Logística
Após conhecer a organização e observar todos os processos por ela desenvolvidos notei algumas falhas dentro do processo logístico que estavam afetando diretamente e indiretamente sua produção causando assim consequente queda no mercado para os concorrentes. Sendo assim, inicialmente fizemos alguns ajustes no sistema Supply Chain que a empresa utilizava pois haviam falhas nos objetivos-chave da SCM.
Após algumas correções, conseguimos criar diferenciais com a concorrência, experimentamos novas formas de satisfazer rapidamente o cliente, minimizando custos peracionais e financeiros e buscando diminuir desperdícios e evitando ao máximo tarefas que não agregam valores aos to vien produtos. Assim, efet gerenciamento do fa informação para aum Iniciamos um projeto houvesse rápida resp OF3 page o cliente através do nologia da endimento. hip para que ompra, no acompanhamento ou na reclamação referente aos pedidos e produtos.
Utilizando a Tese de Porter, também avaliamos cada atividade realizada, buscando quais atividades realmente ofereciam vantagem competitiva. Concluímos que as atividades primárias e lgumas atividades secundarias seriam realizadas internamente. Atividades secundárias como desenvolvimento de tecnologia e gestão de recursos humanos seriam terceirizadas buscando assim desenvolver um trabalho mais específico e com qualidade superior a que era possível internamente, agregando valor e custo compatíveis aos benefícios que poderão ser alcançados.
Após a inicial organização em alguns processos, a empresa atentou-se em disponibilizar valor ao clie cliente, ou seja, a qualidade ao cliente se tornou a atividade mais importante da empresa. ara que fosse possível, implantamos sistemas modernos para análise e acompanhamento dos elementos pré-transacionais, transacionais e pós-transacionais e detectamos que anteriormente apenas o elemento transacional era efetuado com devido sucesso causando a perda de muitos clientes.
Somados a isso, os problemas de logística e falta de estoque também prejudicaram o desenvolvimento da empresa no mercado acirrado que conhecemos hoje, e muitos clientes deixaram de comprar nossos produtos substituindo-os por outras marcas e habituando-se a elas. Deste modo, não era ossível a L TV (retenção de clientes) pois nao havia a devida importância na qualidade e satisfação do cliente.
A empresa não dava a devida importância ao suporte-técnico (criamos um canal com especialistas para atender os clientes de pós-vendas), informações sobre a situação do pedido eram obtidas apenas pelo telefone (atualmente também é possivel acompanhar os pedidos pelo site), diminuímos a burocracia de documentos (exigimos apenas os dados mínimos) e conseguimos agilizar os procedimentos para reclamações (também há canais específicos riados para atender e avaliar cada situação de reclamação).
Desta forma, acreditamos que os produtos constituem maior valor ao cliente pois não oferecemos mais apenas o mínimo de um produto, mas também uma série de cuidados que fazem a diferença no momento de escolha entre um e outro produto. Conseguimos alcançar os objetivos do serviço ao cliente, atendendo o nível de qualidade desejado, alcançando a excelência no atendimento ao cliente de modo coerente sem alta de preços. Através da cadeia de suprimentos pudemos ampliar o valor ao liente buscando novos e preços. liente buscando novos e melhores fornecedores, cumprindo o prazo e acordos efetuados com os clientes e desenvolvendo novos produtos. Essas mudanças somadas ao JIT adequaram a empresa às expectativas de um amplo mercado, onde qualquer diferencial poderá ser decisivo, por tratar-se de um mercado que cresce incrivelmente a cada dia e torna a disputa entre as empresas multo além do minimo em produto que se pode oferecer. -Para se adequar, os processos tornaram-se mais enxutos, gerando economia de custos e de tempo designados ara as atividades necessárias de inovação ou de iniciação.
A soma de todos os processos necessários para a boa implantação do Suplly Chain permitiu que a empresa iniciasse seu processo de recuperação, conquistando novos clientes e reaprendendo a reter tais clientes através de um processo ágil, com custos coerentes e focando a qualidade e satisfação dos clientes. Também conseguiu reconquistar alguns clientes antigos com as novidades oferecidas e valores adicionados os produtos e serviços.
A organização conseguiu ampliar sua agilidade após terceirização de algumas atividades, deixando de desperdiçar tempo em algumas atividades desnecessárias, aplicando este tempo agora ocioso em atividades de extrema importância antes não praticas como por exemplo o pós-venda e a simplificação dos documentos necessários em cada transação. Desta forma, a organização pode verificar que sua estrutura tornou-se mais enxuta e seguindo os processos tornou-se mais ágil e mais aceita no mercado, iniciando assim seu processo de reconquista das suas parcelas e outros nichos de mercado. 3