A toyota

Categories: Trabalhos

0

Analisando as teorias sobre administração, encontramos a clássica e a científica, cada uma teve o seu mentor, onde foram desenvolvidos princípios básicos de planejamento, preparo, controle, execução, distinção em conjunto de funções empresariais e pessoais. A idéia inicial que se tem é que, quem seguir o conceito de planejamento das teorias citadas, pode vir a ter um bom desenvolvimento em sua empresa.

Baseando-se nesse levantamento e conhecendo a história da Toyota, pode-se perceber que esta empresa isa primeiramente o crescimento do profissional onde, o funcionário crescendo a empresa crescerá também. Se pararmos para pensar no motivo de tanto sucesso desta empresa, podemos perceber que a paciência e perfeição, são duas características que faz com que a empresa cresça buscando a qualidade, e seus funcionários tem que acompanhar seu ritmo.

Duas frases chamaram atenção: “… todos os empregados devem ser eternos insatisfeitos, buscando obsessivamente a qualidade… ” e “A lenta – mais coerente – tartaruga causa menos perda e é muito mais esejável que a lebre veloz que corre na frente e pára de vez em quando para cochilar… “, ou seja, a Toyota não deseja chegar à frente com rapidez e imperfeita, e sim, alcançar o ápice da perfeição mais com calma e quali Swipe to view next page qualidade.

A conclusão de toda essa teoria aplicada pelo seu genitor, Taiichi Ohno, não precisa a pressa, onde a equipe era recompensada, não havendo desperdício, influenciando seus funcionários a perfeição e o produto cai no gosto dos consumidores, é a finalidade do grupo que forma a Toyota. Procurando e lendo mais a fundo a história do surgimento da Toyota, percebesse que o ponto inicial da sua origem foi a “grande paciência” de seu genitor que a criou visando o melhor para o futuro da própria.

Juntando as teorias de administração como a humanística, sistêmica e contingencial chegamos a conclusão do sistema central gerando os subsistemas com pontos estratégicos no setor de recursos humanos, como por exemplo, valorizar a equipe não o ndivíduo, planejamento minucioso e decisões precisas, tanto envolvendo colaboradores como o produto produzido por eles, com muita paciência. A equipe é sempre vista num todo, onde não é selecionado o melhor funcionário, fazendo com que não se sintam inferiorizados, onde sempre, mostram que o trabalho em equipe traz mais lucro sem haver influência externa.

Se contarmos com planejamento detalhado, é percebido que os recursos humanos usados vêm de contra a teoria de Taylor, onde avistava o crescimento da empresa sem haver a devida preocupação com seus funcionários. Já o planejamento humanístico da Toyota começa devida preocupação com seus funcionários. Já o planejamento humanístico da Toyota começa pelo tempo de treinamento, em média cinco meses, para ter a certeza que o recém-contratado tem real disposição e outras qualidades que irão ajudar a empresa e o próprio crescer.

Juntando o planejamento e a valorização, temos as decisões, que são peças chaves para o andamento sensato e correto da instituição, não deixando de mão o consumidor que ficará satisfeito com o produto fornecido pela Toyota. 3. A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA O aspecto que se destaca é a determinação, levando a motivação e sucesso de seus colaboradores. Esse aspecto foi baseado na meta de se tornarem a melhor e maior empresa de fabricação de automóveis.

Essa meta não começou recentemente, são anos e anos de minuciosos detalhes com relação a organização da empresa, levando em consideração a cultura dessa população. Um fato interessante, que foi citado na fonte de pesquisa, foi que o menor problema que apareça, toda a empresa para e a equipe resolve em conjunto. Isso é um exemplo para muitas outras empresas que só visualizam o lucro sem pensar em satisfazer a funcionários, fornecedores, colaboradores e consumidores.

Do ponto de vista da psicologia organizacional (Cultura e Clima Organizacional; Psicologia Organizacional x Administração de Recursos Humanos; A psicologia e as novas Formas de Gestão; Psicologia Organizacional x Administração de Recursos Humanos; A psicologia e as novas Formas de Gestão; A Função da Psicologia no Desenvolvimento Organizacional), que aspectos você identifica na Toyota que fazem com que seus olaboradores trabalhem mais satisfeitos? No mundo corporativo também encontramos casos semelhantes de determinação, motivação e foco no sucesso.

O exemplo mais recente é da empresa japonesa Toyota. Há alguns anos seus executivos traçaram a meta de ser não somente a melhor empresa de fabricação de automóveis, mas a maior. Este plano está se tornando realidade porque seus funcionários, clientes e fornecedores compartilham este futuro. Um executivo da indústria de autopeças contou-me, certa vez, um fato interessante sobre o relacionamento e visão ompartilhada relativo a montadoras, na qual a Toyota foi citada.

Segundo ele, quando havia algum problema no material entregue, as montadoras costumavam chamar para uma conversa e apontar “o erro do fornecedor”, enquanto que a Toyota chamava para a reunião abordando “a resolução de um problema nosso”. Os profissionais da Toyota colocavam a situação como algo a ser resolvido em conjunto e o ônus era partilhado entre as partes. Isso fez e faz toda a diferença. “Eu vivo no presente, para construir o futuro, com a experiência do passado”. Soichiro Honda, Empresário e Inventor.

Transportes área metropolitana porto

0

Transportes área metropolitana porto Premium gy economia I Map 08, 2012 4 pazes Transportes Área Metropolitana do Porto Disciplina de

Read More

A face repugnante: organizações vistas como instrumento de dominação

0

A FACE REPUGNANTE: ORGAN ZAÇÓES VIS AS COMO NSTRUMENTO DE DOMINAÇAO 1. Introdução… 3 2. Organizações como Dominação… 2. 1

Read More