Pi – caso cbc
As organizações de um modo geral não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções, é o que determina antecipadamente quais são os objetivos Swipe to view next page objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.
Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Entende-se por negócio um empreendimento que visa lucro, no qual os riscos, após uma análise prévia, foram onsiderados suportáveis e proporcionais ao esforço necessário, aos recursos investidos e ao retorno esperado. Cliente é aquele que tem acesso a várias opções de escolha de qualquer produto ou seja qualquer pessoa que seja impactda pelo produto, desde sua concepção até o consumo.
O negócio da CBC está baseado na confecção de peças de vestuário, atuando do segmento de moda. A CBC ditava a moda o seu produto era a fabricação de roupas de alto padrão de qualidade para adultos de um modo geral, com tendência internacional, a CBC não explorava a faixa juvenil. O vestuário de moda mobiliza uma cadeia que tem a participação de diversos atores com foco em um público consumidor ávido por inovações constantes, criações exclusivas ou estéticas que distinguirão o consumidor dentre as demais pessoas.
Os clientes da CBC eram compostos, pelo o mercado varejista e pelo mercado atacadista. A missão é o ponto inicial para a formulação de estratégias da empresa é a correta formulação e o entendimento da missão, que em última análise, forma o conjunto de produtos e serviços a serem produzidos para atender às ecessidades de seu mercado específico.
A missão basicamente da CBC era produzir produtos de alta qualidade, com modelagens exclusivas, a um custo baixo e com o uma maior volume de produção, contudo, a CBC não possuía uma visão a logo prazo. A razão 20Fg maior volume de produção, contudo, a CBC não possuía uma visão a logo prazo. A razão principal da existência da empresa era sem dúvida seus fundadores Claudio Barros e Marcel, cada um com suas características peculiares que juntas formavam o cérebro propulsor da empresa. 2.
O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC Um sistema pode ser visto com um todo organizado; uma combinação de coisas formando um todo complexo ou unitário; um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades. A empresa constitui um sistema. Um sistema organizacional pode ser definido como um conjunto de elementos como, por exemplo, órgãos, departamentos, unidades, pessoas etc. , dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
Na empresa CBC o sistema organizacional era tradicional de uma organização hierárquica e piramidal com aracterísticas autocráticas e impositivas, contudo, apesar destas características, hoje já ultrapassadas, Claudio possuía um tino administrativo e comercial exatamente sagaz e autoconfiante, haja vista que usou desse talento para transformar uma pequena fábrica de confecção em uma grande empresa sobre a forma de SIA e passou a distribuir seus produtos em todo o território nacional, aumentou de sobremaneira o seu próprio patrimônio, como os da empresa e dos demais acionistas, isto aliado ao tirocínio de Marcel.
O planejamento consiste em dirigi, organizar e controla. A abrangência do planejamento é de nível estratégico, o tático e o operacional. O planejamento adotado pela CBC foi somente o tático e o operacional, no planejamento tático criou os departamentos ou setores responsáveis pelas áreas come 30Fg operacional, no planejamento tático criou os departamentos ou setores responsáveis pelas áreas comercial, industrial, financeiro, administrativo, Presidência e superintendência, como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados.
No planejamento operacional preocupa-se com os étodos operacionais, como o desenvolvimento de máquinas e alocação de recursos. Sendo a empresa uma indústria de confecções, o mercado de roupas é caracterizado pela sazonalidade da demanda, ou seja, varia de acordo com as estações ou meses do ano. O planejamento da CBC era realizado semestralmente devido às mudanças das estações, havia sim fixação de metas e objetivos, tanto que era visível o crescimento da empresa no período de 1974 a 1979.
A doença que se abateu sobre Claudio, levando ao seu afastamento da empresa foi uma lastima, uma vez que o corpo iretivo da empresa não sabia tomar decisões para dar continuidade aos negócios, que outrora, uma empresa próspera geradora de grandes lucros, passou a devedora de seus fornecedores. 3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC A direção é a tarefa contínua de tomar decisões e incorporá-las em ordens e instruções específicas e gerais, e ainda a de funcionar como líder da empresa.
Constitui a terceira função administrativa e vem logo depois do planejamento e da organização. Definido o planejamento e estabelecida à organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Esse ? o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa. A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo ou objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organ 40Fg objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.
Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados. O sistema de direção da CBC era autoritário benevolente, é um sistema administrativo autoritário, porém mais suave ue o autoritário coercitivo que controla rigidamente todos os acontecimentos dentro da empresa.
No sistema autoritário benevolente o processo decisório na cúpula administrativa, permite uma diminuta delegação quanto a decisões de pequeno porte e de caráter rotineiro e repetitivo, que se baseiam em rotinas e prescrições e sujeitas a aprovação posterior prevalecendo o aspecto centralizador. O sistema de comunicação é relativamente precário prevalecendo às comunicações verticais e descendentes, embora que em alguns casos possa ser ouvir os escalões mais baixos da administração.
