Relatório do estágio supervisionado ii

Categories: Trabalhos

0

1 APRESENTAÇÃO O Estágio Supervisionado II foi realizado no centro infantil professora M.

LS, no período de 19 de março de 2012 à 28 de março de 2012, este estágio teve a orientação da professora Greice Dantas Da Fonseca E Silva tendo como base aprimorar ? prática em sala de aula, e aplicar os conhecmentos adquiridos nos conteúdos que foram estudados em educação infantil e, colocá-los em pratica pedagógica buscando desenvolve- los, de forma significativa e dentro do contexto de cada criança vivenciado em sala de aula, permitindo propiciar as crianças, xperiências significativas e adequadas para sua aprendizagem e desenvolvimento.

Este relatório é com e práticas vivenciada a observações iniciam pedagógicas dentro I 4 Swipe to page bservações s dias das volvendo atividades uados ao nível II e dentro da proposta trabalhada pela professora regente em sala de aula. Realizamos jogos e brincadeiras dentro da organização do tempo e espaço, houve o planejamento das atividades respetando sempre a proposta dentro das RCNEI. Por meio da realização do estágio compreendemos a necessidade de aprimorar nossos conhecmentos, entendendo a importância da prática para o osso aperfeiçoamento profissional.

Durante o período desse estágio podemos perceber a importância do cuidado com a criança que nessa fase é completamente dependente de nós adultos. Percebemos também que o cuidar está ligado ao educar, e uma ação não acontece sem a outra, amba ambas se completam. Observamos que a escola possui um espaço privilegiado para atender os alunos e que os profissionais da instituição trabalham em cooperação interagindo nas diversas sltuações para promover o desenvolvmento e o bem estar dos alunos, fato que mostra o compromisso de cada um com a ualidade do ensino. 2 Objetivos 2. Geral: Observar o desenvolvimento e as condições de ensino praticado pelo professor, bem como o envolvimento das crianças nesse processo possibilitando para ambos através desse estágio a obtenção de uma experiência fundamental e importante que servirá para nosso crescmento e desenvolvimento acadêmico e pessoal na área da educação infantil, que se constitui de uma etapa necessária e importante no processo educacional dos indivíduos , pois é na educação infantil que a criança tem a oportunidade de desenvolver e ampliar suas relações sociais, nterações e formas de comunicação. . 2 Especificos: Observar aspectos da prática pedagógica ,relacionando-os a elementos teóricos de estudo na disclplina de educação infantil. Proporcionar ás crianças um ensino de qualidade através do tema proposto nesse trabalho. Identificar o nível de aprendizagem alcançado pelas crianças envolvidas nesse processo. 3 Eixos DA EDUCAÇÃO INFANTIL São seis os eixos temáticos da educação infantil: Movimento, múslca, artes visuais, linguagem oral e escrlta, matemática, natureza e sociedade.

Esses conceitos devem aparecer no dia- -dia infantil dentro de suas relações sociais , através de jogos, brincadeiras, canções, histórias incentivando o imaginário e o potencial criativo das crianças mas também canções, histórias incentivando o imaginário e o potencial criativo das crianças, mas também onde o professor promova momentos de diálogo , discussões e reflexões.

Linguagem oral e escrita: Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e, com eles, modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. ( RCNEI, VOL. , p 117) Natureza e sociedade: No trabalho com esse eixo, as crianças tomam gradativamente a consciência do mundo que a cerca… Reconhece os fenômenos sociais e naturais identificados no contexto nos quais ocorrem brincadeiras vinculadas a cultura. ( RCNEI, VOL. , p 169) Matemática: As noções matemáticas ( contagem, relações quantitativas e espaciais) ,são constituídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio , pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhadas. (RCNEI,VOL3 p213) RCNEI: Referência curricular nacional para educação infantil. 4 Descrição das etapas do estágio O Estagio foi realizado em duas etapas: três dias para observação em sala de aula, e três dias para prática pedagógica em sala de aula.

A observação foi desenvolvida na sala de aula que funciona a educação infantil de nível II, que conta com vinte crianças, sendo onze meninas e nove meninos com idades entre três e quatro anos. Durante o período de observação verificamos a existência de uma rotina fixa e necessária que envolve atividades de cuidado com a higiene pessoal, alimentação, brincadeiras, ecessária que envolve atividades de cuidado com a higiene pessoal, alimentação, brincadeiras, e atividades pedagógicas direcionadas como: jogos e musicas.

Observamos ainda o envolvmento e compromisso por parte da professora para com essas crianças, tanto na maneira como trata cada uma quanto na organização e planejamento de suas atividades, para cada dia havia atividades diferenciadas que se adequava com os eixos propostos nas referencias curriculares nacionais para educação infantil referentes ao conhecimento de si e do outro, ao brincar e ao movimento distribuídos em temas curriculares da educação nfantil ou seja, natureza e sociedade, identidade e autonomia, artes, musica, linguagem oral e escrita e matemática .

