Polissindeticamente

Categories: Trabalhos

0

Face- Faculdade de Ciências Educacionais Disciplina-Filosofia das Ciências Doscente-Celso Silva A CIÊNCIA E o FUTURO MURITIBA – BA MARÇO-2011 Silva como avaliação I professor Celso ofia das Ciências. p MURITIBA-BA 201 1 A aecIA E o FUTURO’ RESUMO O presente artigo retoma a discussão acerca do papel desempenhado pela ciência e a pela tecnologia no contexto da sociedade contemporânea, buscando construir uma reflexão sobre seus impactos no modo de vida humano.

Ciência e Tecnologia percorreram, ao longo da história, caminhos a principio distintos até tornarem-se praticamente indissociáveis e ator central do vertiginoso progresso da humanidade. Descreve- se a evolução da ciência e tecnologia desde os primórdios da humanidade, sua crescente inter-relação, até chegarem a fazer -lal Studia become almost Inseparable and central factor of the vertiginous progress of humanity.

It describes the evolution of science and technology since the dawn of mankind, its increasing interdependence, until they become part of the political and strategic government of most countries. Followng are some considerations about the future prospects of scientific and technological development ouvir Ler foneticamente Dicionário – Ver dicionário detalhado Traduza qualquer site • Marmiton. org-França • NouvelObs-França • Philadelphia Inquirer-Estados Unidos • Arte Toreo-Espanha • Telegraph. co. k-Reino Unido • Louvre-França • BBC News-Reino Unido • Spiegel Online-Alemanha • Onelndia-hindi • Focus Online-Alemanha • USA Today-Estados Unidos porque ao invés de gerar respostas possíveis, este exercicio reflexivo alimenta crescentemente o repertório de questões sobre as quais se debruçar. E imprescindível para tornar, cada vez mais evidente, os rumos tomados pelo binômio Ciência e Tecnologia em nossa cultura. A Ciência Moderna, ou melhor, a tradição científica a que pertencemos, é fruto do que a história tem chamado de Revolução Científica, que teve inicio no século XVII na Europa.

Assim, pode-se afirmar que a contribuição inicial da tecnologia para a Ciência não foi somente a de introduzir o conhecimento científico no processo produtivo, mas, sim a de criar um ambiente propicio à inovação. Está na hora, portanto, de reformularmos nosso posicionamento reacionário para não ficarmos detidos no tempo e termos que integrar o grupo dos atrasados, enquanto conhecimento avança; está na hora, pois, de caminharmos com ele para a verdade das coisas.

A estreita inter-relação entre a ciência e a tecnologia deu inclusive origem ao dueto “Ciência e Futuro”. Expressões hoje correntes como alta tecnologia ou tecnologia avançada e tecnologia de ponta, são cunhadas para exprimir aquelas tecnologias intensivas em uso de conhecimentos científicos empregados que acabam estando na fronteira da ciência, no limiar do tão temido desconhecido e que precisam respirar a luz de esclarecimento.

Acontece que nem todos têm a exata noção quão recentemente a tecnologia passou ser gerada a partir de conhecimentos científicos pré-existentes e como chegamos a era da busca de novos conhecimentos cientiT 3 conhecimentos científicos pré-existentes e como chegamos a era da busca de novos conhecimentos científicos, não somente para satisfação intelectual, mas como insumo central para a evolução econômica e social.

Nesse compêndio, compreende-se que nao há limites que compõem os Contornos da ciência, a região que delimita onde a ciência acaba e começa. Podemos dizer que é um espaço dinâmico e com várias formas, sem qualquer geometria conhecida.

A atual dinâmica da própria ciência se confunde com aspectos políticos da nossa sociedade; certos aspectos desde a teoria da evolução de Darwin tocam outros tantos ; a interação entre ciência e tecnologia, que é uma fronteira bem conhecida é que parece se mover com velocidade crescente; as novas ciências ou campos vários de estudo, passam por vias diversas, com o tempo e aos poucos, o futuro da Ciência não tratará do começo do fim, mas do fim do começo, o começo de uma grande revolução na biologia e na medicina, que também vai requerer uma intensa participação das iências sociais para abordar problemas humanos e éticos. DESENVOLVIMENTO A ciência estabeleceu algumas teorias, teses e até experimentos mostrando os passos dados pela humanidade, desde a origem do universo. A rigor, a ciência ainda está engatinhando quando analisarmos os mistérios que ainda precisamos decifrar. O mote deste artigo é o rumo da ciência e seus avanços. Não entramos no mérito político e filosófico desta evolução.

