Biologia
Trabalho de Biologia – Sumário I – Introdução Il- Ciclo do Carbono III — Efeito Estufa IV – Ciclo do Oxigênio V — Ciclo do Nitrogênio – Introdução A seguir iremos descrever cada etapa de cada ciclo, com suas características, seu comportamento, suas finalidades e sua composiçao. – Ciclo do Carbono O carbono é o princi nos ultimos anos te pode ser encontrado ar 3 S”ipeto que e organlco, e m todo o mundo. de gás (quase todo ele originado pela respiração de seres vivos, pelo qual se completa o que chamamos de “ciclo do carbono”).
O ciclo do carbono se inicia quando as plantas, ou outros rganismos autótrofos absorvem o gás carbonico da atmosfera e utilizam na fotossíntese. Então o carbono passa para o “nível de nutrição”; quando os animais herbívoros ingerem as plantas e ingerem parte do carbono na forma de açucar, pois uma parte do carbono será absorvidos pelos organismos decompositores. Ao ser ingerido pelos herbívoros, o carbono é devolvido pela respiração ou através da decomposição desses organismos. Outros grandes reservatórios são os oceanos, que realizam uma troca constante do carbono com a atmosfera.
O processo de industrialização e a consequente utilização de combutiveis minerais tem aumentado de forma vertiginosa o lançam lançamento de dióxido de carbono na atmosfera, tornando prejudicial um fenomeno essencial para a vida na Terra: o efeito estufa. – Efeito Estufa É um fenomeno natural do aquecimento da Terra. É indispensavel para manter a temperatura da Terra; sem ele a Terra seria muito fria, sendo assim, difícil desenvolvimento das espécies. Os raios procedentes do Sol, ao serem enviados à Terra, têm 2 destinos.
Parte dos raios é absorvida e transformada em calor, antendo assim o planeta aquecido; enquanto a outra parte é direcionada para o espaço. Isso por causa da açao refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando um cobertor em volta da Terra. Os Gases do Efeito Estufa, comportando-se como uma estufa, retendo o calor solar proximo a Terra. Os principais gases que provocam esse fenomeno são: dióxido de carbono (COZ), óxido nitroso (N20), metano (CH4), cloro-fluor- carboneto(CFC).
São originarios da queima de combustiveis minerais e o desmatamento. O efeito estufa em excesso causa superaquecimento, o que pode provocar consequencias graves, como o derretimento das calotas polares, mudanças climaticas, entre outros. – O Ciclo do oxigênio Devido à sua grande utilização em varias estagios no ecossistema, foi dado o nome de “ciclo do oxigênio” à mov PAGFarl(F3 utilização em varios estagios no ecossistema, foi dado o nome de “ciclo do oxigênio” à movimentação feita pelo oxigênio através de processos físicos, biológicos, geológicos e hidrológicos.
O oxigênio é originado, pnncipalmente, da fotossintese dos mares da Terra primitiva. Pode ser encontrado na atmosfera sob varias formas. É o elemento mais abundante na crosta terrestre e nos oceanos, e o segundo mais abundante na atmosfera. A fotossintese é a principal forma de produção do oxigênio Embora as plantas consumam parte desse oxigênio em sua propria respiração, a quantidade produzida pela fotossíntese é 30 vezes maior que a consumida. Outra forma de produção de oxigênio é a fotólise: reação em que a radiação ultravioleta que entra na atmosfera, decompõe a água tmosferica em dióxido de azoto (nitrogênio). H20 + energia 4H + 02 Ciclo do Nitrogênio O processo pelo qual o nitrogênio passa acontece assim: • a fixação e o processo em que o azoto é capturado da atmosfera em estado grosso (N2) e convertido em formas úteis para outros processos químicos. Existem bactérias que estabelecem uma relação de simbiose com algumas espécies de leguminosas e bactérias que vivem no solo. SIMBIOSE é estabelecida através do consumo de amonníaco (bactéria produzida no caule das plantas) por parte das plantas. PAGF3ÜF3