Contudo não era o caso da empresa CBC que não possuía nenhum tipo de canal de coleta de sugestões de seus empregados, seja de maneira formal ou informal No caso em tela, mencionava que a empresa exigia a dedicação integral de todos os colaboradores, sendo uma empresa que visava o lucro, deduz-se que falhas como negligência, falta de atenção ou erro do empregado na tentativa de melhorar o processo, não eram admitidas, podendo nestes casos o funcionário sofrer punições como medida disciplinar e até a perda do emprego.
Sendo assim, analisando o caso concreto, as punições de tais funcionários ficavam cargo do presidente, devido ao seu poder centralizador. Todas as decisões eram tomadas a nível gerencial, pelo Presidente Claudio, com ex 50Fg poder centralizador.
Todas as decisões eram tomadas a nível gerencial, pelo Presidente Claudio, com exceção de algumas decisões a nível operacional, pois este nível representa o “chão da fábrica”, a própria razão de existir da fabrica, exigi-se um conhecimento técnico e quem possuía essa expertise era Marcel que vivia completamente absorvido pela indústria, adquirindo novas máquinas, adaptando outras, estudando processos e operações, com o objetivo de baixar os custos e umentar a capacidade de produção da empresa. 4.
O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC Controle é uma função administrativa, é a fase do processo administrativo essencialmente regulatório onde mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva necessária. Assegura o padrão de desempenho através de ações corretivas e medidas para evitar futuros desvios. O controle estratégico, – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e refere-se aos seus aspectos globais, sua totalidade. A dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo, geralmente é genérico e sintético.
Vemos a cúpula da CBC composta por Cláudio como Diretor Presidente e Marcel como Diretor Superintendente e ainda pelos Diretores Técnico, Comercial, Industrial, Financeiro e Administrativo. Embora constituíssem um Corpo Diretivo, claramente, as decisões eram tomadas por Claudio que possuía o perfil de líder Autocrata, extremamente centralizador não delegava a tomada de decisão, não permitindo que os demais membros da diretoria cultivassem a arte de analisar alternativas, eram meros executores das decisões do Presidente.
Não existia um instrumento formal ou informal de pesquisa sobre o clima organizacional. Segundo 60Fg existia um instrumento formal ou informal de pesquisa sobre o clima organizacional. Segundo Chiavenato, o Clima Organizacional tem uma íntima relação com a motivação das pessoas que compõem a organização. Quanto maior for ? motivação das pessoas, maior será o nível do Clima Organizacional. O contrário também é verdadeiro: quanto menor a motivação, menor é o nível do Clima Organizacional.
No caso da CBC, sempre existiu um clima de harmonia familiar na empresa, sendo respeitadas e acatadas as decisões do diretor presidente, porém, esta harmonia era apenas aparente. O sistema de recompensa dentro da empresa era realizado na forma de promoção dos funcionários que mais se destacavam, mas com relação à punição, o caso não demonstra claramente como a empresa procedia quando tinha punir algum funcionário, mas dentro de um censo comum, isso poderia a punição poderia variar desde a advertência até mesmo à demissão.
Para tornar-se um Gestor eficiente, eficaz e efetivo nas ações, podemos assimilar deste caso, muitos cuidados desde o processo de formação do empreendimento, principalmente na visão de que Claudio e Marcel, antes de se aventurem no negocio sem o devido planejamento como um todo, eles estavam qualificado como empregados altamente eficientes, não possuíam uma isão geral no universo competitivo de uma empresa. Eu atuaria de forma diversa de Claudio, pois a sua forma de gestão estava completamente equivocada, o conhecimento é algo para der disseminado. Uma equipe organizada, formadora de opiniões seja para criticar ou elogiar sempre é valido, pois desta forma estaremos sempre evoluindo, então, trataria de envolve e influenciar as pessoas para que trabalhessem num objetivo comum, traçando as metas em conjunto com o corpo diretivo.
Diante do afastamento do Presidente, rompera-se o estado de equilíbrio de poderes entre os diretores com evidentes rejuízos para o fluxo administrativo da empresa, emperrada por decisões demoradas e inadequadas, conflitos internos oriundos da indefinição dos graus de responsabilidade e autoridade, ambiguidade nas linhas de comando, duplicidade de esforços e controles, falta de comunicação, descontinuidade no processo de delegação Alguns dos melhores técnicos e alguns Gerentes com muitos anos de casa decidiram deixar a organização, em virtude desta falta de equilíbrio a situação da empresa vinha se deteriorando ano após ano, então a decisão de 80Fg alta de equilíbrio a situação da empresa vinha se deteriorando ano após ano, então a decisão de Claudio de contratar consultor externo para diagnosticar a situação da CBC foi acertada. O caminho para a recuperação de uma empresa envolve inúmeras providências indispensáveis. A primeira delas é um autêntico check-up, uma visão global que indica insuficiências, que permite prever instabilidades e avaliar desequilíbrios futuros. É um instrumento insubstituível para colocar em destaque toda desarmonia entre as estruturas da empresa ou ntre a empresa e a realidade sócio-econômica na qual sua ação se desenvolve.