Marketing

Categories: Trabalhos

0

Disciplina: Estágio Supervisionado II — CH 120 Profa. Sâmia Vasconcelos de Sousa E-mail/Fone: samiavs@yahoo. com. br Capa Deve conter: – Instituição de Ensino – Nome do Curso – Nome do autor – Titulo do trabal – Cidade e ano d Folha de Rosto OF17 p – nome do autor- titulo – As informações essenciais da origem do trabalho Sumário “Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede” (NBR 6027). O titulo de cada seção deve ser datilografado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto. A indicação das páginas localiza-se à direita de cada seção. Dedicatória Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a alguém, como -lal Studia do tema está vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornará a pesquisa num exercício de tortura e sofrimento. Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa.

Na escolha do tema temos que levar em consideração a quantidade de atividades que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que umprir no nosso cotidiano, não relacionado à pesquisa. O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é a de ciências humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta área.

Fatores Externos A significaçao do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral. O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. Quando a instituição determina um prazo para a entrega do relatório final da pesquisa, não podemos nos enveredar por assuntos que não nos permitirão cumprir este prazo.

O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possível para a conclusão do trabalho. Material de consulta e dados necessários ao pesquisador Um outro problema n tema é a disponibilidade 20F secundárias para consulta. A falta dessas fontes obriga ao pesquisador buscar fontes primárias que necessita de um tempo maior para a realização do trabalho. Este problema não impede a realização da pesquisa, mas deve ser levado em consideração para que o tempo institucional não seja ultrapassado.

Levantamento ou Revisão de Literatura O Levantamento de Literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa. Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes. Sugestões para o Levantamento de Literatura Locais de coletas Determine com antecedência que bibliotecas, agências governamentais ou particulares, instituiçóes, indivíduos ou acervos deverão ser procurados.

Registro de documentos Esteja preparado para copiar os documentos, seja através de xerox, fotografias ou outro meio qualquer. Organização Separe os documentos recolhidos de acordo com os critérios de sua pesquisa. O levantamento de literatura pode ser determinado em dois nlVels: a – Nível geral do tema a ser tratado. Relação de todas as o entos sobre o assunto. 30F caracterização do tema e da organização. ?? Formulação do problema que inclui: dados e informações que dimensionam a problemática. • Objetivos: que traduzem os resultados esperados com a pesquisa. ?? Justificativas: corresponde a defesa da pesquisa quanto a sua importância, relevância e contribuições. RESUMO GERAL DO TCC( INTRODUÇAO) Problema O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depo•s de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa.

Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. – Que respostas estou disposto a responder? Definir claramente o problema Objetivos(ParaQuê? ) A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Objetivo geral – qual o propósito da pesquisa? Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir al assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc.. No mínimo 2 e no máxim 40F a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar 0 problema levantado, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar o efeito tal empreendimento. Por que estudar esse tema?

Vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar Importância pessoal ou cultural Deve ser convincente Referencial Teórico Éo levantamento de estudos realizados ou teorias sobre o tema pesquisado. O aluno deve fugir do achismo, devendo apresentar as premissas e teorias nas quais está apoiado o seu trabalho, dando-lhe credibilidade. ( No mínimo 1 autor) Metodologia (Como? Onde? ) A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado questionário, entrevista etc. , do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no Pesquisa É o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar res ostas aos problemas que são propostos, desenvolvi concurso dos OF pesquisa de campo – procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, bjetivando compreender e explicar o problema pesquisado. , usam frequentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Como qualquer outro tipo de pesquisa, a de campo parte do levantamento bibliográfico. Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas à natureza do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise.

Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a esquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. (Quanto à forma de abordagem do Problema) Pesquisa Quantitativa – Possibilidades de medidas quantificáveis de variáveis, a partir de amostras de uma população, testando assim o problema. Pesquisa Qualitativa – O pesquisador desenvolve conceitos, idéias e entendimento a partir de padrões encontrados nos dados. ?nfase na qualidade dos dados; Não necessita análise estatística e sim análise de conteúdo (Quanto aos objetivos) Pesquisa Exploratória – objetiva explicitar um problema, conhecê- o, para que se possam construir hipóteses explicativas, envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que têm ou tiveram experiências práticas com o problema a ser pesquisado. Em geral, assumem a forma de es uisas bibliográficas e estudo de caso. ? toda pe sca constatar algo num 6 OF algo num organismo ou num fenômeno. (Quanto aos procedimentos técnicos) Pesquisa Bibliográfica – Pesquisa elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e trabalhos disponibilizados na internet. Pesquisa Documental – Pesquisa elaborada a partir de materiais ue ainda não receberam tratamento analítico; exemplo: ofícios, fotos, filmes e documentos históricos etc.

