Emile durkaim

Categories: Trabalhos

0

Influências teóricas – obras de Saint- Simon, Auguste Comte, Kant, Darwin, entre outros. Pressupostos – lei do progresso, vida coletiva *soma das vidas individuais, método positivo (observação, indução, experimentação), estabelecimento de leis que regem o social. A especificidade do objeto sociológico: Sociologia como ciência das instituições, da sua gênese e funcionamento, de toda a crença ou comportamento instituído pela coletividade. Quais são as suas funções, a que necessidades elas correspondem? Objeto da Sociologia – fatos sociais.

Fatos sociais – todas as maneiras de agir, de pensar e de existir, fixas ou não, exteriores aos indivíduos, dotadas de um oder de coerção em razão do qual se impõem as consciências particulares, apresentam uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. Os fatos sociais só podem ser explicados através dos seus efeitos sociais, ou seja, outros fa Swipe to view next page fatos sociais. Eles são estreitamente solidários, não podem ser estudados separadamente. Os fatos sociais são formados por representações coletivas.

As representações coletivas dão origem as conceitos. Fatos sociais menos consolidados: Maneiras de agir – movimentos sociais, correntes de opinião. Maneiras de ser- regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, vestuário, entre outros… São imperativos; Externos aos indivíduos; Os modos de agir e de ser tem que ser internalizados através de um processo educativo, de uma socialização. Coerção social – hábitos, costumes, leis, regulamentos. Ir contra estes modos produz uma série de sanções s oletivamente é possível modificá-los.

Ir contra estes modos produz uma série de sanções sociais, mas coletivamente é possível modificá-los. A sociedade é uma síntese sui generes dos indivíduos que a compõe. O método: Superar o senso comum. Busca da objetividade. Método similar ao adotado pelas ciências naturais. Método sociológico. Investigação das relações de causa e efeito e regularidades para que se descubram leis e regras de ação para o futuro. Considerar os fatos sociais como coisas, como uma realidade externa aos indivíduos Afastar sistematicamente as pré-noções.

Comparar para demonstrar a validade da prova nas Ciências Sociais. Coesão, solidariedade e os tipos de consciência: Como ocorre a coesão social? Solidariedade social (divisão do trabalho e consciência). Consciência social- sistema de idéias, sentimentos e hábitos. Consciência individual. Solidariedade mecânica – vínculos da tradição, pouca individualidade, pessoas são similares e são solidárias devido as suas similitudes. Este tipo de solidariedade liga o indivíduo diretamente a sociedade. Ex: horda. Com o aumento da divisão do trabalho temos a solidariedade orgânica.

Cada indivíduo tem uma esfera própria de ação, mas também depende dos demais para sobreviver. Quanto maior for a divisão do trabalho maior será a interdependência entre os indivíduos e crescerá a individualidade. Individualismo resulta de processo de diferenciação s ão do trabalho e resulta na redução da consciência Individualismo resulta de processo de diferenciação social, da divisão do trabalho e resulta na redução da consciência coletiva. A predominância de certas normas do direito é um indicador do tipo de solidariedade predominante na sociedade.

Quando a repressão a um crime ou conduta inadequada é a vingança, o direito penal, sanções repressivas – solidariedade mecânica. Quando a repressão a um crime ou conduta inadequada e a aplicação do direito restitutivo, sanções restitutivas- solidariedade orgânica. A sociedade agindo sobre o indivíduo Suicídio. Definição objetiva de suicídio – todo o caso de morte que resulte direta ou indiretamente de um ato positivo ou indiretamente de um ato positivo ou negativo praticado pela própria vítima, sabedora que deveria produzir este resultado.

Suicídio como fenômeno coletivo. Elaboração de tipologia – tipo médio. Correntes – Consequências Egoísmo – Melancolia langorosa. Altruísmo- Renúncia ativa Anomia – Fadiga exasperada. Certas condições sociais particulares estimulam ou detém o suicídio. As conjunturas particulares são ressonância do estado moral da sociedade. A coesão e vitalidade das instituições, a intensidade d e manifesta no grupo religioso, os laços que unem a família, os vínculos a sociedade política contribuem pa icídio.

