Resenha critica – livro faça as escolhas certas e corrija com rapidez as erradas

Categories: Trabalhos

0

FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – FAESA FACULDADES INTEGRADAS ESPIRITO-SANTENSES CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DHEIVID PATRICK MATTOS SÁ OF6 p GISELE PIMENTEL JOÃO MANOEL FERNADES GREGÓRIO LEANDRO FARIAS TELES NEIFRAN ANTÔNIO DE ARAÚJO GALVÃO Diante de toda a situação, nosso protagonista Jeff Walters, tomou uma atitude, reconheceu sua condição e procura ajuda, e essa é proveniente de um amigo de seu pai, Tony Pearce, renomado escritor e consultor empresarial.

Tony então, de bom grado se prontificou a ajudá-lo, para isso ediu a Jeff que comparecesse a dez encontros semanais a serem realizados na biblioteca de sua residência e condicionou a ajuda a ser dada ao compromisso dele transmitir todo aprendizado adquirido com as sessões a quem necessitasse. Com certa incredulidade Jeff foi à primeira sessão, onde aprendeu suas primeiras lições: pontualidade, persistência e responsabilidade por seus sucessos e respectivos fracassos, “fazendo as escolhas certas e corrigindo com rapidez as erradas”.

Tais aprendizados fizeram com que o mesmo sentisse a necessidade de anotar as lições e aplicá-las na pratica. Na sessão seguinte, Jeff chegou com antecedência a seu encontro semanal, corrigindo assim sua postura impontual e descrente, expôs o Tony as suas dificuldades diárias, salientando que em decorrência dos imprevistos não conseguia dar conta de suas prioridades, perdendo assim o foco. Tony, diante do relato, pediu a Jeff que falasse de suas prioridades, que refletisse se são as mesmas de sua equipe e ajustasse tal situação, alinhando assim todos em um único objetivo.

Jeff expôs ainda sua defas ro de colaboradores, de pessoas antes de se demitirem das empresas”, isso deixou Jeff ncomodado. No encontro seguinte Jeff chegou à casa de Tony, já com os frutos de seus ensinamentos, contou sobre o reencontro com seus ex-colaboradores e de como o mesmo foi esclarecedor para sua percepção, relatou também que até então não tinha noção de como sua equipe sentia sua ausência, apesar de ele estar presente.

Esse sentimento é explicado por Tony como “Terra da Gerencia”, onde muitos dos gerentes que conhecemos permanecem sem perceber, e são literalmente engolidos pelas rotinas gerenciais se distanciando da operação e conseqüentemente de suas equipes. Ainda sobre equipe, Tony divide a mesma em três grupos: as super estrelas, estrelas de segunda grandeza e estrelas cadentes, os grupos tem ritmos e produtividades diferenciados, a diretriz de Tony era estabelecer metas em comum de modo que exijam um comprometimento coletivo e não individual.

Como de costume Jeff chegou à casa de Tony pontualmente para sua quarta sessão, nela reconheceu suas falhas relativas às avaliações aplicadas em seus colaboradores, sendo elas impulsivas e mal elaboradas, também contou que fora avaliado pela sua chefia direta e seus subordinados, e recebera os esultados da pesquisa com indi na 30, sentindo-se injustiçado com a nota recebida.

Apro pesquisa, Tony mostrou 3 uma encruzilhada moral que estava vivenciando: uma de suas super estrelas, hoje considerada estrela cadente, passava por uma fase critica em sua vida pessoal, fase essa que o levou ao alcoolismo dentro do trabalho, onde, mesmo sendo advertido formalmente, reincidiu, exigindo uma postura gerencial mais drástica por parte de Jeff Porém os argumentos apresentados a Tony por Jeff para mantê-lo na equipe eram de caráter pessoal e puro de comodismo, nao tendo assim que iniciar um novo rocesso seletivo, desfalcando mais uma vez a equipe, essa postura por parte de Jeff foi duramente criticada por Tony, lembrando-o de agir com ética, fazendo sempre o que é certo. Mais uma segunda-feira chegou e Jeff seguiu ao encontro de Tony, entusiasmado para ouvir suas explicações a cerca de contratações, ao chegar, relatou como foi o processo de demissão de Toddy, confiante, pois havia posto em pratica a decisão que ele mesmo, seu colaborador, tomará. Quanto às contrataçóes, Tony orientou Jeff a conduzir o processo com rigor, não deixando a emoção tomar a frente da razão e não dequando o cargo ao perfil dos candidatos e sim o oposto, procurando um candidato que preencha todos os requisitos da vaga.

