Ações formativas do gestar ii de matemática desenvolvidas na rede municipal de ensino de barra do bugres/mt

Categories: Trabalhos

0

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE POLITICAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇAO CENTRO DE FORMAÇAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR II O PROBLEMA DO CONSUMO DE AGUA EM RESIDENCIAS BARRABUGRENSES proP JACY DA SILVA BARRA DO BUGRES- 1 p IST EDUCAÇAO SECRETARIA ADJUNTA DE POLITICAS EDUCACIONAIS EDUCAÇÃO CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇAO PROGRAMA GESTAO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – O PROBLEMA DO CONSUMO DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência parcial para a obtenção do Certificado de participação do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Orientado pelo Professor -lal Studia 3. Problemática……… . 54. Justificativa 6 5. Objetivos — 7 5. 1. Objetivo Geral 7 5. 2. Objetivos Específicos „ 7 6. Fundamentação teórica — Introdução 8 6. 2. A água No Planeta Terra 8 6. 1. • 8 6. 2. 1. . Erro! Indicador não definido. 6. 3. atividades que possam contribuir para a economia da água 10 7 Metodologia . 15 8.

Equipe de Trabalho 16 9. Cronograma „ 21 16 9. Cronograma . 17 10. Orçamento 1811. Avaliação 18 Referências Bibliográficas — ……. Erro! ndicador nao definido. Anexos 21 3 PROJETO DE PESQUISA 1. Identificação a) Título do Projeto: O Problema do Consumo de Água em Residências Barrabugrenses. b) Professor (a) Cursista: Jacy da Silva Batista. c) Público alvo: Alunos da 52 a 8a Séries ou 60 ao 90 anos do Ensino Fundamental. d) Local de execução: Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda. e) Período de execução: A de 2010.

Temática Água e Consumo. 3. Problemática Conforme a revista Superinteressante, 2000, Edição Julho, oloca que de acordo com os cálculos da ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente daqui a 25 anos, 2,8 bilhões de pessoas viverão em regiões de seca cronica. Durante a conferência do Habitat 2, das Nações Unidas sobre as cidades, realizada em Istambul, Turquia, em junho de 1996, os especialistas estimaram que metade da água potável dos países em desenvolvimento vem sendo ilegalmente desviada ou desperdiçada.

Com relação ao Brasil, ele possui por volta de 12% das resewas de água no mundo, porém, 80% dos mananciais se localizam na Amazônia, região que concentra penas 5% da população brasileira. Restam para abastecer 95% dos brasileiros. A revista ainda destaca que a perda média da produção de água tratada no Pars é de 40%. Devido à preocupação mundial com a diminuição de água potável em nosso planeta, partimos para uma investigação referente à necessidade de se fazer uma conscientização sobre os desperdícios que a cada dia se tornam mais abusiva.

Assim este projeto é uma tentativa de responder a seguinte problemática: Como evitar o desperdício de agua tratada, e de que forma a matemática poderá auxiliar nesse processo de conscientização? SUPERINTENDENCIA DE FORMAÇAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – 4 21 ambiente sistemático de reflexão conjunta e de averiguação, no contexto da escola, a cerca dos assuntos enfrentados pela coletividade da circunstância.

Vendo que atualmente há uma necessidade de estimular a consciência e o comportamento ecológico sobre a preservação e conservação da qualidade da água, e mostrar que é provável que, nas próximas décadas, irá haver uma perda muito grande de água consumível pelo ser humano, e devido a isso não podemos deixar de pensar que, ssim como a água possibilitou a vida na Terra e o aparecimento das civilizações, tudo isso poderá sumir pela falta ou escassez desse bem precioso.

Neste projeto vamos nos aprofundar na seguinte direção, pensando que em quase todas as tarefas da casa que envolva consumo de água: No quanto se gasta? E em quanto pode ser economizado? Deixando claro também que, entre todos os desperdícios de água, o residencial é o que mais contribui para uma futura escassez da água.

