Pipa 2010

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CURSO DE ADMINISTRAÇAO PRÁTICAS DE COMEX: IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO, CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONAIS, LOGÍSTICA INTERNACIONAL METALURGICA METALTRU LTDA Sorocaba/SP 2010 BRUNA ALMEIDA DE OLIVEIRA DIANA SORAIA DA CONCEIÇÃO EDCLÉIA DE SOUZA LIMA OLIVEIRA HUGO LEONARDO MARISA PELEGRIM PRÁTICAS DE COM E FINANÇAS INTERN 0 p ORTAÇÃO, CÂMBIO ERNACIONAL Trabalho interdisciplinar do Programa de Iniciação às Práticas Administrativas (PIPA) apresentado como exigência para a avaliação no primeiro semestre, para as disciplinas do 60 semestre, do curso de Administração da

Universidade Paulista. Orientador: Prof. Marco Antonio Curso de Administração UNIP / Campus Sorocaba / Período Noturno -lal Studia DATA DA APROVAÇÃO: DEDICATORIA Primeiramente dedicamos esse trabalho a Deus, que nos deu forças e iluminou nosso caminho, aos amigos que construí no decorrer desta caminhada. A universidade UNIP que nos proporcionou amadurecimento acadêmico, por completar nosso conhecimento e por todos os desafios que tivemos durante a realizaçao desse trabalho.

AGRADECIMENTOS Agradecemos ao professor Marco do Curso de Administração de empresas – Comex da universidade (UNIP Sorocaba), pelos eus conhecimentos e esforços em prol da formação humana e profissional de seus alunos. Agradecemos também a professora Ligia pelo incentivo, e por sempre demonstrar-se disponível e atenciosa para nos orientar neste trabalho. A empresa Metaltru, em especial a Administradora Andréia, pela orientação dispensada e valiosa colaboração no desenvolvimento deste trabalho. “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces” Aristóteles. ÍNDICE 30 . 16 1. Descrição da organizaçao 1. 2. Concorrência e Ambiente Competitivo 17 1. 2. 3. Aspectos Relevantes 1. 2. 4. Histórico pela busca pela excelência . 1. 2-5. Organograma 18 2. O PAIS DE INTERNACIONALIZAÇÃO. escolhido 20 … 17 2. 1 . Análise do ambiente internacional e das relações Brasil— Paraguai…… 2. 2. Descrição das características relevantes do pais para o processo de interna- cionalização da 2. 3. Avaliação de ameaças e 2. 4. Avaliação da concorrência no país 2. 5. Legislação de importação e leis de proteção no país escolhido. 2. 5. 1 Imposto de Importação … 19 3.

O NOVO PRODUTO E SEU COMPOSTO MERCADOLOGICO PARA O PAIS DE DESTINO DA EXPORTAÇAO 3. 1 . Vantagens para a empresa e para o país em conquistar o mercado Internacional……. 21 3. 2. Definição da forma de internacionalização da sofrer para entrar No mercado escolhido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3. 4. Formas de Pagamento aceitas pela cultura do cliente e por seu Banco Central. 23 3. 5. Avaliação da capacidade exportadora da empresa.. 3. 6. Exportação Direta e Indireta: precificação do produto e táticas de preços; levantamento do custo do produto e definição do preço para venda no exterior.. 4.

PRÁTICAS COMERCIAIS E DE NEGOCIAÇÃO…. 4. 1 . Terceirizações para despacho de 4 5. FLUXOGRAMA DA EXPORTAÇÃO DO PRODUTO E DOCUMENTOS UTILIZADOS… 25 6. TRATAMENTO ADMINISTRATIVO PARAA EXPORTAÇAO DO PRODUTO.. 28 6. 1 . Aspectos legais do processo de internacionalização… 6. 1 . 2. Alteração documental necessária para a empresa se tornar legalmente exportadora e ou importadora. 7. ASPECTOS, OPERAÇÕES CAMBIAIS E SEGURO NA EXPORTACAO DO 4 30 justificativa, custos e formas de Cobrança.. 30 7. 3. Modalidade de pagamento negociada com o recebimento…….. 31 8. 2. 1. conceito……… — importador… … 30 7. . Recebimento das divisas referente à exportação, procedimentos peracionais e fechamento de câmbio, tipo de contrato utilizado, função da instituição financeira no processo de 8. LOGISTICA E A EXPORTAÇAO DO 8. 1 . Conceito de .. … 32 8. 2. A importância dos Incoterms na logística.. 33 8. 2-2. obrigações do exportador.. 8. 3. Decisão do modal de transporte…… — . 8. 3. 1 Incoterms FCA (Rodoviários)…. . . . . . . . . . . . . . . 8. 4. Utilização de Cargas… .35 8. 4. 1. conceito. 35 8. 4. 2. carga Solta. … 35 8. 5. Embalagem…. …. 36 8. 6. Custos Logísticos nos Processos Aduaneiros. 8. 6. 1 .