Pediu que utilizasse as ferramentas disponíveis, principalmente o departamento de Recursos Humanos, fazendo com que os candidatos tenham no mínimo três avaliações, tendo sempre à mão as perguntas e respostas esperadas, para assim estar preparado para as entrevistas, maximizando o processo seletivo. Neste encontro Tony perc de Jeff e lhe questionou mudanças que estavam por vir em sua organização e admitiu medo. Então Tony lhe aconselhou dizendo que este talvez seja o tema que ele mais tenha conhecimento, pois lidava diretamente com isto nas empresas onde prestava consultoria, e enxergava as mudanças como oportunidades, pois sem elas não há crescimento. Explicava a Jeff que nas mudanças o importante é estar focado nos resultados e não na resistência de todos a ela, agindo como um agente motivador, fazendo com que através destas mudanças seja alcançado o sucesso, mostrando o lado bom das mesmas, beneficiando assim a todos.

Jeff seguiu para seu próximo encontro, onde relatou a seu mentor dificuldade em administrar seu tempo, Tony o aconselhou a definir suas prioridades, realizando-as primeiramente, também aconselhou a realizar um planejamento detalhado de seu dia, executando todas as tarefas semelhantes em uma única etapa, minimizando assim o tempo das mesmas, ele ainda ressaltou que a responsabilidade pelo gerenciamento de tempo é de Jeff, pesando sobre ele os desperdícios de tempo, interrupções sem motivo e reuniões improdutivas. Neste encontro Jeff contou a Tony seu progresso no decorrer das semanas, onde procurou colocar em prática os ensinamentos btidos, realizando duas das três contratações necessárias. Tony, por sua vez, tomou a fala e lhe orientou a chamar Charles e Jeniffer, seus ex-funcionários, para uma nova conversa expondo a possibilidade de estes voltarem a integrar a equipe.

Expôs a importância do feedback, mesmo a um balde e colaboradores através do feedback ou pode esvaziá-los pela falta ou uso incorreto do mesmo, e finaliza: “Equipe motivada, Gestor motivado”. Em seu ultimo encontro com Tony, Jeff aprendeu uma de suas mais importantes lições: o entusiasmo. Aprendeu ainda que mesmo é componente imprescindiVel das pessoas bem sucedidas, tal entusiasmo tem o poder de contagiar a todos em sua volta, e que ser entusiasmado é um estilo de vida. Nesse ultimo encontro fizeram um balanço de todo o aprendizado, e a partir daquele momento começou para Jeff o seu legado, a responsabilidade de passar a frente os ensinamentos adquiridos, e como Tony, ser lembrado por isso, ajudando a pessoas que se encontram em situações semelhantes.

A obra nos mostrou que na vida somos responsáveis por nossas atitudes e pelo reflexo delas, que por pior que seja a situação empre ha outra perspectiva a ser visualizada e através destas mesmas atitudes podemos reverter qualquer situação. Ainda dentro desse contexto, analisando por um ponto de vista profissional, a responsabilidade se estende quando somos gestores de pessoas, nos tornando também responsáveis pelas atitudes positivas e produtivas da equipe, fazendo com que nosso entusiasmo os contagie, mantendo-os motivados através de feedbacks positivos. A soma dessas atitudes constituirá o nosso legado, que é maior que o nosso sucesso, será o fato pelo qual seremos sempre lembrados.

Análise comparativa: o sono e a perda da virgindade

0

Análise comparativa: O sono de Courbet e A perda da virgindade de Gauguin Devido a diversas semelhanças e oposições existentes

Read More

Caso concreto 1

0

A psicologia, ao participar do desafio contemporâneo do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem sua definição precária de identidade dissolvida,

Read More