Evidentemente, um aspecto econômico está inserido no contexto, mas a abordagem pri 4DF9 Evidentemente, um aspecto econômico está inserido no contexto, as a abordagem principal são os avanços que desbravaram novos caminhos que trouxeram o homem até os dias de hoje, tecnologicamente falando. Vivemos dias de intensa interferência de inovações científicas/ tecnológicas no contexto social. As relações humanas são fortemente re-significadas pela influência desses aparatos e nosso cotidiano é totalmente permeado por eles. Nosso futuro se apresenta como fruto daquilo que a Ciência e a tecnologia nos puderem oferecer. Assim, devemos reconhecer que a vida humana, tal qual admitimos, dificilmente poderia ser imaginada em considerar a presença e o significado social atinentes aos avanços científicos e tecnológicos.

Segundo Kneller (2000), em todas as civilizações, certos homens meditaram sistematicamente acerca do mundo e procuraram as causas de seus fenômenos na própria natureza e não na vontade humana ou sobre-humana. A humanidade tem assistido, e parte dela tem se beneficiado, dos espantosos progressos da vida moderna. No entanto, ao contrário do que se imaginava anteriormente, nunca se viu tanta disparidade de estilos de vida, tanta insatisfação e, sobretudo, tanta perplexidade iante do futuro do homem no que concerne ao avanço da ciência. A Ciência e tecnologia têm Sido, sobretudo nas últimas décadas, elevadas a verdadeiros símbolos dos tempos modernos, responsáveis por renovar as esperanças e expectativas sociais em suas projeções sobre o futuro. As descobertas dos cientistas na área das ciênc S projeções sobre o futuro.

As descobertas dos cientistas na área das ciências naturais e os estudos na área das ciências sociais contribuíram para a descrença e o descrédito de antigos mitos e dogmas que, durante muitos séculos, fundamentaram a conduta e a organização da ociedade. Vivemos, atualmente, em um mundo pós-moderno e, nele, ainda predomina uma crise destrutiva de paradigmas para as ciências. Os padrões universalmente aceitos no auge do desenvolvimento da era moderna e que foram desconstruídos pelas novas descobertas na área das ciências naturais motivados pelo avanço tecnológico A produção cientifica brasileira ultrapassou a da Rússia e pode superar também a da India, consolidando-se como a segunda maior no Bric (grupo de economias emergentes que reúne Brasil, Rússia, índia e China).

Em produção científica neste loco, em relativamente pouco tempo, o Brasil ficará atrás apenas da China, segundo levantamento da divisão de pesquisas da Agência Thomson Reuters, que analisou as 10. 500 mais importantes revistas cientificas do mundo. (KNELLER, A ciência como atividade humana. Reutens, 1980). A notícia, sem dúvida, merece celebração, mas também dá margem a ponderações. Primeiro, a celebração. O avanço brasileiro impressiona e, mantido esse ritmo de crescimento na produção cientifica em todos os países do bloco, o Brasil poderá superar a índia nos próximos anos. Trata-se de um excelente ?ndice do desenvolvimento do País. Outro índice positivo: segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil inves do Pais.

Outro indice positivo: segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil investiu em 2010 0 equivalente a 1,5% (PIB) Produto Interno Bruto em pesquisa e desenvolvimento, o maior nível de investimento dos últimos 11 anos nesse setor. Nessa corrida contra o relógio para lançar a produção cientifica a patamares desejáveis no século 21, o Brasil já deu a largada, como o comprova a pesquisa da Reuters, graças à implementação de programas de incentivo ao avanço tecnológico. Agora o País necessitará de novo fôlego, ou seja, uma política consistente e sustentável, acima dos interesses partidários momentâneos, para alcançar e se manter entre os primeiros lugares. ? preciso também que a proposta de uma politica de Estado para a ciência e a tecnologia, concretize-se e estimule o mesmo para a área de pesquisa científica. Com isso o Brasil garantirá mais facilmente o tal almejado espaço entre as grandes potências do planeta. Sabe- se que é uma ambição humana natural ser inventivo e original, assim serão sempre bem vindos os avanços tecnológicos e ientíficos que possam beneficiar a humanidade,ainda assim, cabe a ele, estabelecer normas capazes de impedir a utilização destes avanços em práticas potencialmente perigosas elou nocivas para a raça humana. Nesse panorama, as novas e revolucionárias tecnologias que estão sendo criadas, serão crescentemente fruto da ciência aplicada.