Destacando também que o tema escolhido neste projeto é uma proposta de trabalho, que além de abordar questões específicas do conteúdo atemático, aborda também questões ambientais, o uso racional da água, preservação da natureza, a redução do desperdício e o valor pago pelo consumo mensal de água, através de dados dos demonstrativos de consumo de água de algumas residências, onde poderemos obter um modelo matemático que relaciona o valor a pagar e a quantidade de metros cúbicos consumidos, levando em consideração uma taxa fixa, obrigatória que todo consumidor deve pagar.

E considerando esta problemática, que este projeto se justifica numa tentativa de contribuir para uma conscientização do comportamento ecológico que os alunos nvolvidos poderão passar para as pessoas que estão inseridas em seu contexto social. 6 EDUCAÇÃO seu contexto social. 5. Objetivos 5. 1.

Objetivo Geral Desenvolver e estimular projetos junta a comunidade escolar, relacionado ao desperdiço descontrolado de água potável no Brasil e no mundo, em especial na nossa residência, que é maior campeão em se tratando de desperdiço de água. Manifestar nos alunos, a serem indivíduos atuantes na sociedade, de modo a serem participativos nas ações relacionadas à consciência e comportamento ecológico em especial na conservação e preservação da água. . 2.

Objetivos Específicos Perceber o ciclo da água e sua importância para o consumo humano e utilização na natureza; Evitar o desperdício da água nas residências e até mesmo na sociedade; Despertar o senso crítico do aluno como agente multiplicador; Propiciar a participação ativa da comunidade conscientizando sobre o uso e importância da água no seu cotidiano; Orientar a comunidade escolar através dos alunos, quanto a importância da água para vida dos seres vivos; Realizar atividades matemáticas relacionadas a esse tema, de modo a serem expostas ara a comunidade, de forma que eiam a importância da pr onservaçao deste líquido ADJUNTA DE POLITICAS EDUCACIONAIS SUPERINTENDENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA GESTAO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II 6. Fundamentação teórica 6. 1 . Introdução A fundamentação teórica será baseada em um primeiro momento na conscientização, comportamento e um relato relacionado preservação e conservação de água potável atualmente em nosso planeta Terra. Em um segundo momento será embasado em atividades que possam contribuir para economia da água, em especial que trata de consumo em residências. 6. 2.

A água Atualmente É verídico que os oceanos ocupam uma área que equivale a 71% da superfície total da Terra, constituindo a grande reserva de água mundial. E também que o planeta Terra é formado por 3/4 de água (doce e salgada) e apenas 1/4 de terra. Nessa imensa massa líquida de nosso planeta, encontramos 97% de água salgada dos mares e oceanos, 2% de gelo, mas a quantidade de água doce propriamente dita não passa de 1% do total. Dos 3% (incluindo o gelo), só 0,03% está acessivel e isponível para o uso do homem nos rios, lagos e reservas subterrâneas. Nesses índices todos, o Brasil se destaca como um país privilegiado, pois possui 13,7% da água doce do planeta.

O seu maior recurso hidrico é a bacia Amazônica, que contém 80% de toda a água brasileira. Mas todo esse recurso está se distanciando das grandes concentrações urbanas e industriais, e isto conseqüentemente implica cada vez mais que a água doce se torne em um bem de grande valor para as regiões distantes. Economicamente em vários países não é viável se aproveitar água o mar, devido a ela ser sal ada não odendo ser consumida pelo ser humano e nem m ara o cultivo. Devido a cultivo. Devido a estes dois fatores, é que se atribui a quantidade reduzida de Égua doce e o não aproveitamento da água salgada. Certamente, poder ser que devido a isso é acrescido o processo de degradação acelerada dos mananciais de água. Com toda essa situação é que surge então um grande dilema: como atender uma população cada vez maior e um parque industrial em expansão, se o homem sequer preserva os recursos hídricos de que dispõe? O ser humano é o maior consumidor de ?gua doce, seja diretamente ou indiretamente. Nesse processo convém destacar que em números aproximados, sabe-se que o consumo de uma família que reside em uma cidade pode chegar a vezes vez maior do que de uma família que mora no campo; um exemplo disso é uma descarga sanitária que equivale aproximadamente doze litros, e para encher-se uma banheira ou se lavar uma quantidade de roupas na máquina, o consumo é de 120 litros. Entretanto, se compararmos esses consumos diretos com os indiretos observamos que essa situação é bem mais alarmante do que pensamos.