A coesão e vitalidade das instituições, a intensidade da solidariedade manifesta no grupo religioso, os laços que unem a família, os vínculos a sociedade política contribuem para evitar o suicídio. A depressão, a melancolia, a sensação de desamparo moral resultantes da desintegração social são as causas do suicídio egoísta. Nessa situação os valores individuais são mais fortes que as normas coletivas. O suicídio altruísta e visto como um dever que se não for cumprido e punido com desonra, perda da estima pública ou por castigos religiosos. ? a elevada integração social dos indivíduos que leva eles a cometerem este tipo de suicídio. O suicídio anômico se deve a um estado de desregramento social no qual as normas estão ausentes ou perderam o respeito. Estado de anomia – o sentimento de interdependência se amortece, as relações são precárias e as regras são indefinidas e vagas. Moral e vida social: Moral – sistema de normas de conduta que prescrevem como o sujeito deve conduzir-se em determinadas ircunstâncias. Sociedade – autoridade moral.

A coesão e vitalidade das instituições, a intensidade da solidariedade manitesta no grupo religioso, os laços que unem a deve conduzir-se em determinadas circunstâncias. Unidade moral da sociedade moderna – moral individualista e a religião da humanidade. A dualidade dos fatos morais: O sagrado (aquilo que não se ousa violar). O estimado (aquilo que é desejável nas relações sociais). Necessidade de que os ideais morais de uma sociedade sejam constantemente relembrados, revividos, para que não decaíam.

A necessidade de reaquecimento dos ideais coletivos é a razão de muitos ritos religiosos. Neles, a sociedade (de fiéis) refaz-se moralmente, reafirmando os sentimentos e idéias coletivas que constituem sua unidade e personalidade, garantindo a coesão e continuidade do grupo. Moralidade e anomia: Conflitos e desordens eram sintomas de anomia jurídica e moral. O mundo moderno se caracteriza por uma redução na eficácia de instituições integradoras como a religião e a família. Diminui a influência da família O Estado se mantém longe dos indivíduos.

As religiões são pouco eficazes diante da diversidade de corrente de pensamentos. A profissão assume importância na vida social. O grupo profissional ou corporação pode regular a vida social. Estado de anarquia – distribuição injusta da riqueza, mas principalmente a falta de regulamentação das atividades econômicas, de uma autoridade moral que se impusesse sobre os trabalhadores. A divisão social do trabalho deveria produzir solidariedade. Coesão social – regras morais. Luta de classes – anormalidade. As desigualdades são naturais e os homens devem se conformar. Religião e moral:

Tipos de fenômenos religiosos: 1 – crenças: estados de opinião, representações. 2- ritos: exprimem modos de conduta. As crenças e os ritos classificam o universo entre sagrado e profano. As cerimônias religiosas colocam a coletividade em movimento, reforçando os valores e crenças sociais. A teoria sociológica do conhecimento: Religião – o mais primitivo fenômeno social. As religiões são constituídas por um sistema solidário de crenças e de práticas relativas as coisas sagradas. As religiões são os primeiros sistemas coletivos de representação do mundo, são cosmologias.

As categorias fundamentais do entendimento humano (tempo, espaço, número, causa, substância, personalidade) são produzidas inicialmente no interior do pensamento religioso. As categorias fundamentais do entendimento humano tem sua origem no social, traduzem estados da coletividade, são produtos da cooperação. As categorias são representações coletivas, obras da sociedade. Conceitos – modo como as sociedades representam a natureza, os sentimentos, os objetos e as idéias. Categorias – conceitos que expressam coisas sociais. A base da categoria tempo é o ritmo da vida coletiva.

Melhores práticas de rh

0

Relatório 2011 – Melhores Práticas de RH Os principais empregadores e países que formam os BRICS Fonte: Traduzido de Portal

Read More

Fungos

0

FACULDADE ASSIS GURGACZ MARCELO GONÇALVES DOS SANTOS CULTIVO DO COGUMELO “AGARICUS BLAZEI” or6 to view nut*ge CASCAVEL – PR 2011

Read More