Legal

Categories: Trabalhos

0

UM CASO ESPECIAL: OS METAIS PESADOS A maioria dos organismos vivos só precisa de alguns poucos metais e em doses muito pequenas, por isso são chamados de micronutrientes. Este é o caso do zinco, do magnésio, do cobalto e do ferro. Estes metais tornam-se tóxicos e perigosos para a saúde humana quando ultrapassam determinadas concentrações-limite. Já o chumbo, o mercúrio, o cádmio, o cromo e o arsênio são metais que não existem naturalmente em nenhum organismo. Tampouco desempenham funções – nutricionais ou bioquímicas – em microorganismos, plantas ou animais.

Ou seja: a presença estes metais em organismos vivos é prejudicial em qualquer p concentração. Desde produção destes met problemas de saúde rn:. , como para o ecossist DEFINIÇÃO: Grupo d u a metalurgia, a Itos tóxicos geraram seres humanos olecular, de particular efeito danoso aos seres vivos por não serem biodegradáveis e se acumularem no organismo e em diversas cadeias alimentares, incluindo as cadeias dos quais os homens fazem parte, podendo provocar sérias doenças como câncer, por exemplo. Este termo tem sido também aplicado a elementos que, embora possuam estas características, não são rigorosamente etais.

Normalmente, os metais pesados apresentam-se em concentrações muito pequenas, associados a outros elementos químicos, formando minerais em rochas. Quando lançados na água como resíduos industriais, p Sv. ‘ipe to View next page podem ser absorvidos pelos tecidos animais e vegetais. Estas substâncias tóxicas também depositam-se no solo ou em corpos d’água de regiões mais distantes, graças à movimentação das massas de ar. Assim, os metais pesados podem se acumular em todos os organismos que constituem a cadeia alimentar do homem. ? claro que populações residentes em locais róximos a indústrias ou incineradores correm maiores riscos de contaminação. Outra fonte importante de contaminação do ambiente por metais pesados são os incineradores de lixo urbano e industrial, que provocam a sua volatilização e formam cinzas ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio. Metal Fontes Principais Impactos na saúde e no melo ambiente Chumbo • indústria de baterias automotivas, chapas de metal semi-acabado, canos de metal, cable sheating, aditivos em gasolina, munição. ?? indústria de reciclagem de sucata de baterias automotivas para eutilização de chumbo• prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso em geral • afeta o sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor 1 • eleva a pressão arterial agente teratogênico (que acarreta mutação genética) Cádmio• fundição e refinação de metais como zinco, chumbo e cobre; • derivados de cádmio são utilizados em pigmentos e pinturas, baterias, processos de galvanoplastia, solda, acumuladores, estabilizadores de PVC, reatores nucleares, tabaco. ?? É comprovadamente um agente cancerígeno, teratogênico e pode causar danos ao sistema reprodutivo e lesão nos rins. Mercúrio• mineração e o uso de derivados na indústria e na agricul reprodutivo e lesão nos rins. agricultura • células de eletrólise do sal para produção de cloro. • lâmpadas fluorescentes. • Intoxicação aguda: efeitos corrosivos violentos na pele e nas membranas da mucosa, nauseas violentas, vômito, dor abdominal, diarréia com sangue, danos aos rins e morte em um período aproximado de 10 dias. ?? Intoxicação crônica: sintomas neurológicos, tremores, vertigens, irritabilidade e depressão, associados a salivação, estomatite e diarréia; descoordenação motora progressiva, perda de visão e udição e deterioração mental decorrente de uma neuroencefalopatia tóxica, na qual as células nervosas do cérebro e do córtex cerebral são seletivamente envolvidas. Alumínio Produção de artefatos de alumínio; serralheria; soldagem de medicamentos (antiácidos) e tratamento convencional de água.

Anemia por deficiência de ferro; intoxicação crônica Arsênio Metalurgia; manufatura de vidros e fundição Câncer (seios paranasais) Cobalto Preparo de ferramentas de corte e furadoras Fibrose pulmonar (endurecimento do pulmão) que pode levar à morte Cromo Indústrias de corantes, esmaltes, tintas, ligas com aço e íquel; cromagem de metais Asma (bronquite); câncer Fósforo amarelo Veneno para baratas; rodenticidas (tipo de inseticida usado na lavoura) e fogos de artifício.

Náuseas; gastrite; odor de alho; fezes e vômitos fosforescentes; dor muscular; torpor; choque; coma e até morte Chumbo Fabricação e reciclagem de baterias de autos; indústria de tintas; pintura em cerâmica 3 morte de tintas; pintura em cerâmica; soldagem Saturnismo (cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral) Niquel Baterias; aramados; fundição e niquelagem de metais; efinarias Câncer de pulmão e seios paranasais Fumos metálicos Vapores (de cobre, cádmio, ferro, manganês, níquel e zinco) da soldagem industrial ou da galvanização de metais.

Febre dos fumos metálicos (febre, tosse, cansaço e dores musculares) – parecido com pneumonia. Principais metais pesados e seus Impactos: 1 Crianças são especialmente vulneráveis aos efeitos do chumbo. Mesmo quantidades relativamente pequenas de chumbo podem causar rebaixamento permanente da inteligência em crianças, potencialmente resultando em desordens para leitura, distúrbios psicológicos e retardamento mental. Outros efeitos em crianças incluem doenças nos rins e artrite.