Despacho aduaneiro na exportação do roduto…………. . 9. AVALIAÇÃO E SUGESTÕES DE MELHORIA ….. … 37 10. CONCLUSAO 38 REFERÊNCIAS 39 LISTA DE SIGLAS AFRMM mercante COFINS social CRT DDE DE FCA ICMS Serviços IVA LTDA NCM RC REI Adicional de frete para renovação da marinha Contribuição para o Financiamento da Seguridade Conhecimento de Transporte Rodoviário Declaração Declaração de Exportação Free Carrier – Transporte livre Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Instrução Normativa Imposto Produto Industrializado Imposto sobre Valor Agregado Limitada Nomenclatura Comum do Mercosul Nota Fiscal

Programa de Integração Social Registro de Crédito Registro de Ex orta ão Registro d s e Importadores 6 OF30 UNIR Universidade Paulista RESUMO CONCEIÇÃO, Diana soraia; MANTELLO, Hugo Leonardo Silva; OLIVEIRA, Bruna Almeida; OLIVEIRA, Edcléia de Souza Lima e RODRIGUES, Marisa Pelegrine. Práticas de Comex: Importação e Exportação, Câmbio e Finanças Internacionais, Logística Internacional / Metalúrgica Metaltru Ltda. Programa de Iniciação às Praticas Administrativas – Administração, Universidade Paulista – UNIP, Sorocaba, 2010.

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa acerca da prática e comércio exterior em Empresa nacional. Parte-se do principio de que o comércio exterior é uma lente que proporciona ver as fragilidades ou eficiências da estrutura produtiva de um setor ou de um país. A estrutura administrativa de uma empresa é de total importância para que todos seus processos e tarefas possam caminhar corretamente, para a obtenção do objetivo final que é a conclusão da tarefa com eficiência de uma forma eficaz para a satisfação do cliente. ? com base nisto, que o objetivo final deste projeto é fazer com que os alunos do curso de Administração a UNIP, possam compreender e identificar todos os processos organizacionais e técnicas de Comércio Exterior de uma empresa, avaliando sua estrutura administrativa, na qual se faz saber a importância da execução precisa e exata de todas as tarefas. O objetivo final deste trabalho é dar ao aluno o máximo de aproximação às práticas que atualmente o mercado de trabalho exige de um profissional de Comércio Exterior.

Palavras-chave: comércio exterior, logística, administração ABSTRACT CONCEIÇÃO, Diana Soraia’ MANTELLO, Hugo Leonardo Silva; OLIVEIRA, gruna Almeida; Iéia de Souza Lima e Metalúrgica Metaltru Ltda. Programa de Iniciação às Praticas Administrativas – Administração, Universidade Paulista – IJNIP, Sorocaba, 2010. This paper presents results of research on the practice of foreign trade in national company. We depart from the principle that foreign trade is a lens that delivers efficiencies or see the weakness of the productive structure of an industry or a country.

The administrative structure of a company IS all important that all processes and tasks can walk properly, to achieve the ultimate goal of completing the task efficiently in an effective ay for customer satisfaction. It is on this basis that the ultimate goal of this project is to make the students of Directors of IJNIP, can understand and identifiy all organizational processes and techniques of foreign trade of a business, evaluating its administrative structure, in which he makes know the importance of precise and accurate Implementation of all tasks.

The ultimate goal ofthis work is to give students the most practical approach to the current job market requires a professional foreign trade. Key words: Foreign trade, logistics, administration NTRODUÇÃO O presente estudo é um dos requisitos para a conclusão do sexto semestre do curso de graduação em Administração de Empresa com Habilitação em Comércio Exterior.

