Administração marketing

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇAO O presente trabalho tratará do “Endomarketing’, tema este que vem merecendo destaque diante das organizações que possuem contingente considerável de funcionários. O trabalho busca inicialmente fazer uma breve caracterização do tema, enfatizando suas características, definições e história. A partir das definições e constatações obtidas teoricamente o é compreender a aplicação das técnicas de endomarketing nas organizações.

Neste sentido será enfatizada a importância do endomarketing aliado à Gestão de Pessoas, buscando sempre enaltecer o papel das pessoas dentro da organização, do sucesso da organi ostra-se o quão é e condições que favore cada funcionário, a p se muito mais atuant pessoas estas que são a principal razão 6 Swipe nentp ridos. Sendo assim, ie um ambiente e ao e motivação de conseguirá sentir- os processos de decisão organizacional. A idéia é de também lembrar aos gestores que os canais de comunicação dentro da organização devem ser melhor desenvolvidos para que não aconteçam falhas durante a comunicação.

O gestor deverá sempre lembrar que o funcionário uma vez inserido na linha de frente será o responsável pelas informações prestadas aos clientes, portanto deve-se vender o roduto antes ao cliente interno e logo após este estará apto a vender o produto ao cliente externo. A partir dai demonstrar- se-á como as organizações que utilizaram-se de tais técnicas conseguiram alcançar os objetivos traçados e como chegaram aos resultados. Foi feita uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, sobre a visão de vários autores.

Swipe to next Para que as técnicas do endomarketing surtam o efeito desejado elas devem estar pautadas em um planejamento bem estruturado e, as que já são utilizadas pela instituição deverão ser reunidas em um objetivo comum que vem a ser a melhor omunicação e socialização de idéias entre gestor e funcionários. O mercado empresarial encontra-se cada dia mais acirrado, a atualização deve ser uma constante para quem quer manter- se no campo de atuação empresarial.

Todos estão em busca de satisfazer as necessidades de seus clientes, procurando sempre estar cada vez mais próximos destes para poder atender a seus anseios e expectativas. Em busca de técnicas novas e revolucionárias que pudessem manter a relação empresa-funcionário mais forte e resistente é que surgiu o conceito de endomarketing, este veio a contribuir om as técnicas de gestão de pessoas e marketing criadas desde os primórdios da administração.

O endomarketing surge também da necessidade que as empresas e empresários tinham em trazer para perto de si seus funcionários, fazendo com que estes pudessem participar mais ativamente do processo de decisão empresarial. É a partir dai que surge a idéia de cliente interno, fazendo com que as organizações busquem antes vender seus produtos para seus funcionários para que estes possam vendê-los para seu público externo com muito mais afinco.

Esta proximidade para com o cliente interno fará com que este e torne muito mais intimo do processo de gestão e decisão empresarial e, injetará nele ainda uma dose de motivação e auto- estima, sentimentos que podem ser decisivos para a realização de um trabalho eficiente e eficaz. 26 ENDOMARKETING Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. ? uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. E “vender” o produto para o funcionário passa a ser tao importante quanto para o cliente.

Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho. Saul Bekin cunhou o termo Endomarketing em 1995 e em seu livro ‘Conversando sobre endomarketing” discorre, de maneira leve e didática, sobre quase todos os elementos do que Philip Kotler em “Administração de marketing” chamou de marketing interno das organizações.

A comunicação empresarial assume cada vez mais uma intensidade global, nos compelindo a gerar e repassar informações de nível corporativo para os diversos públicos com que a empresa se relaciona, a começar pela imprensa, passando pela comunidade, clientes, demais parceiros da cadela produtiva e da própria organização empresarial, principalmente funcionários. Ao nos lançarmos em busca de referenciais globais de qualidade – como certificação ISO 9000, por exemplo – nos damos conta da importância do envolvimento dos funcionários nesses rocessos.

E aí a comunicação interna é convidada a desenvolver mecanismos que a convidada a desenvolver mecanismos que agilizem e tornem possível essa integração dos funcionários com as mudanças que estão acontecendo dentro das empresas. Tudo isso nos faz repensar a atividade de comunicação empresarial mais especificamente voltada para o público interno, com uma pergunta bastante simples, cuja resposta pode não ser tão fácil de obter: nossos funcionários estão felizes?

