Psicodrama

Categories: Trabalhos

0

APRESENTAÇÃO DE JACOB MORENO Moreno nasceu em 1889 na Romênia, médico de origem judaica. Aos 5 anos de idade Viveu uma experiência que foi a brincadeira de ser Deus, onde tentou voar e acabou com uma fratura no braço. Esse momento, segundo Moreno foi o embrião de sua idéia da espontaneidade. Em 1921, fundou o teatro Vienense da Espontaneidade, a experiência que constituiu a base de suas idéias da psicoterapia de Grupo e do Psicodrama. Foi durante o trabalho do teatro espontâneo com pacientes, em 1923, que caracterizou o in(cio do Teatro Terapêutico.

Assim o Teatro da Espontaneidade ransforma-se em Te Terapêutico; aqui ta e famílla. A data ofici de abril de 1921. TEORIA SOCIONOMICA or7 to next*ge no psicodrama psicodrama de casal odrama seria dia ID Para Moreno o indivíduo é concebido e estudado através de suas relações interpessoais. Logo ao nascer a criança é inserida num conjunto de relações, constituído em primeiro lugar por sua mãe (que é primeiro ego-auxiliar), seu pai, irmãos, avós, tios (Matriz de Identidade).

Moreno crou a socionomia (sociu= companheiro, grupo; nomos= regra, lei) estudo das leis que regem o comportamento social e grupal. ) Sociodinâmica: Estuda o funcionamento das relações interpessoais. Tem como método de estudo o role-playing ou jogo de papéis que permite ao indivíduo atuar dramaticamente diversos papéis, desenvolvendo ass assim um papel espontâneo e criativo. 2) Sociometria: Tem por objetivo medir as relações entre as pessoas e seu método é o teste sociométrico, possibilita quantificar as relações estudadas.

As etapas para a aplicação do teste sociométrico são: 1- a escolha do critério pelos elementos do grupo; 2- cada um deve fazer suas escolhas positivas, negativas e indiferentes eguidas do porquê da escolha. Serão escolhidos todos os integrantes do grupo. 3- fazer o chamado “perceptual”, que consiste em dizer como será escolhido por cada um dos elementos do grupo e o porquê da escolha. 4- as escolhas serão depois lidas em conjunto no grupo e será montado o sociograma, que é a síntese gráfica das congruências e incongruências na escolha dos indivíduos. ) Sociatria: Constitui a terapêutica das relações sociais. Seus métodos são: a Psicoterapia de grupo, o Psicodrama e o Sociodrama. O Psicodrama é o tratamento do indivíduo e do grupo através da ção dramática. A Psicoterapia de Grupo prioriza o tratamento das relações interpessoais inseridas na dinâmica grupal. O Sociodrama é um tipo especial de terapia onde o protagonista é sempre o grupo e as pessoas estão reunidas enquanto mantêm alguma tarefa ou objetivo comum.

A VISAO MORENIANA DO HOMEM O HOMEM COMO AGENTE ESPONTÂNEO Os recursos inatos do homem são a espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade. O NASCIMENTO EO FATOR E A capacidade de responder adequadamente à situação, utilizada pela primeira vez no nascimento, deu o nome de espontaneidade u fator E. PAGFarl(F7 situação, utilizada pela primeira vez no nascimento, deu o nome de espontaneidade ou fator E. A REVOLUÇÃO CRIADORA O homem nasce espontâneo e deixa de sê-lo devido a fatores adversos do meio ambiente.

A Revolução Criadora moreniana é a proposta de recuperação da espontaneidade e da criatividade, através do rompimento com padrões de comportamento estereotipados, com valores e formas de participação na vida social que acarretam a automatização do ser humano (conservas culturais). ESPONTANEIDADE E CRIATIVIDADE A espontaneidade é a capacidade de agir de modo adequado (ajustamento, adaptação) diante de situações novas, criando uma resposta inédita ou renovada, ou ainda, transformadora de situações preestabelecidas.

Ser espontâneo significa estar presente às situações, configuradas pelas relações afetivas e sociais, procurando transformar seus aspectos insatisfatórios. A possibilidade de modificar uma dada situação ou de estabelecer uma nova situação implica em criar; produzir, a partir de algo que já é dado, alguma coisa nova. A criatividade é indissociável da espontaneidade. A espontaneidade é um fator que permite ao potencial criativo atualizar-se e manifestar-se. CRIATIVIDADE VERSUS CONSERVA CULTURA Todo resultado de um processo de criação ou de um ato criado pode cristalizar-se como conserva cultural.

Sao objetos materiais, comportamentos, usos e costumes, que se mantêm idênticos, em uma dada cultura. FATOR TELE Tele é a capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa en PAGF3rl(F7 é a capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas. TELE E EMPATIA Tele é percepção interna mútua entre dois indivíduos, é inato. A empatia é captação, pela sensibilidade, dos sentimentos e emoções de alguém ou contidas, de alguma forma, em um objeto.

Tendência para sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pela outra pessoa. O fenômeno tele é a empatia ocorrendo em duas direções. TELE E TRANSFERÊNCIA Transferência é a ausência do fator tele. Experiências anteriores marcantes influem para que tendamos a viver uma situação nova como se esta fosse idêntica ou semelhante à situação vivlda no assado. A MEDIDA DO FATOR TELE O teste sociométrico verifica a capacidade de um grupo de captar os sentimentos e expectativas dos outros em relação a ele.

