Analise do filme quanto vale ou é por quilo?

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Análise Fílmica – QUANTO VALE OU É POR QUILO 1. Informações básicas para identificação do filme: a) País de origem, ano de produção, gênero. O filme “Quanto vale ou é por quilo? é originário do Brasil, produzido em 2005 e classifica-se como gênero drama. b) Créditos principais (direção, roteiro, elenco, etc. ). Swip to view next page Dirigido por Sérgio Bianchi, Produzido por Sérgio é baseado no conto ” ico Elenco Ana Carbatti ( rava Arminda), Cláudia Me Noêmia, mãe de Clar jo e Newton Canitto hado de Assis. militante da ONG de D. érson Capri (Marco

Aurélio – proprietário da Stiner Empreendimentos Assistenciais, marqueteiro), Caco Ciocler (Ricardo Pedrosa – advogado lobista e braço direito de Marco Aurélio), Ana Lúcia Torre (Noêmia – proprietária e coordenadora da ONG Movimento de Amparo, voltada a moradores de rua e Maria Antônia do Rosário – viúva, dona de escravos), Sílvio Guindane (Candinho – jovem desempregado com mulher grávida, contratado como matador de aluguel), Myriam Pires (Judite – tia de Arminda e mãe de Dido, trabalha como serviços gerais na Stiner) e Lena Roque (Lurdes – moradora da periferia, funcionária da Stiner); como tores convidados Leona Cavalli (Clara – mulher de Candinho, grávida), Umberto Magnani, Joana Fomm (Maria Amélia — amiga de socialite), Marcélia Cartaxo (funcionária de ONG, na xácara) e Odelair Rodrigues (Lucrécia – escrava); como participação especial Figueiredo – socialite, possui programa social dirigido a crianças e família), Zezé Motta (loana — negra forra), Antônio Abujamra (proprietário de escravo, branco), enio Gonçalves, Clara Carvalho, Noemi Marinho, Caio Blat (Bira – assistente de produção de comerciais para ONGS) e José Rubens Chachá; e como locutores Leonardo Medeiros, Milton Gonçalves (locução), Valéria Grillo (locução) e Jorge Helal (locução). O tempo de duração do filme é de 108 minutos. 2. Análise dos personagens: a) Quem são o que pensam e como se comportam? Arminda – Escrava fugitiva grávida e jovem militante moradora de comunidade periférica. Empenhada com projeto de informática a ser implantada na periferia pela Stiner Empreendimentos Assistenciais, descobre através de um amigo que detrás dos trabalhos de responsabilidade social existe um sistema de corrupção o qual tanto a Stiner quanto o poder público local lucram com o superfaturamento.

Ao perceber que os computadores que deveriam ser entregues na comunidade eram para ser novos, inicia a militância para que a comunidade receba os computadores a que fazem jus. Mônica — Funcionária da ONG de D. Noêmia. Sonha em ter sua própria ONG para que possa ter uma vida melhor com sua familia. Marco Aurélio — Proprietário da Stiner Empreendimentos Assistenciais, empresa especializada em marketing social que presta consultoria, elabora e executa projetos assistenciais para melhorar a imagem de grandes empresas. Começa a assessorar também entidades assistenciais em projetos de comunicação e aptação de recursos junto a empresas e órgãos públicos. Enrique com este tipo de trabalho.

Ricardo Pedrosa – Advogado lobista e braço direit Enrique com este tipo de trabalho. Ricardo Pedrosa – Advogado lobista e braço direito de Marco Aurélio. Homem sem escrúpulos, que media os contatos e acordos para que a empresa Stiner venha a faturar. Noêmia – Proprietária e coordenadora de ONG Movimento de Amparo, voltada para promover ações assistencialistas a moradores de rua. Participam do grupo seus filhos Héctor, 16-17 anos e André, 19 anos. São funcionárias da ONG Mônica e Adélia. A renda de D. Noêmia é obtida através da ONG. Também, viúva e proprietária de escravos, costuma comercializar seus escravos para obter ganhos. Candinho – Jovem desempregado com mulher grávida. ? contratado como matador de aluguel, aceita o trabalho porque precisa sustentar a família e ter o respeito da sogra. Judite — Tia de Arminda e mãe de Dido. Branca, aparentando ter mais de 60 anos. Começa a trabalhar como serviços gerais na Stiner para ajudar na renda familiar. Fornece as informações a seu filho Dido sobre a Stiner e seu proprietário. Lurdes — Mulher negra de 45 anos, moradora da periferia. Trabalha na Stiner. Veste a camisa da empresa, nao aceita mobilizações que venham a denegrir a Imagem da Stiner para não perder o emprego. Após ser demitida, fornece as provas de superfaturamento do projeto de informática para Arminda. Clara – Mulher de Candinho e filha de Mônica.

Jovem ambiciosa. Lucrécia – Escrava. Faz proposta a Sr. ” Maria Antônia do Rosário para que a compre de seu senhor e em troca realiza trabalhos para ela a fim de comprar a própria alforria. Dido – Filho de D. Judite. Encontra-se preso. Após a saída do presidio, arquiteta um plano para sequestrar Marco Aurélio com o ntuito de obter ganhos financeiros 3 presidio, arquiteta um plano para sequestrar Marco Aurélio com o intuito de obter ganhos financeiros e uma forma de vingança para fazer com que o proprietário da Stiner se vulnerabilize e experimente das situações que as classes subalternizadas enfrentam no cotidiano. Marta Figueiredo – Socialite. ossui programa social nos moldes de “Cinderela por um dia” para atender a crianças de baixa renda e suas famílias. Faz uso do social através da empresa do marido para lavagem de dinheiro. Joana – Negra alforra. Mora em fazenda com cônjuge e escravos ue a ajudam na lavoura. Luta pelos seus direitos de reaver o escravo Antônio, roubado de sua propriedade. b) Objetivos de cada personagem: Arminda – Objetiva a justiça social, para que os direitos dos cidadãos da periferia sejam respeitados. Mônica – Objetiva melhoria de vida para si e família. Sonha em ter a própria ONG. Marco Aurélio – Objetiva enriquecer cada vez mais com a comercialização do social através de sua empresa Stiner Empreendimentos Assistenciais.