Altruísmos à parte, isto acaba se refletindo no clima organizacional e na qualidade dos produtos e serviços da empresa. Em vez de meras ferramentas para as empresas atingirem seus objetivos, a comunicação interna também pode e deve se propor a ajudar as pessoas a se sentirem mais felizes em seu ambiente de trabalho onde, em tese, passam pelo menos um terço de suas vidas. As pessoas nas organizações possuem necessidades muito específicas e são atingidas pela comunicação de maneira direcionada, mais explícita do que normalmente acontece com o consumidor comum.

Se imaginarmos que as organizações são aglomerações humanas, com interesses comuns e também divergentes, eis a complexidade que reveste a administração de pessoas e o onsequente direcionamento do endomarketing para a obtenção dos resultados esperados. A opinião do público interno tem grande influência nas opiniões e perspectivas do público externo, do consumidor em geral. Partindo desse princípio, as empresas cada vez mais têm investido no endomarketing como uma estratégia de Recursos Humanos.

O endomarketing existe para atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, obtendo significativos resultados para as empresas e, também, atraindo e retendo clientes externos. Afinal, funcionários insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fa 26 insatisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma contra propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de descontentamento que os dominam. E, caso estejam satisfeitos com a empresa, poderão ‘Vendê-la” para o cliente externo.

Essa atitude estratégica visa dar aos funcionários uma noção da importância de um serviço orientado para atender aos clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação o funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde atuam. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto.

O funcionário deve saber a importância do lugar onde trabalha e da sua própria Importância, pois só assim ele poderá ter um bom ambiente de trabalho e equipe. O endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma consequência do endomarketing. Pode-se imaginar o quanto o endomarketing é importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. E o quanto representará para as empresas que souberem estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto-atendimento oferecido aos seus mercados.

Histórico e características do endomarketing Em pleno século XXI e diante da era da informação as empresas e seus gestores já não pensam somente em tecnologia e equipamentos, os mais eficazes e eficientes pensam mais além, pensam além destas máquinas e o que está por trás delas. O qu eficientes pensam mais além, pensam além destas máquinas o que está por trás delas. O que vem a estar por trás destas máquinas é justamente o funcionário, já não se pode mais pensar em adquirir tecnologias de última geração sem pensar em preparar os agentes que irão utilizá-las.

Segundo Giuliani (2006) o endomarketing teve a seguinte origem: Os pioneiros no seu desenvolvimento foram os japoneses, a partir da observação do modelo ocidental de administração participativa o modelo participativo nasceu com o desenvolvimento dos modelos de gestão e consistia em uma comunicação transparente entre os integrantes da equipe (GIULIANI, 2006, pág. 35). Brum (2005) relata a criação do endomarketing como um esforço das empresas em se tornarem mais eficientes em comunicação ultrapassando assim os sindicatos.

Antigamente a forma mais abrangente de comunicação das empresas eram os sindicatos, sendo assim alguns fatores nos levam a pensar que o endomarketing pode ter sido criado por organizações que tenham sofrido as ações dos sindicatos em massa. Estes se comunicavam com os demais operários das fábricas através de seus megafones e panfletagem, sendo assim os sindicatos conseguiam dissipar informações sobre a empresa ao seu modo. Não contentes com a maneira como tais informações eram transmitidas aos seus empregados, as empresas procuravam formas de conter a ação e o poder de influência dos sindicatos.

Criavam-se assim novas formas de comunicação entre empresa- funcionário 6 influência dos sindicatos. Criavam-se assim novas formas de comunicação entre empresa-funcionário este esforço faria com que houvesse um estreitamento de relação entre as duas partes, embora não se pudesse conter a ação dos sindicatos, visto que os mesmos possuem uma rapidez muito maior quanto a disseminação de informações e nem têm comprometimento uanto a transmissão e veracidade das informações que são transmitidas. No Brasil por volta de 1975, Saul Faingaus Bekin utilizaria o conceito endomarketing pela primeira vez.

