Monografia

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RESUMO DO TEXTO: SAUDE – DOENÇA CUIDADO PASTORAL COM ENFOQUE PSICOLOGICO No período pré-histórico, as doenças eram atribuídos a espiritos do mal, que conforme eles, traziam toda sorte de problemas físicos, e a preocupação era procurar livrar-se desses espíritos, exorcizá-los através de diversos rituais, como a trepanação, em que eles faziam uma perfuração no corpo da pessoa a fim de retirar o espírito. Os avanços mais expressivos em saúde pública e saneamento foram feitas na Grécia e em Roma durante os séculos VI e V.

Em Roma um grande sistema de drenagem, cloaca áxima, foi construído para drenar um pântano que mais tarde Swipe lo nexL page se tornaria o lugar d No que diz a Medicin ao- ora estavam emergindo em outras culturas. P Idade Média houve u o tempo que m eram formadas dois mil anos. Na s naturais da saúde e da doença. A igreja exercia uma influ ncia poderosa sobre todas as áreas da vida, interpretações religiosas coloriam as idéias dos cientistas medievais a respeito da saúde e da doença.

Um dos mais influentes pensadores da Renascença foi o filósofo e matemático francês René Descartes (1 596 – 1650) cuja primeira novação foi o conc conceito do corpo humano como uma máquina. Ele descreve todos os reflexos básicos do corpo, construindo nesse processo, elaborados modelos mecânicos para demonstrar seus princípios. Ele acreditava que a doença ocorria quando a máquina estragava: a tarefa do médico era consertar a máquina.

Descartes é conhecido por sua crença de que a mente e o corpo são processos separados e autônomos que interagem de forma mínima e que cada um deles está sujeito a diferentes leis de causalidade. Esse ponto de vista, chamado de dualismo mente- orpo, baseia-se na doutrina de que os seres humanos possuem duas naturezas, a mental e a fisica. Descartes e outros grandes pensadores da Renascença, em um esforço para romper com o misticismo e as superstições do passado, rejeitava a noção de que a mente influencia o corpo. Depois da Renascença, os médicos se concentravam exclusivamente nas causas biológicas da doença.

O médico italiano Giovanni Morgagni publicou o primeiro livro didático de anatomia médica e com base em seus achados de centenas de autopsias humanas, promoveu-se a idéia de que as causas de uitas doenças residem em problemas nos órgãos internos e nos sistemas muscular e esquelético do corpo. Durante o século XX, o cientista francês Louis Pasteur isolou a bactéria responsável pela doença do bicho-seda, que ameaçava a indústri Louis Pasteur isolou a bactéria responsável pela doença do bicho-seda, que ameaçava a indústria de seda na França.

E, após provar que um microorganismo causava a raiva, ele desenvolveu a prmeira vacina eficaz contra ela, porém a contribuição mais importante de Pasteur foi quando ele fez diversos experimentos eticulosos que mostrava que a vida apenas pode existir a partir da vida já existente, e após Pasteur, o conhecimento e os procedimentos médicos desenvolveram-se rapidamente. A Psicologia da Saúde veio, mais uma vez, desafiar a cisão mente- corpo, ao propor um papel para a mente, tanto na causa como no tratamento da doença.

No entanto, difere da Medicina psicossomática, da Saúde comportamental e da Medicina comportamental, uma vez que a investigação realizada em Psicologia da Saúde é mais própria da disciplina de Psicologia. A psicologia da saúde, que tem por objetivo a promoção e anutenção da saúde e à prevenção da doença, resulta da integração das contribuições específicas de diversas áreas do conhecimento psicológico que tinham por objetivo a promoção de saúde e a prevenção em todos seus niveis.

Em relação a psicologia pastoral, para vir ao encontro das necessidades de muitas pessoas que sofrem e procuram por ajuda, surgiu esse tipo de psicologia. Trata-se de uma sub- disciplina da teologia pastoral. Ela res PAGF3ÜFd surgiu esse tipo de psicologia. Trata-se de uma sub-disciplina da teologia pastoral. Ela resultou do diálogo e da cooperação entre médicos e pastores. Por ser uma disciplina nova, suas atribuições e seu campo de competência ainda não estão claramente definidos.

Claro está que ela pretende aplicar conhecimentos e recursos da psicologia à prática pastoral. Neste nosso mundo globalizado, se faz cada vez mais necessário o diálogo interdisciplinar, visando ao bem-estar de todos os homens e do homem como um todo. As pessoas procuram ajuda pastoral nas mais diferentes situações de suas vidas. O individualismo e o isolamento são marcas de um mundo pós-moderno, onde udo está sujeito às relações, às leis de mercado, até mesmo as leis interpessoais.

A consequência é a experiência cada vez maior de solidão e depressão, por isso a necessidade de relações pessoais autênticas é grande. Não há lugar mais terapêutico do que relações humanas sadias. O objetivo da psicologia pastoral em relação à depressão é mediar algo do amor de Deus, não só através da palavra falada, mas também do gesto e da postura do conselheiro, de modo que o paciente, sentindo a atenção e o carinho do conselheiro, também experimente algo do amor divino.

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