Seleção brasileira de futebol – a história

Categories: Trabalhos

0

seleçao Brasileira De Futebol Porto Alegre, 03 de Agosto de 2011. Confederação Brasile OF8 p Fundada em 20 de agosto de 191 9 com o nome de CBD (Confederação Brasileira de Desportos), a entidade era apenas um aglomerado de desportos, sem a regulação e a estruturação que existe atualmente; Foi apenas em setembro de 1979 que a Confederação Brasileira de Futebol se tornou o que conhecemos hoje. A atual CBF, como comumente é mais conhecida, é o órgão responsável por administrar as seleções masculinas, femininas e de base do futebol nacional, como também dirigir as Federações

Regionais, que organizam as equipes e times do Brasil e seus diversos campeonatos. vezes, conquistando a Copa Rica em setembro, no seu segundo jogo. Entretanto, o primeiro título relevante a Seleção Canarinho foi o Campeonato Sul-Americano de 1919, atual Copa América. Após, foi em 1922 que a seleção conquistou o segundo título relevante de sua história, o de bicampeonato do Sul Americano de Seleções.

Apesar de sua relativa boa participação em Copas do Mundo, nem sempre o Brasil se dera bem, pois nas primeiras competições a seleção não conseguiu atingir uma classificação satisfatória. Isto pode se dar ao fato de que a CBF não conseguiu formar uma equipe de qualidade, devido a escassez de jogadores profissionais na época (naquele tempo, apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro eram feitos campeonatos regionais com clubes profissionais).

A realiaçào de Copas do Mundo foi cancelada até o ano de1950, devido a II Guerra Mundial. 1950 – Richa com uruguai Após a Guerra, a primeira Copa do Mundo realizada foi no ano de 1950, sediado no Brasil. Fora neste torneio que ficou conhecido na América do Sul o termo Maracanazo – na disputa final pela taça, entre Brasil e Uruguai, nossa seleção só precisava e um empate para vencer, mas perdeu de virada, por 2X1. Com a decepção da derrota, a rixa com a seleção uruguaia nunca mais fora esquecida.

Para aliviar a tensão entre os torcedores brasileiros, um concurso foi feito pelo Jornal Da Manhã para escolher o novo uniforme da seleção nacional que, até então, sempre foi variavelmente azul e branco. Ironicamente, o vencedor do concurso foi Aldyr Garcia Schlee, um jornalista e torcedor do Uruguai, ronicamente, o vencedor do concurso foi Aldyr Garcia Schlee, um jornalista e torcedor do Uruguai, que determinou como as novas ores do uniforme o amarelo na camiseta, o azul no calção e as meias brancas. 954 – Uma Seleção Nada Covarde Com uma equipe renovada, com apenas poucos jogadores da formação de 50 (Nilton Santos, Djalma Santos, Julinho e Didi), a seleção Canarinho parte para a Copa do Mundo de 1954, na Suíça, com a tentativa de esquecer a derrota no Maracanã para o Uruguai. Entretanto, nossos jogadores nao se deram muito bem, por dois grandes motivos: A grande necessidade de provarem que, desta vez, a seleção brasileira seria uma equipe corajosa e pela seleção da Hungria, que na época era considerada a melhor o mundo. 958/1970 — Tempos de Ouro 1958 – A conquista do Mundial Em 1958 0 Brasil veio a participar de mais uma Copa Mundial, na Suécia. O país ficou entre um dos grupos mais difíceis, com a Inglaterra, a URSS e Áustria. Contudo, nossa seleção bateu a Áustria por 3X0 já no primeiro jogo, empatou com a Inglaterra no segundo e venceu a URSS, com Pelé, Garrincha e Zito, consagrando “os três minutos mais grandiosos da história do futebol” — período de tempo no ual a seleção brasileira implicou constante pressão na sele culminando no primeiro 3 feito em uma Copa do Mundo pelo Rei do Futebol.

