar de fora do mercado por falta de qualidade. Segundo Longo e Vergueir correr o risco de ficar de fora do mercado por falta de qualidade. Segundo Longo e Vergueiro (2003, p. 6) para conquistar um ambiente de Qualidade Total, é de capital importância satisfazer totalmente seus clientes externos como, também, os internos, pois pessoas insatisfeitas com suas condições e ambientes de trabalho, com ouca valorização profissional e com baixa auto-estima não têm condições de gerar bens e serviços de informação que atendam às necessidades e excedam às expectativas dos clientes. Podemos resumir afirmando que Qualidade Total é o controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas. Entrar para o movimento de Qualidade Total é uma decisão crucial para a organização porque dela depende seu futuro. As metodologias para a implantação da qualidade total são variadas.
Dentre elas as mais divulgadas são: JUST IN TIME (fabricação da quantidade mínima necessária, no menor tempo ossivel e somente no momento exato da necessidade), REENGENHARIA (redimensionamento da estrutura organizacional com abolição do sistema vigente), KAIZEN (melhorias diárias baseadas em educação e treinamento) e PROGRAMA 5S (descrito neste trabalho). 4. 1 GESTÃO O modelo de Gestão da Qualidade tem como objetivo primordial a sobrevivência das organizações a partir da satisfação total dos clientes elou usuários, através da prestação de bens e serviços que atendam às suas necessidades, e de preferência, que excedam as ex ectativas. Satisfação total implica em ser atendido c qualidade total (LONGO; PAGF 13