Trata-se de um estudo sobre exportação no comércio exterior, e tem como base de estudo a Metalúrgica Metaltru Ltda. A empresa escolhida é uma metalúrgica voltada à fabricação de utilidades domésticas, foi selecionada como um exemplo de organização preparada para lidar com diversos tipos de situação. Isso devido a uma estrutura bem definida e a relação estabelecida não só com os membros, mas também com a sociedade.

Sabemos que toda organiza ão em suma, tem como princípios fundamentais sobreviver gerar lucro aos seus sobreviver no mercado e gerar lucro aos seus acionistas, entre vários outros, de acordo com o propósito de cada empresa. Em meio a vários aspectos importantes para a sobrevivência de uma organização, pode-se citar como primordiais a prospecção e fidelização de novos mercados, a melhoria contínua da qualidade dos produtos e busca pela maximização de lucros.

Partindo do princípio da importância da prospecção de novos mercados e, considerando os vários benefícios da exportação, ais como beneficios fiscais, aprimoramento da qualidade dos produtos, know-how internacional e ampliação do mercado consumidor; observou-se que a empresa busca inserir-se no mercado internacional exportando seus produtos, com o objetivo de desenvolver-se e, consecutivamente crescer, pois a exportação há algum tempo vem sendo vista como uma grande oportunidade para as empresas prosperarem na atual conjuntura econômica global.

Outro aspecto importante são as oportunidades criadas a partir dos acordos comerciais firmados entre os blocos económicos. O rincipal acordo econômico da América do Sul é o MERCOSUL, Mercado Comum do Sul, um dos principais tratados em que o Brasil está inserido juntamente com Paraguai, pais escolhido pela empresa para exportar seus produtos, cujo propósito é facilitar o intercâmbio econômico, cultural e comercial entre os países participantes.

A seguir serão detalhados os processos da refenda empresa, para que se possa entender como é realizada a administração no ramo de fornecimento e assim propor sugestões e melhorias. Através de pesquisa realizada tanto no site como em visita écnica a sede da empresa, foi possiVel facilitar o preenchimento das informações necessárias para a confecção deste relatório, tendo como referência as informações adquiridas ao longo do curso.

APRESENTAÇÃO O primeiro capítulo está eções que abrange a primeiro capitulo está dividido em seções que abrange a introdução, a descrição da organização, seus concorrentes no mercado, seu histórico de busca pela excelência, seus aspectos relevantes e sua estrutura. 1 perfil da organização 1. 1 Descrição da Organização A Metalúrgica Metaltru Ltda foi fundada em 1987 e hoje conta om moderna planta industrial com mais de 25. 00 m na cidade de Porto Feliz, a 99 km de Sáo Paulo/Capital e é composta por três unidades Independentes de negócio, sendo elas: Metaltru, Closet e Laminato. É uma empresa que se dedica ao atendimento das necessidades dos clientes, através do desenvolvimento de uma linha completa de organização com produtos práticos para todos os ambientes. Com um atendimento rápido e de qualidade, procura identificar as necessidades de cada cliente, oferecendo soluções com flexibilidade e personalidade, características necessárias á uma mpresa de médio porte.

Confira alguns dos principais produtos da Metaltru: • Suporte de ferro e tábua de passar; • Porta shampoo Jumbo; • Suporte de mangueira giratório; • Porta Vassoura Master; • Escorredor Plástico Color; 1. 2 Concorrência e Ambiente Competitivo A METAL TRU tem como concorrentes no mercado de utilidades domésticas as empresas: ARTHI COMERCIAL, ARAMADO SOL e BARÃO ARAMADO. A empresa está bem posicionada no mercado em que atua. Apesar da extrema crise econômica que mundo enfrentou recentemente, anteve estável na 0 DF 30

Educação de jovens

0

Trabalho de teologia – Educação Jovens. lncrível Adolescência Por Rebeca Broner – Pedagoga e Terapeuta Educacional *Uma abordagem para pais

Read More

Localcred

0

IBHES – INSTITUTO BELO HORIZONTE DE ENSINO SUPERIOR PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 Swipetoviewn ‘t

Read More