TELE E ENCONTRO O encontro é a experiência essencial da relação télica. O ENCONTRO “Um encontro entre dois: olho no olho, cara a cara. e quando estiveres próxmo tomarei teus olhos e os colocarei no lugar dos meus, e tu tomarás meus olhos e os colocarás no lugar dos teus, então te olharei com teus olhos e tu me olharás com os meus. Assim nosso silêncio se serve até das coisas mais comuns e nosso encontro é meta livre: O lugar indeterminado, em um momento indefinido, a palavra illmltada para o homem não cerceado”. ? posslVel destacar algumas mensagens: * A disposição e a convocação para a proximidade; * A proposta de uma vivência lena de troca; disposição e a convocação para a proximidade; * A proposta de uma vivência plena de troca; * O empenho na compreensão mútua; A confiança na receptividade do outro; * A acolhida do silêncio que envolve o acontecimento, do qual até as coisas mais simples parecem tornar-se cúmplices; * O lugar nao pode ser delimitado, o momento e tempo vivido lenamente, escapa a medidas que o precisem; * A palavra, que não é mera fala, é um dizer pleno, não brota de definições; * Na experiência radical de convivência revela-se a ausência de limitação da verdadeira essência humana. A TEORIA DO MOMENTO O momento moreniano é uma espécie de curto-circuito, é vivido como se a duração fosse alterada subitamente, permitindo o destaque de um instante que transforma as pessoas envolvidas. O AQUI AGORA É a investigação das caracter[sticas do inter-relacionamento entre os indivíduos envolvidos na situação, tal como está ocorrendo.

Trata-se de averiguar a relação presente, as correntes afetivas tais como estão sendo transmitidas e captadas aqui e agora. CO-CONSCIENTE E CO-INCONSCIENTE Refere-se a vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas. CO-INCONSCIENTE E INVERSÃO DE PAPÉIS Resistência interpessoal corresponde a uma resistência a reconhecer certos aspectos próprios, que cada um atribui ao outro, e que frequentemente se apresenta como resistência frente ao outro. A FORMAÇAO DA IDENTIDADE A MATRIZ DA IDENTIDADE O lugar preexistente, modificado pelo nascimento do s IDENTIDADE O lugar preexistente, modificado pelo nascimento do sujeito, é o ponto de partida para o seu processo de definição como individuo; é a Matriz de Identidade. ? o lugar do nascimento (locus nascendi). ambém definida como placenta social. Identificação supõe que haja um eu consolidado que busca a identidade com outro eu consolidado. Ao nascer a criança entra num mundo denominado Primeiro Universo: 10 tempo do Primeiro Universo ou periodo da Identidade Total: * A criança não diferencia pessoas de objetos, nem fantasia de realidade, * Só há um tempo: presente; k Todas as relações são de proximidade; * A criança tem fome de atos; * Não existem sonhos, pois não há separação de objetos e pessoas e não há possibilidades de registros; * Corresponde à Matriz de Identidade Total Indiferenciada. 0 tempo do primeiro Universo ou Periodo da Identidade Total Diferenciada ou de Realidade Total: Há um decréscimo da fome de atos; * Começa a diferenciar objetos de pessoas; ‘k Surgem certos registros, possibilitando os sonhos; * As relações começam a ter certa distância, tendo início aqui os rudimentos da tele-sensibilidade; Corresponde-lhe à Matriz de Identidade Total Diferenciada. O início do Segundo Universo é marcado pela ocorrência da Brecha, entre a fantasia e realidade. A partir desse momento o indlviduo começa a desenvolver os papéis soclais, relacionados a um mundo social e os papéis psicodramáticos, relacionados a um mundo de fantasia. As PAGFsrl(F7 relacionados a um mundo social e os papéis psicodramáticos, relacionados a um mundo de fantasia.

As cinco etapas da formação da Matriz de Identidade da Brecha são: 1. Fase da indiferenciação: onde a criança, a mãe e o mundo são um só; 2. Fase onde a criança concentra a atenção no outro, esquecendo-se de si mesma; 3. Aqui ocorre o movimento inverso: a criança está atenta a si mesma, ignorando o outro; 4. A criança e o outro estão presentes de maneira concomitante, e ela já se arrisca a tomar o papel do outro, embora não suporte o outro no seu papel; 5. Nesta etapa já pode haver concomitância na troca de papéis entre a criança e a outra pessoa. Essas se resumem em três fases: 1. FASE DO DUPLO: fase da indiferenciação, a criança necessita do outro (ego-auxiliar); 2.

FASE DO ESPELHO: a criança concentra a atençao em Si squecendo do outro, e também concentra a atenção no outro esquecendo de si. Ela vê seu reflexo e o estranha; 3. FASE DE INVERSÃO: existe a tomada de papel do outro para em seguida haver a inversão concormtante dos papéis. ÁTOMO SOCIAL É a configuração social das relações interpessoais que se desenvolvem a partir do nascimento. São as pessoas de maior proximidade afetiva da criança, que nasce dentro de um meio social. As pessoas que não lhe causam impressão alguma, nem positiva nem negativa, ficam fora do átomo social. AS REDES SOCIOMÉTRICAS São compostas por vános átomos sociais.

Reflexхes sobre o ato de estudar

0

Reflexхes sobre o ato de estudar um conjunto de sugestхes que podem ajudar vocк a ter um melhor rendimento na

Read More

Lutero

0

Lutero, que estava inconformado com os exageros praticados pela Igreja Católica. Havia situações religiosas, políticas, sociais e econômicas que propiciaram

Read More