Durkheim e os homens de seu tempo

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Durkheim nasceu em Йpinal, Departamento de Vosges, que fica exatamente entre a Alsбcia e a Lorena, a 15 de abril de 1858. Morreu em 1917. De famнlia judia, seu pai era rabino e ele prуprio teve seu perнodo de misticismo, tornando-se porйm agnуstico apуs a ida para Paris. Aqui, no Lycйe Louis-le-Grand (em pleno coraзгo do Quartier Latin, entre a Sorbonne, o Collкge de France e a Facultй de Droit), preparou-se para o baccalaurйat, que lhe permitiu entrar para a Йcole Normale Supйrieure.

Bastou-lhe, pois, atravessar a praзa do Panthйon para atingir a famosa rue ‘Ulm, sem sair portanto do mesmo quartier, para completar sua formaзгo. Na Normale vai se en sua йpoca. Entra em OFS Agrйgй de Philosophi Al; Swipe to view nextp que obtivera 0 10 lug agrйgation de 1881; f ens que marcaram ando o titulo de timo de Jaurйs, 76 e saнra em 30 na e entrou igualmente em 1876 em 30 lugar e saiu em 1881 em 20.

Dois colegas que se notabilizaram: o primeiro como filуsofo, mas sobretudo como tribuno, lнder socialista, que se popularizou como defensor de Dreyfus e acabou por ser assassinado em meio ao clima de tensгo politica аs vйsperas da deflagraзгo da guerra em 1914; o egundo, filуsofo de maior expressгo, adotou uma linha menos participante e muito SV’ipe to klew next page mнstica, apesar de permanecer no index do Vaticano, e alcanзou os pнncaros da glуria, nas Academias, no Collйge de France, na Sociedade das Naзхes e como Prкmio Nobel de Literatura em 1928.

Entre esses dois homens – tгo amigos mas tгo adversos Durkheim permaneceu no meio-termo e num plano mais discreto. O Diretor da Normale era Bersot, crнtico literбrio preocupado com a velha Franзa e que chama a atenзгo do jovem Йmile para a obra de Montesquieu. Sucede-o na direзгo Fustel de Coulanges, historiador de renome que influencia o jovem Йmile no estudo das instituiзхes da Grйcia e Roma. Ainda como mestres sobressaem os neokantianos Renouvier e sobretudo o citado Boutroux.

Durante os anos em que ensinou Filosofia em vбrios liceus da provнncia (Sens, St. Quentin, Troyes), volta seu interesse para a Sociologia. A Franзa, apesar de ser, num certo sentido, a pбtria da Sociologia, nгo oferecia ainda um ensino regular dessa disciplina, que sofreu tanto a reaзгo antipositivista do fim do sйculo como uma certa confusгo com socialismo – havia uma certa concepзгo e que a Sociologia constituнa uma forma cientнfica de socialismo.

Para compensar essa deficiкncia especнfica de formaзгo, Durkheim tirou um ano de licenзa (1885-86) e se dirigiu ? Alemanha, onde assistiu aulas de Wundt e teve sua atenзгo despertada para as “ciкncias do espнrito” de Dilthey, para o formalismo de Simmel, alйm de tomar conhecimento direto da obra d “ciкncias do espirito” de Dilthey, para o formalismo de Simmel, alйm de tomar conhecimento direto da obra de Tуnnies, que lanзara sua tipologia da Gemeinschaft e Gesellschaft.

Mas e urpreendente verificar-se que, apesar de certa familiaridade com a literatura filosуfica e sociolуgica alemг, Durkheim nгo chegou a tomar conhecimento da obra de Weber e foi por este desconhecido tambйm. 5 Isto nгo impede a Nisbet de dizer que Durkheim, em companhia de Weber e Simmel, tenha sido responsбvel pela reorientaзгo das ciкncias sociais no sйculo XX. 6 Achava-se, portanto, plenamente habilitado para iniciar sua carreira brilhante de professor universitбrio, ao ser indicado por Liard e Espinas para ministrar as aulas de Pedagogia e Ciкncia Social na Facultй de Lettres de Bordeaux, de 1887 a 902.