As consequências dessa realidade são vis[veis. Em primeiro lugar, o setor produtivo e os governos têm investido, crescentemente, na geração de novos conhecimento lugar, o setor produtivo e os governos têm investido, crescentemente, na geração de novos conhecimentos científicos, om o intuito de usufruir as vantagens econômicas, políticas e militares, que as tecnologias deles decorrentes possam trazer. Em segundo lugar, isto poderá se complicar as questões relativas à divulgação e livre acesso e uso dos conhecimentos cientiTicos, como praticadas até hoje, tendo em vista os interesses econômicos e estratégicos envolvidos nas suas aplicações.

Hoje, é difícil discernir a fronteira entre a ciência e tecnologia, e poderá haver um cerceamento no fluxo de ambas, em virtude da luta pela hegemonia em mercados pelas empresas e pelo Poder entre ações ou blocos de nações. O Brasil conquistou, nos últimos anos, uma posição de destaque na produção científica e na geração de tecnologia de ponta. A divulgação científica é um processo de inserção social, na medida em que proporciona ao cidadão o acesso ao conhecimento, que lhe permite participar mais ativamente das discussões que permeiam a aplicação dos recursos públicos no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas.

A divulgação científica também colabora no esclarecimento da população sobre os avanços da ciência e da técnica, fornecendo ubsídios para a formação da consciência crítica e, ainda, contribui para a expansão do conhecimento científico além dos muros das universidades e centros de pesquisa, promovendo maior interação entre o binômio ciência e tecnologia. A sociedade é, de fato, a grande investidora nos projetos de pesquisa e é 8 ciência e tecnologia. A sociedade é, de fato, a grande investidora nos projetos de pesquisa e é também diretamente afetada pelos seus resultados e aplicações. Neste sentido, deve ser bem informada e esclarecida sobre os trabalhos desenvolvidos nos aboratórios de pesquisa e, principalmente, deve ter consciência das implicações que tais pesquisas podem exercer sobre a vida humana e o meio ambiente, participando das decisões e contribuindo para priorizar os estudos científicos e tecnológicos comprometidos com o interesse público.

CONCLUSÃO Enfim, embora persista a concepção de que os benefícios da Ciência e Tecnologia são maiores que seus efeitos nocivos, ainda assim parece haver realmente uma mudança em curso e ao que tudo indica, ela dirige-se no sentido de aproximar cada vez mais o público leigo das decisões a respeito de temas em Ciência tecnologia. Desse modo, o empreendimento de formas de controle social dos rumos que tomará a Ciência constitui-se, além de uma meta democrática, em uma questão fundamentalmente ética baseada na construção de mecanismos que permitam aos cidadãos apropriar-se de informações sobre o assunto e inserir- se em contextos de tomada de decisões políticas possibilitando novas formas de inclusão social. REFERÊNCIA KNEI_LER, G. F. A ciência como atividade humana. 2 ed. Rio de Janeiro:. Zahar, 1980. SANTOS, Boaventura de Souza “Introdução ao Uma ciência Pós- Moderna”, Rio de Janeiro, Edições Graal, 1989. g

Alma

0

FGFFGF GFGAFG,FEDB DAFKB DFKJB DFKJ ZDFDF DVIF MDFDMdfdfmsdgb cdcsDV GFGAFG,FEDB DAFKB DFKJB DFKJ ZDFDF DMF MDFDMdfdfmsdgb OF5 page GFGAFG,FEDB DAFKB

Read More

Computação

0

Faculdade Comunitária de Limeira Curso de Ciência da Computação – In Semestre – SISTEMAS E APLICAÇOES MULTIMIDIA prof. Marcelo Ramillo

Read More