UNIVERSIDADE ESTADUA VALE DO ACARAU (FONTE 14, NEGRITO, CAIXA ALTA) Curso Seqüenciais em Recursos Humanos (FONTE 12, NEGRITO, CAIXA BAIXA) INACIO VICTOR (FONTE 14,CAlXA ALTA,NEGRITO) CAPITAL INTELECTUAL HUMANO (ESTUDO DE CASO NA EMPRESA X) (FONTE DE 14A 18 DE ACORDO COM O TAMANHO DO TITULO, NEGRITO, CAIXA ALTA) FORTALEZA-2011 NACIO VICTOR (FONTE 14,CAIXA ALTA,NEGRITO) Projeto à Universidade Estadual 1. INTRODUÇAO 05 2. OBJETIVOS 07 2. 1 Objetivo Gera107 2. 2 Objetivos Específicos07 3. JUSTIFICATIVA 09 4. REFERENCIAL TEÓRICO 12 5.

METODOLOGIA 13 6. ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS…. 14 15 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16 ANEXOS. • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • 1 INTRODUÇÃO ( TODOS OS NOMES DOS CAPITULOS EM CAIXA ALTA,NEGRITO E 14) (COLOCAR 2 ENTER COM ESPAÇO 1,5 ENTRE O NOME DO CAPITULO E O INICIO DO TEXTO) As organizações atravessam um processo de mudança pressionado pela globalização envolvendo diversas áreas, tais como: economia, finanças, políticas públicas e políticas sociais.

As organizações não existem por acaso, elas operam através de um mecanismo de cooperação e competitividade com outras organizações. Para interagir com o ambiente, umas dependem de outras organizações e lutam contra outras organizações para permanecerem na concorrência do mercado e atraírem novas orientações. Para obter sucesso, a organização precisa de pessoas ágeis, empreendedoras, motivadas e competentes.

As pessoas devem trabalhar como parceiros da organização, pois são elas que fazem o negócio acontecer, produzem os produtos, prestam os serviços transformam as visões e estratégias em ações especificas. O capital intelectual humano são as experiências, conhecimentos, habilidades das essoas e seus valores e capacidade de inovar. Ab cimento do capital 80F era da informação avançou de forma acelerada e o mundo dos negócios se transformou em um ambiente instável e turbulento, levando às organizações apresentarem flexibilidade para o melhor ajustamento às novas características.

O presente trabalho é um estudo de caso realizado no XXX, sugere-se a implantação do modelo do Sveiby (1998) de gestão e conhecimento, no capital intelectual humano investigando a compreensão e a efetividade dos instrumentos utilizados na organização e agregando valores a seus colaboradores e aos trabalhos que são realizados, no intuito de aprofundar a compreensão deste processo chegando a um resultado positivo. (CARACTERIZAÇAO DA EMPRESA).

Baseando-se nos levantamentos dos dados feitos na empresa XXX a situação problema detectado na empresa XXX é não saber adquiri-lo e utilizá-lo de forma eficiente e eficaz o capital intelectual humano. E assim sugerindo a implementação de qualificação om que as habilidades e conhecimentos e a capacidade de geração de idéias e de inovação da força de trabalho aumente, observando as ações onde são necessários modificações.

Propondo as adequações de acordo com a prática do capital intelectual humano e avaliando as competências existentes tais como inovação e criatividade, gestão de retenção de talentos, provendo a informação certa para a pessoa certa e produção, troca e entrega de conhecimentos e com isso sugerir a criação de plano de ações baseados no capital intelectual humano, não havendo recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e reinamento especifico dificultará adquiri-lo e utilizá-lo de forma eficiente e eficaz o capital intelectual humano. OBJETIVOS 2. 1. GERAL Analisar as práticas de gestão do ca ital intelectual humano na empresa xxx. as práticas de gestão do capital intelectual humano na empresa xxx. 2. 2. ESPECÍFICOS 1. Sugerir a implementação de qualificação com que as habilidades e conhecimentos e a capacidade de geração de idéias e de inovação da força de trabalho aumente. 2. 2. 2 Observar as ações onde são necessários modificações. 2. 23 propor as adequações de acordo com a prática do capital ntelectual humano. 2. 2. Avaliar as competências existentes tais como inovação e criatividade, gestão de retenção de talentos, prover a informação certa para a pessoa certa e produção, troca e entrega de conhecimentos e com isso sugerir a criação de plano de ações baseados no capital intelectual humano. 2. JUSTIFICATIVA Dentro de uma hierarquia de valores, o conhecimento vem em primeiro lugar. O conhecimento depende basicamente da informação e esta por sua vez, depende dos dados. Alguns autores definem dados como um agrupamento de fatos distintos e objetivos, relativos a um determinado evento.

Assim percebe-se que os dados quando sozinhos não apresentam relevância, e se apresentarem deixam de ser dados e passam a ser informação, na medida em que o indivíduo criador lhe agrega valor. E dessa mesma forma, a informação passa a gerar conhecimento. Mas, para ocorrer à transformação da informação em conhecimento, é necessário um trabalho de comparação e análise dessas informações para daí serem validadas e poderem se transformar em conhecimento. Atualmente se deve saber usar o conhecimento intelectual humano, como é adquirido e de ue maneira pode trazer resultados positivos para

Domotica

0

CEFET. CAMPOS DOS GOYTACAZES. R] DOMOTICA Aplicabilidade e Sistemas de Automação Residencial César Luiz de Azevedo Dias Nélio Domingues Este

Read More

Cultura um conceito antropologico

0

pós a leitura do texto Cultura: Um conceito Antropológico, faça o que se pede: Faça um resumo das definições de

Read More