As crianças se envolve nas atividades e o nível de aprendizagem é muito bom entre elas, são crianças que possuem um bom comportamento mas sempre supervisionado pela professora, seus pais na sua maioria são participativos e interessados pela aprendizagem de seus filhos A turma escolhida foi o Nível II “A”, do turno matutino. A sala observada é ampla, ventilada, limpa, possui um armário, um ventilador, duas janelas grandes, uma pia, um lactário (o qual erve como depósito), mesas e cadeiras no tamanho das crianças e em quantidade para que todas fiquem bem acomodadas.

Os móveis são bem coloridos e estão em excelente estado de conservação. A sala é organizada em “cantinhos” diversificados: Chamadinha; Nossa Rotina; Quantos somos? Calendário; Relógio do Tempo; Quadro de Aniversariantes; Nossas atividades (onde há atividades das crianças expostos em forma de varal); Cantinho da leitura; Cantinho do faz de c (onde há atividades das crianças expostos em forma de varal); Cantinho da leitura; Cantinho do faz de conta; Cantinho dos jogos; Cantinho dos brinquedos e Cantinho da higiene.

A turma possui 20 alunos matnculados e destes cerca de 11 a 13 frequentando assiduamente as aulas. Há uma professora titular e uma estagiária. A relação entre estas e as crianças é baseada na afetividade e no dialogo. “o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”. Paulo freire 1996 p,96

A professora da turma observada é formada em Pedagogia (primeiro semestre de 2009), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na Educação Infantil há quase três anos como professora concursada pública da Prefeitura de Parnamirim. De modo geral, a escola possui um clima favorável ao trabalho pedagógico, sua prática baseia-se no interaclonismo/construtivismo e na Pedagogia de Projetos, a partir da qual cada professor tem autonomia para desenvolver as aulas de acordo com seu modo de trabalho a partir de um eixo temático.

Todas as atividades da rotina escolar e o planejamento emanal são supervisionados pela coordenadora pedagógica. junto à esta e à gestão há abertura para o diálogo o que facilita a resolução dos conflitos. As crianças da turma observada, mesmo tendo pouco tempo de convivência, são afetuosas e participativas, apresentam interesse tendo pouco tempo de convivência, são afetuosas e participativas, apresentam interesse pelas atividades propostas e já compreendem e obedecem aos “combinados”.

Sobre a prática pedagógica, a professora sente a carência de materiais para enriquecer as aulas e a necessidade de mais empo para pesquisa e planejamento, já que no sistema de trabalho de Parnamirim — RN nao há horas disponíveis para planejamento na escola, quando o há (uma vez por mês) o tempo é muito curto e o “corre-corre” da vida do professor não dá espaço atividades extraclasse (planejar no final de semana? Como?

Em que horário? E as outras atividades? ). Este é um ponto que gostaria de mudar. A abordagem construcionista social nos afasta a idéia de “criança” ou “infância” como um ser essencial e universal que fica à espera de ser descoberto, definido e realizado. Em vez disso, nos oferece possibilidade de muitas e diversas infâncias, construídas para e por crianças em contextos espec[ficos. (MOSS, 2005, p. 237. grifo nosso. 4. Observação da sala de aula A nossa observação em sala de aula deu inicio no dia 19 de março de 201 2, na sala do nível II , onde ao chegarmos para realizar o estágio fomos bem recebidas e apresentadas pela diretora da escola, após a apresentação participamos do momento de socialização e acolhimento das crianças no pátio da escola, realizados através de músicas de boas vindas, cantadas por todos os envolvidos, para aguardar o horário do café da anhã ,feito no refeitório onde todas as crianças sentam e são servidas pelas professoras ,ao terminar o café, as crianças são conduzldas através de filas pra a sala de au café com músicas e com a participação de todos os professores das outras turmas, após o café as crianças se dirigiram para sala de aula onde a professora deu inicio a sua rotina diária ,dando os bnnquedos as cnanças para que nesse momento aja a interação entre elas após vinte minutos dirigiram-se ao parque onde permaneceram por mais vinte minutos, ao retornar a professora eu inicio a atividade permanente iniciando com musicas e a musica especifica da chamada onde pronuncia o nome de cada criança presente e depois é realizada a contagem com a participação de todas, após as atividades há a higienização e as crianças se dirigem ao refeitório para mais uma vez almoçarem, na volta para sala escovam os dentes e aguardam a hora da saida escutando uma historia .

No terceiro dia da observação na chegada todos retribuíram nosso bom dia, toda a rotina do dia foi seguida pela professora e nós auxiliamos a professora em todos s momentos no decorrer da aula a professora desenvolveu suas atividades diárias obedecendo a rotina da sala para que as crianças possam se adaptar a rotina proporcionando o reconhecimento de seus limites e entendendo que há hora para tudo. As aulas haviam começado há duas semanas e as crianças estavam na fase de adaptação. 4. 2 Regência Iniciei minha regência no 26 de março ,desenvolvi minhas atividades da segunda a quarta- feira, respeitei a rotina já existente e elaborada pela professora regente.