Vejamos: • A fabricação de um simples pãozinho demanda 400 litros de água, se considerarmos as necessidades desde o trigo que lhe deu origem; • Um quilo de carne corresponde a 18. 000 litros de água que foram fornecidos direta ou indiretamente ao animal que lhe deu origem, até a carne estar pronta para o consumo; • A produção de uma tonelada de milho requer 1,6 milhão de litros de água; • A produção de uma tonelada de alumínio gasta 1,3 milhão de litros de água. Dessa observaçã lisar que é indispensável gasta 1,3 milhão de litros de água. Dessa observação pode- e analisar que é indispensável a reutilização da água doce em escala cada vez mais maior. ? fato, se nada for feito para mudar a consciência e o comportamento do ser humano sobre esse bem precioso, o mais cedo que imaginamos enfrentaremos problemas relacionados sobre existência humana no planeta Terra. Nesse processo de escassez da água, a degradação orgânica na qualidade da água está associada à redução da taxa de oxigênio dissolvido, o que ocorre por perturbação devida a elemento estranho ou por modificações físicas da massa líquida. Todas as ações relativas ao emprego de agrotóxicos e adubos, os desmatamentos, aos efluentes industriais, aos lixos e esgotos domésticos são fatores principais que auxiliam a degradação da qualidade da água. É urgente a necessidade de um método de preservação da qualidade da água e, onde houver degradação, de ressarcimento dos estragos.

Devido a esse abuso é provável que, futuramente, conflitos internacionais surjam motivados pela disputa das águas. por exemplo, em regiões como o Oriente Médio e a bacia do Nilo, pode ocorrer que as divergências sobre o petróleo sejam substituídas por outras referentes à água. 9 ? bom que a população mundial comece a refletir que, assim como a água possibilitou a vida na face da Terra e o aparecimento das civilizações, tudo isso poderá desaparecer pela ausência ou insuficiência desse precioso liquido. Em nosso pais, o desperdício de água é aproximadamente 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água desperdício de água é aproximadamente 70%, e nas residências temos até 78% do consumo de água sendo gasto no banheiro.

Esse tipo de desperdício pode mudar com alterações simples de hábitos. Enfim, nao basta ter pensamento ecologicamente orreto e adequado, é preciso traduzi-lo em ações, coletivas e individuais. Aprofundando nessa direção, e pensando em quase todas as tarefas da casa que envolva consumo de água, no quanto se gasta? E em quanto pode ser economizado? Que se verificou que, entre todos os desperdícios de água, o residencial é o campeao. 6. 3. Atividades que possam contribuir para a economia da água A seguir uma tabela que será usada para resolver situações que estejam relacionadas a economizar água nas residências: TABELA DE REFERÊNCIA PARA SE ECONOMIZAR ÁGUA 10 11 GÉSTAR II 12 0 DF 21

A importância das brincadeiras infantis

0

Brincadeiras Infantis: Importância Para o Desenvolvimento Neuropsicológico Autora: Mônica Oliveira da Silva Vicente Valentim Este trabalho abordará o assunto brincadeiras

Read More

Mercado infantil

0

MERCADO INFANTIL – SUSTENTABILIDADE * Mais rendimento por criança, menos crianças por família, pais com mais recursos. * Vestuário infantil

Read More