Reciclagem de materiais pesados 1. Pilhas: A reciclagem de pilhas envolve geralmente três fases: a triagem, o tratamento fisico e o tratamento metalúrgico. O tratamento físico consiste na moagem e posterior separação de constituintes. O tratamento metalúrgico depende da tecnologia adotada pela unidade de reciclagem, podendo ser: Processo Pirometalúrgico – após a moagem, o ferro é separado magneticamente. Os outros metais são separados tendo em conta os diferentes pontos de fusão.

Uma queima inicial permite total recuperação do mercúrio e do zinco nos gases de saída. O resíduo é então aquecido acima de 1000″C com um agente redutor, oc 4 nos gases de salda. O resíduo é então aquecido acima de 10000C com um agente redutor, ocorrendo nesta fase a reciclagem do magnésio e de mais algum zinco. Trata-se, portanto, de um processo térmico que consiste em evaporar à temperatura precisa cada metal para recuperá-lo depois, por condensação.

Processo Hidrometalúrgico – opera geralmente a temperaturas que não excedem os 1000C. As pilhas usadas, sujeitas a moagem prévia, são lixiviadas com ácido hidroclor[drico ou sulfúrico, eguindo-se a purificação das soluções através de operações de precipitação ou eletrólise para recuperação do zinco e do dióxido de magnésio, ou do cádmio e do níquel. Muitas vezes o mercúrio é removido previamente por aquecimento.

Reciclagem por tipo de pilha: Recarregadores de níquel-cádmio: • relativamente fáceis de reciclar, tanto por processos térmicos como hidrometalúrgicos; • recuperação do cádmio é de cerca de 100% para reutilização na indústria de pilhas ou fabrico de outros produtos; • o níquel é, geralmente, recuperado como ferro-niquel com plicação na indústria do aço; Pilhas primárias de “botão”: • as pilhas primárias de botão com ânodo de zinco podem ser recicladas tanto em conjunto como separadamente para recuperação do mercúrio e da prata; • para a mistura destes dois tipos de pilhas, os métodos geralmente em uso baseiam-se na destilação do mercúrio (processo térmico), sendo a obtenção da prata realizada à custa de um processo hidrometalúrgico, a partir dos resíduos da primeira operação; • o tratamento de pilhas de óxido de prata (ou dos re S a partir dos resíduos da primeira operação; ?? o tratamento de pilhas de óxido de prata (ou dos resíduos da destilação do Hg) pode também ser efetuado térmicamente, com sucata de chumbo, sendo a prata refinada por eletrólise na última etapa do processo; • em diferentes partidas, podem ser tratados na mesma instalação outros materiais contendo mercúrio, nomeadamente as lâmpadas fluorescentes, os termômetros e amálgamas de dentistas. Pilhas primárias cilíndricas: • a reciclagem de pilhas primárias de zinco/dióxido de manganésio tem sido difícil de implementar pelos elevados custos associados aos processos e pelos roblemas de comercialização de alguns dos produtos obtidos na operaçao. 2.

Descontaminação de metais pesados no solo: Foram os cientistas da Universidade Ehime (Japão) os descobridores desta nova tecnologia de limpeza de solos contaminados por metais pesados que poderá ser a solução para a recuperação de aterros sanitários ou de regiões atingidas por acidentes com produtos químicos. O que é mais interessante no novo processo é que os metais pesados são separados e podem ser reutilizados em processos industriais, eliminando a necessidade da criação de novos locais de deposição de resíduos. O método também pode ser utilizado para limpeza de águas contaminadas. O novo método faz com que os metais pesados no solo precipitem-se com elementos de ferro contidos no próprio solo, sendo então recuperados e separados.

A tecnologia permite a seleção de quais metais pesados devem ser retirados, permitindo um controle ativo sobre o processo de um controle ativo sobre o processo de limpeza do solo. O equipamento envolvido é de pequeno porte, podendo ser levado ao local da descontaminação, evitando a remoção de solo contaminado, o que sempre abre possibilidades para novos acidentes. A nova tecnologia remove os metais pesados de maneira seletiva e os recupera no próprio local da contaminação, redepositando o solo já descontaminado no lugar, evitando a necessidade de relocalização e a retirada de solo de outro local. FONTES: www. greenpeace. org. br wwwv. netresiduos. com vw. w. ecoambiental. com. br www. inovacaotecnologica. com. r Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais, 1999 Aplicações de alguns metais na construção civil: • O alumínio na construção, é usado em transmissão de energia elétrica, coberturas, revestimentos, esquadrias, guarnições, lementos de ligação, etc… • O cobre É largamente empregado em instalações elétricas como condutor; em instalações de água, esgotos, gás, pluviais, coberturas, forrações, ornatos, etc. • Já o aço, é empregado quando a responsabilidade estrutural entra em jogo. São 3 as qualidades do aço disponíveis no mercado: o carbono, o cortain, e o galvanizado. A diferença entre eles está no tratamento anticorrosivo de cada um, que determina também a função a que estão aptos. • Arames e telas: os arames são finos fios de ferro laminado, galvanizado ou não. As telas são malhas fortes de arame.

Rdgfg

0

1 -Carro é engolido por buraco em rua de Natal, no Rio Grande do Norte. Irmã de vítima relata acidente

Read More

Jogo da velha em linguagem c

0

#include char ¯ int k, z; int j l; int j2; int you=O; int pc—0; int imprime(void); int lerp(vold); int

Read More