Na segunda- feira após o acolhimento das crianças no pátio nos dirigimos ao efeitório onde é feito o café da manhã, ao chegar na sala de aula as crianças brincaram livremente com minha parti feito o café da manhã, ao chegar na sala de aula as crianças brincaram livremente com minha participação depois seguiram para o parque em fila e cantando a musica do trenzinho com o objetivo de manter a fila em ordem, ao retornar para sala inicie a roda com as crianças e cantei varias músicas e a música da chamada nesse momento as crianças percebem quem está presente e é trabalhado a matemática com a contagem das crianças e a utilização de fichas com os respectivos nomes há soma de meninas e meninos e o total é posto no quadro de pregas que fica anexado na parede, onde todas as crianças participam colocando seu nome no quadro e identificando a quantidade de meninos e meninas presente, no momento seguinte, realizo a entrevista com as crianças para saber como foi o final de semana de cada uma, após a entrevista pergunto quem sabe que dia é hoje? E nesse momento trabalho com o calendário e escolho uma criança para pintar o dia correspondente em seguida peço que sentem para desenharem livremente tudo que fizeram no fim de semana, depois dessa atividade todos fizeram higienização para almoçar no refeitório após terminar o almoço as crianças retornam a sala de aula escovam os dentes sentam em uma roda e eu conto a história de João e Maria para aguardar a chegada dos pais ,todas as crianças escutaram e participaram atentamente.

No segundo dia dei inicio a rotina participando efetivamente, no horário da atividade direcionada apliquei o jogo das argolas onde se trabalha o movimento e a matemática, coloquei as crianças em filas onde entreguei seis argolas para que ela pudessem jogar no alvo que foi confe PAGFgDF crianças em filas onde entreguei seis argolas para que ela udessem jogar no alvo que foi confeccionado todo com material de reciclado, as crianças se envolveram com essa atividade e todas contavam em voz alta quantas argolas jogavam no alvo ao terminar o jogo fizeram a higienização e foram almoçar ao retornar escovaram os dentes sentaram na roda e eu contei uma história sobre a importância de escovar os dentes e tomar banho sem desperdiçar agua. No terceiro dia , mais uma vez segui a rotina da sala de aula pois as crianças estão em fase de adaptação e necessitam se adequar a essa rotina, no horário da atividade direcionada ntreguei uma atividade onde trabalhei com a coordenação motora das crianças em seguida mostrei uma caixa grande e outra pequena e expliquei como seria a atividade ao terminar, fizeram a higienização e foram almoçar, ao retornar contei a história da dama e do vagabundo.

Regência Iniciei minha regência no dia 21 de março participando e dando continuidade a rotina Já existente como: momento no pátio com musicas para aguardar a hora do café no refeitório a chegada na sala de aula houve o momento Ilvre com os brinquedos que são separados em duas caixas para meninas meninos, quando terminou o tempo com brinquedos ajudei as crianças a guarda-los esse momento se trabalha com a responsabilidade e organização depois nos dirigimos ao parque onde as crianças tem vinte minutos para brincar, na volta para sala de aula dei inicio as atividades respeitando a rotina já existente e afixada em sala de aula adaptei as atividades contidas no meu plano de aula, que foi feito para ser PAGF afixada em sala de aula adaptei as atividades contidas no meu plano de aula, que foi feito para ser trabalhado dentro de uma semana com o tema: “páscoa” realizei atividades variadas entro dos eixos temáticos: matemática, natureza e sociedade e linguagem desenvolvidas por meios de jogos, músicas e brincadeiras contidas nos anexos desse trabalho meu objetivo foi alcançado, pois todas as crianças participaram com muito envolvimento e entusiasmo. Considerações finais Durante o estágio foi vivenclada situações reais onde brincar é fator indispensável ao desenvolvimento integral das crianças esse fator nos levou a constatar que os jogos e as brincadeiras presentes no mundo infantil, devem estar inseridas em todas as atividades pedagógicas destinadas aos pequenos, ois possibilitam um universo de relações e construçóes mentais desenvolvendo atividades nas quais podemos relacionar os conceitos teóricos aprendidos no curso de pedagogia, com a prática em sala de aula. Além disso observamos que o ensino não se faz somente com o professor, ele é um processo que envolve professores ,alunos, pais e demais funcionários de uma escola ,que devem trabalhar em conjunto seguindo o mesmo proposito : Formar os alunos de maneira que se transformem em cidadãos autônomos e ca azes de continuar aprendendo e melhorando a cada dia pa qualidade de vida.

Relevo brasileiro

0

Classificação dos Relevos Segundo Jurandyr Ross a classificação do relevo brasileiro dá-se através de três formas principais: Planícies, Planaltos e

Read More

Direito penal

0

Direito penal Obrigação de reparar o dano pode ser aplicada trando -se de ato infracional com reflexo padrmonial se for

Read More