Na semifinal, a Seleção Brasileira encarou a potente Seleção Francesa. Porém, mesmo possuindo o artilheiro da copa (Just Fontaine, com 8 gols em 4 jogos), a França perdeu de 5X1 , evidenciando o que todos já haviam percebido: A seleção Canarinho havia encontrado o seu melhor futebol e voltara a jogar fácil. No domingo, dia 29 de junho, o Brasil enfrentou os anfitriões da casa para decidir a final da Copa do Mundo.

Nossa equipe ganhou por 5X2, apresentando lances memoráveis, principalmente os dribles do craque Pelé (imagem acima, à esquerda), usando o uniforme emprestado da sua rival Suécia e tornando-se a rimeira equipe a ganhar uma Copa do Mundo fora de seu próprio continente – feito que foi repetido em 2002. 1962 – Bicampeão Mundial A conquista do bicampeonato veio na copa de 1962, ocorrida no Chile. Com o desfalcado Pelé desde o segundo jogo, os destaques ficaram por conta dos jogadores Garrincha, Nilton Santos, Zagallo e Vavá, que derrotaram a Tchecolosváqula na final por 3X1. 996 – O poder sobe à cabeça Sediada na Inglaterra, a oitava copa do mundo não foi muito significativa para a Seleção Brasileira. Com uma campanha confusa e fraca, a escalação dos jogadores sofreu muitas nfluências políticas de vários times de todo o pais, visto que todos queriam que seus esportistas fossem convocados a Seleção, devido a grande exposição e reconhecimento consequentes a tal.

Por fim, o resultado foi a pior performance brasileira desde então e a única derrota de craque Mané Garrincha com a camis 4DF8 pior performance brasileira desde então e a única derrota de craque Mané Garrincha com a camisa nacional. 1970 – A Revanche: Tricampeão Mundial pela primeira vez a populção brasileira pôde assistir a Copa Mundial em W a cores. Liderados por Pelé, a formação desta quipe era recheada de craques como Rivelino, Jairzinho o Furacão da Copa, Gérson e Tostão.

No entanto, apesar da promessa de uma campanha promissora, apenas dois meses antes do início da Copa o técnico João Saldanha foi substituído pelo Zagallo, por diversos problemas internos. Sob o comando de Zagallo, a seleção Canarinho sofreu diversas polêmicas e, em um amistoso antecedente ao Mundial, perdeu o jogo para o Atlético Mineiro, causando dúvidas e incertezas nos torcedores.

O sucesso da equipe começou nas eliminatórias e perdurou durante todo o Mundial, onde marcou 23 gols e sofreu apenas 3, encendo todos os jogos nos quais participou. Curiosamente, esse Mundial, realizado no México, foi considerado a melhor Copa de todas, pois possuía diversas seleções consagradas, tornando a competição acirradíssima. Outro fato peculiar foi o o roubo da Taça Jules Rimet, que nunca fora recuperada e, anos mais tarde, acabou por ser derretida.

Década de 1980 Após vencer a Itália por 4X1 na Copa de 1970 e ser consagrada a melhor Seleção de Futebol de todos os tempos, a equipe brasileira passou por um longo período de resguardo, ficando 24 anos sem vencer um Mundial (até 1994). Ficou em 40 lugar na Copa de 1974 (Alemanha Ocidental), em 3a lugar da Copa de 1978 (Argentina) e em 50 lugar S lugar na Copa de 1974 (Alemanha Ocidental), em 30 lugar da Copa de 1978 (Argentina) e em 50 lugar na Copa de 1982 (Espanha) e na Copa de 1986 (México) e 90 lugar na Copa de 1 990 (Itália).

Contudo, em todas essas Copas a Seleção Brasileira fora considerada uma das favoritas – principalmente na Copa sediada na Espanha assim como fora na Copa sediada na Argentina que a disputa entre os dois países se acentuou. 1994 – É Tetra, é tetracampeão! Realizada nos EUA, a Copa do Mundo de 1994 foi a oportunidade ue o Brasil precisava, depois de uma sucessão de Copas com baixo desempenho.

