Sarau no teatro da trindade

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Sarau no Teatro da Trindade: * Importância do episódio para a progressão da ação: Associado ao Sarau no Teatro da Trindade surge a tragédia. Eça quis, com isto, provocar um grande impacto, contrastando a festa com a desgraça. João de Ega descobre, inesperadamente, que Carlos e Mana Eduarda são irmãos, através do tio de Dâmaso, Guimarães, que, sem mé intenção, revelou o segredo que julgava desenterrado há muito. É assim que Carlos e Maria Eduarda, pensando que nada os poderia separar, acabam mesmo separados.

Carlos, apesar de conhecer a verdade, ainda comete o incesto de orma consciente, fazendo o seu avô morrer de desgosto. to next*ge Swipe lo nexL page Sentindo-se culpado Ela parte para França es PACE 1 ar 3 amigo Ega. Fica a resi e,. mais tarde, em 1887. No regresso a portug de Maria Eduarda. ngelro com o seu $;si Portugal 10 anos IS em desagregação. A geração de Carlos da Maia (Geração de 70) fora um fracasso. Chama-se, assim, à geração de Carlos da Maia «os vencidos da vida», pois não conseguiram implantar as suas ideias nem concretizar os seus projetos, idealizados desde o início da obra.

Em suma, após o episódio do Sarau no Teatro da Trindade, dá-se a escoberta do Incesto, a morte de Afonso da Maia e Carlos admite o fracasso da sua vida. * Personagens intewenientes e respetiva caraterização: Focalização predominante seguida pelo autor: O episódio consta no capítulo VXI e caracteriza-se pela superficialidade dos temas das conversas, a insensibilidade art[stica, a ignorância dos dirigentes, a oratória oca dos políticos e os excessos do Ultra-Romantismo.

Este episódio tinha como objetivos, ajudar as vítimas das inundações do Ribatejo; apresentar um tema querido da sociedade lisboeta: a oratória; reunir novamente as vánas amadas das classes mais destacadas, incluindo a família real; criticar o Ultra-Romantismo que absorvia o público e contrastar a festa com a tragédia. Pararam à porta do Teatro da Trindade no momento em que de um coche saía um sujeito. Passou junto dos dois amigos sem os ver, mas Ega reconheceu-o.

Carlos lembrou-lhe que era o tio do Dâmaso. Ega e Carlos chegaram ao antessalão, quando ouvem um vozeirão, é Rufino. Carlos ficou junto com Teles da Gama, que não passara da porta. No Teatro, cerravam-se “filas de cabeças, embebidas, enlevadas, atulhando os bancos de palhinha até junto ao tablado onde ominavam os PAGFarl(F3 cabeças, embebidas, enlevadas, atulhando os bancos de palhinha até junto ao tablado onde dominavam os chapéus de senhoras picados por manchas claras de plumas ou flores”.

No palco, Rufino, um bacharel transmontano, muito trigueiro, de pêra, alargava os braços, celebrava um anjo, “o Anjo da Esmola que ele entrevira, além no azul, batendo as asas de cetim… ” Ega não compreendia muito bem, e questionou sobre que raio estava ele a falar, ao que um padre lhe. * Modalidades de reprodução de discurso utilizado: * Explicitação da relação do episódio com o título e subtítulo ‘Os Maias e na ligação a este último, referência aos aspetos sociais enunciados: O sarau no Teatro da Trindade foi de beneficência, para ajudar as vítimas da inundação no Ribatejo.

Verificou-se bastante adesão, principalmente por parte das classes mais altas e até da família real. Eça de Queirós quis destacar com este evento: a ignorância de muitos dos presentes; – as conversas desinteressantes; – os excessos líricos do Ultra-Romantismo. wvm_estavira. comfficheiros/destaques/ etwinpartilha_os_maias. pdf http://www. trabalhosfeitos. com/topicos/sarau-da-trindade-os -maias/O PAGF3ÜF3

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