Ricardo Pedrosa – Objetiva o poder, com os superfaturamentos dos esquemas montados através da empresa Stiner Noêmia – Objetiva lucrar com os trabalhos sociais de sua ONG e com a comercialização de seus escravos. Candinho – Objetiva oferecer a sua família uma vida digna. Judite – Objetiva ajudar o filho Dido que está preso. Lurdes — Objetiva a manutenção de seu emprego na Stiner e vingança após sua demissão. Clara – Objetiva ter status na sociedade. Lucrécia – Objetiva sua alforria. Dido – Objetiva obter ganhos através da criminalidade, uma vez que se encontra excluído na sociedade. Marta Figueiredo – Obi 4 através da criminalidade, uma vez que se encontra excluído na sociedade.

Marta Figueiredo – Objetiva fazer uso do social através da empresa do marido para lavagem de dinheiro. Joana – Objetiva lutar pelos seus direitos de reaver o escravo Antônio, roubado de sua propriedade e obter respeito da a) Observações gerais do filme: b) Argumento (qual o assunto tratado e de que forma): c) Roteiro (como se desenvolve a narrativa? ): d) Tempo e espaço: 3. Reflexões teóricas a) Que elementos o filme nos apresenta para o enriquecimento da reflexão com relação à Gestão Social, segundo coloca Ladislau Dowbor? O filme aborda o abuso das ONGs, que fazem uso da miséria ara conseguir verbas em benefício de um pequeno grupo.

Demonstra também como a solidariedade, que antes era um gesto de humanidade, hoje virou um produto de visibilidade. Neste sentido, Dowbor ressalta que no decorrer de meio século passamos de uma visão filantrópica, de generosidade assistencial, de caridade, para a compreensão de que a area social se tornou essencial para as próprias atividades econômicas. A área social hoje é negócio, o mundo do lucro já há tempos descobriu a nova mina de ouro que o social representa. Dowbor afirma ainda que, a área social precisa hoje muito mais de uma reformulação olítico-administrativa do que propriamente de mais dinheiro. b) Que situações do filme você identificaria como demandantes para a intervenção do Serviço Social?

No Filme “Quanto vale ou Algumas das demandas são as vulnerabilidades dos alunos da escola pública que não tem conhecimento dos seus direitos e ficam na expectativa de que as politicas públicas sejam eficientes, além da ampliação na compreensão dos interesses e conflitos presente na ONG Movimento de Amparo (filme) em seus projetos sociais desenvolvidos mediante a obtenção de lucros e conflitos de interesses. A prática do Assistente Social no filme implica em debates sobre Imites e possibilidades de sua atuação existindo ainda demandas na sua Intervenção como: O preconceito sofrido pelas classes submissas, trabalho forçado de menores, escravidão domiciliar, abuso de poder, violência, descriminação social e exclusão social na falta de recursos dos direitos da sociedade, bens e serviços produzidos mediante as desigualdades sociais. c) Como a realidade apresentada no filme possibilita uma discussão acerca das relações de poder?

O filme faz uma analogia do tempo da escravidão aos nossos ias atuais apresentando uma grande evolução da problemática da sociedade através das criações de ONG’s com empresários poderosos que tentam usar a comunidade como forma de exploração apresentando graus de altruísmos das suas ações perante as pessoas vulneráveis da sociedade. As pessoas que se sentiam beneficiados com estes “atos de caridade” não enxergavam e não tinham conhecimento do nível de corrupção e exploração de sua pobreza por partes dos chamados de “Bondosos”. Estes utilizavam verbas do governo destinadas aos pobres para se promoverem como pessoas aridosas através dessas ONG’s. Nos tempos escravocratas esse poder era representado pelo dono das terras, capatazes e pessoas brancas que tinha dom[nio sobre os ne poder era representado pelo dono das terras, capatazes e pessoas brancas que tinha domínio sobre os negros.

O filme ainda retrata que o poder não era somente daqueles que tinham dinheiro, mas os pobres da comunidade representados pelos personagens Candinho e Arminda sequestraram, roubaram, torturaram, promovendo a miséria como forma de exploração. d) O filme apresenta características do pacto social, abordado elo autor Jorge Wilheim? Como é realizado esse pacto no filme? e) O autor Luís Antônio Groppo contextualiza três aspectos da RSE. Identifique no filme trechos que caracterize esses três aspectos, que inclui o “terceiro setor’. Para o autor a Ética, transparência e relacionamentos democráticos que valorizem, de fato, as inclusões sociais, raciais entre outras, são atributos da boa comunicação e da empresa cidadã que leva a sério a Responsabilidade Social. ) O filme demonstra a existência da chamada participação cidadã, apesar das adversidades do sistema? Em qual momento o filme percebe-se a participação? Sim. A participação cidada é percebida no momento que em que uma das protagonistas reúne um grupo de pessoas para reivindicar junto à empresa, responsável pela criação do ambiente de informática, sobre as péssimas condições dos aparelhos eletrônicos ofertados a uma escola pública, uma vez que o recurso financeiro destinado sena suficiente para obtenção de equipamentos de qualidade. E eles fizeram tal reivindicação num evento público, um momento no qual a empresa citada estava obtendo um prêmio pelo desenvolvimento efetivo de suas ações.

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