Fora nesta Copa que a Seleção Brasileira pudera contar com o melhor jogador da Seleção Romário, a defesa menos vazada de Taffarel, a sorte de Zagallo, a consagração da era Dunga (imagem ao lado), e a má pontaria de Baggio. No comando de Parreira, a Seleção Brasileira foi ultrapassando Imites e passando fase a fase, mesmo não sendo uma das favoritas; Derrubou os EUA no dia da Independência (4 de julho) e venceu a Holando em um jogo emocionante. Por fim, chegou à final com a Itália, sua eterna dor de cabeça, om quem disputou o troféu nos pênaltis, vencendo de 3X2. 998 – A França no Meio do Caminho Com a grande promessa chamado Ronaldo, detentor do título de melhor jogador do mundo pela FIFA, a Seleção Brasileira parte para a Copa Mundial de 1998, realizada na França, com uma campanha razoável. Chegou à final contra a dona da casa, mas um contratempo cercado de mistérios irrompeu horas antes do início da partida: Ronaldo convulsionou e foi vetado da escalação, irrompeu horas antes do Início da partida: Ronaldo convulsionou e foi vetado da escalação, obrigando Zagallo a substitui-lo por

Edmundo. Entretanto, 40 minutos antes da partida final, o jogador retornou e se declarou apto para o jogo. Porém, o Brasil perdeu, nos pênaltos, por 4X2 Os esforços foram, portanto, em vão, visto que a defesa estava mais vazada, brigas eram mais constantes e o desempenho estava baixo, resultando na maior derrota da seleção em mundiais, ma rcando a Seleção Brasileira. Ao lado, Zinedine Zidane – Craque Francês e dor de cabeça para a Seleção. 002 – O Pentacampeonato Conhecida como ‘A Copa das Novidades”, a Copa do Mundo de 2002 sediada na Coréia do Sul e no Japão teve como curioso não ó o fato de ser realizada em dois países, como tambépor m ter sido a primeira vez que uma seleção da África chega as semi- finais e uma seleção fora do eixo Europa-América fica entre as quatro primeiras colocadas. Novamente a Seleção Canarinho não era uma das favoritas e teve problemas para se cla a competição.

Entrou gols em Copas do Mundo, 12. Cafú, capitão da seleção, ergue a taça de pentacampeao e torna- se o único jogador a disputar três finais de Copa do Mundo seguidas. 2006 1201 0 – A Busca Pelo Hexacampeonato Fracassada Na Copa de 2006, na Alemanha, o Brasil teve uma de suas iores campanhas, não satisfazendo o público e a imprensa, que explodiram em críticas pesadas. Jogou com pouca garra e foi eliminado nas quartas de finais, pela Itália, por IXO.

Após a derrota em 2006, Parreira foi demitido e Dunga assumiu o cargo, renovando a equipe e retirando jogadores considerados veteranos da Seleção. Entretanto, até o ano de 2008 o desempenho andava fraco e desanimador, levando a Seleção Brasileira a uma série de crises. Em 2009 0 Brasil venceu 17 de 15 partidas, considerando assim tal ano como ‘a volta por cima’. Conquistou a Copa das Confederações e a Copa da América. Chega o ano de 2010 e, com ele, a Copa do Mundo na África do Sul: Primeira vez que a competição é realizada no continente africano.

O Brasil entra como favorito e chega a fic ar em 10 do seu grupo, mas tal situação se inverte na segunda fase, e a Seleção tem um trágico rebaixamento na qualidade do futebol apresentado. Perdeu de virada para os Países Baixos de 2X1, dando adeus a competição, assim como Dunga ao cargo de treinador. Vários motivos foram apontados como causadores da eliminação do Brasil, como a má posição de determinados jogadores e a falta de introsamento entre eles. 8

Nova ortografia

0

INTRODUÇAO MUDANÇAS 4 -Mudanças no alfabeto NAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO 7 USO DO HÍFEN COM COMPOSTO CASOS GERAIS 8 CASOS

Read More

Filosovia – ad tecnologo ti

0

Atividades de avaliação à distância (AD) Disciplina: Filosofia Curso: Gestão em Tecnologia da Informação Professor tutor: Flavio Alexandre Hobold Nome

Read More