Foi este o primeiro curso de Sociologia que se ofereceu numa universidade francesa, tendo sido, pelo prest[gio que lhe emprestou Durkheim, transformado em chaire magistrale em 1896. Nessa cidade, tгo voltada para o comйrcio do Novo Mundo, florescera um espнrito burguкs e republicano, simultвneo com a manutenзгo do racionalismo cartesiano. Aн o jovem mestre encontrou condiзхes adequadas para produzir o grosso de sua obra, a comeзar por suas teses de doutoramento. A tese principal foi De la division du travail social, que alcanзou grande repercussгo: publicada em 1893, foi eeditada no ano em que deixou Bordeaux (1902) .

A t 3 repercussгo: publicada em 1893, foi reeditada no ano em que deixou Bordeaux (1902) . A tese complementar, escrita em latim, foi publicada em 1892 mas editada em francкs so em 1953, sob o tнtulo de: Montesquieu et Rousseau, prйcurseurs de Ia Sociologie. Logo apуs, em 1895, publicou Les rйgles de la mйthode sociologique e, apenas dois anos depois, Le suicide. Assim, num perнodo de somente seis anos, foram editados praticamente trкs quartos da obra sociolуgica de Durkheim, que demonstra uma xtraordinбria fecundidade teуrica.

Talvez o curto lapso de tempo entre suas principais obras tenha propiciado uma notбvel coerкncia na elaboraзгo e na aplicaзгo de uma metodologia com sуlidos fundamentos teуricos. Alйm disso, escreveu uma sйrie de importantes artigos para publicaзгo imediata e outros editados mais tarde, sobretudo seus cursos, que eram sempre escritos previamente. O que surpreende ainda em sua trajetуria intelectual nгo й sу a referida fecundidade, mas sobretudo a relativa mocidade com que produziu a maior parte de sua obra.

Fora para Bordeaux os 30 anos incompletos e, no decorrer de uma dйcada, jб havia feito o suficiente para se tornar o mais notбvel sociуlogo francкs, depois que Comte criara esta disciplina. Й preciso nгo se perder de vista o fato de que o prestнgio intelectual era, no seu tempo, exclusividade dos velhos, mas nenhum dos retratos ou fotos de Durkheim conhecidos fixa os momentos bord 4DF5 velhos, mas nenhum dos retratos ou fotos de Durkheim conhecidos fixa os momentos bordelenses de sua vida, os quais, como se viu, foram decisivos.

Sua primeira aula na universidade versou sobre a solidariedade ocial, refletindo uma preocupaзгo muito em voga na йpoca. Alйm disso, a solidariedade constitui o ponto de partida nгo apenas de sua teoria sociolуgica, mas tambйm da primeira obra estritamente sociolуgica que publicou. O esquema durkheimiano apresentado mais adiante procura fixar de maneira bem nнtida essa caracterнstica. Sua intensa atividade intelectual pode ser comprovada tambйm pela iniciativa, tomada em 1896, de fundar uma grande revista, qual seja, L’Annйe Sociologique, que se converteu num verdadeiro trabalho de laboratуrio, na expressгo de Duvignaud.

Os propуsitos enunciados no prefбcio do volume nгo sгo apenas “apresentar um quadro anual do estado em que se encontra a literatura propriamente sociolуgica”, o que constituiria uma tarefa restrita e medнocre. Para ele, o que os sociуlogos necessitam “й de ser regularmente informados das pesquisas que se fazem nas ciкncias especiais, histуria do direito, dos costumes, das religiхes, estatнstica moral, ciкncias econфmicas etc. , porque й aн que se encontram os materiais com os quais se deve construir a Sociologia” (cf. Journal Sociologique. p. 31). S

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