Gerente de produtos da Johnson & Johnson, gekin sentia necessidade de criar algo que fosse extremamente novo e estimulante que pudesse ajudar na comunicação interna e motivação entre empresa-funcionário da organização onde trabalhava. Bekin pôde perceber que através da utilização das técnicas de marketing poderia ele não só vender produtos e serviços aos clientes externos, poderia também encantar os seus funcionários om os produtos da organização, haveria então a necessidade da utilização das técnicas de marketing voltadas para dentro da empresa.

Porém, não bastava somente utilizar-se de técnicas de marketing voltadas para dentro da empresa, muito mais que isso precisava sim de uma reorganização de toda uma cultura organizacional. A necessidade era muito maior do que a simples disseminação de informações era preciso fazer com que todas as informações chegassem a todos os funcionários de maneira uniforme e coerente, isto faria com que todos fossem capazes de inserir em si mesmos altas doses de motivação.

Segundo Dias (2008): A comunicação gera motivação, quando os empregados são esclarecidos sobre o que deve ser feito para melhorar o desempenho no trabalho. Eles têm motivos para a tomada de ações eficazes, i feito para melhorar o desempenho no trabalho. Eles têm motivos para a tomada de ações eficazes, inclusive de empatia, colocando- se no lugar do outro, ao solicitar uma tarefa, por exemplo (DIAS, 2008, pág. 26).

A motivação para o surgimento do conceito de endomarketing se dá também através da evolução das teorias da administração, sobre este tema Dias (2008) ainda afirma que: O Endomarketing hoje pode ser entendido como um processo struturado, alinhado ao planejamento estratégico empresarial, visando melhoria da comunicação, buscando a relação com os ganhos de produtividade nas organizações. Para que isso aconteça, são necessários conhecimentos de: indicadores de desempenho de recursos humanos; clima organizacional; indicadores de produtividade e apoio da alta gerência, principalmente (DIAS, 2008, pág. 4). Portanto, é possível afirmar que o endomarketing surge da necessidade dos gestores buscarem para suas organizações técnicas novas que tratassem seus funcionários como aliados no processo de decisão e de gestão empresarial. Essa proximidade faria com que os funcionários pudessem tornar-se muito mais íntimos dos processos organizacionais levando a construção de uma auto-estima e motivação muito mais elevada.

A mobilização do público interno faz com que o gestor insira em cada um de seus subordinados o sentimento de racionalidade, este sentimento fará com que o funcionário tenha uma razão ou motivo porque e por quem trabalhar. Segundo Bekin (2004), introdutor do endomarketing no Brasil, pode-se ter a seguinte definição sobre o tema: Endomarketing consiste em ações de marketing dirigidas para o público Interno a empresa ou organização. sua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos os valores destin organização. ua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir o cliente ou, dependendo do caso, o consumidor. Essa noção de cliente, por sua vez, transfere-se para o tratamento dado aos funcionários comprometidos de modo integral com os objetivos da empresa. O comprometimento implica a adesão aos valores e objetivos da empresa por meio do endomarketing e pressupõe o trabalho em equipe, em um contexto marcado pela cooperação e pela ntegração dos vários setores da organização (BEKIN, 2004, pág. ). Apesar do nome Endomarketing ainda ser novo diante das demais técnicas e teorias administrativas pode-se perceber o seu esforço quanto a junção e adequação de técnicas anteriores para sua prática. Modificar ou melhorar a comunicação dos funcionários de uma empresa vem a ser um dos objetivos fundamentais do endomarketing. A utilização destas ferramentas pelas empresas contribuirá para a conquista de novos clientes externos e para a conquista de relação intimista e duradoura com seus clientes internos.

Praticar o endomarketing nada mais é do que voltar as estratégias do marketing externo para dentro da empresa, os funcionários serão os clientes e seus cargos os produtos, caberá a empresa encantar os funcionários (clientes internos) da mesma maneira que encantam seu público externo e isso poderá ser conquistado através da oferta de cargos e salários (produtos) atrativos. Não há, portanto, novidade alguma quanto ao conceito, o desafio será somente unificar todas as estratégias para utilizá- las a fim de conquistar um objetivo comum.

FUNDAMENTOS DO ENDOMARKETING O endomarketing emergiu como resposta à globalização e ? necessidade de adaptação das empresas. O conceito de marketing passou por globalização e à necessidade de adaptação das empresas. O conceito de marketing passou por várias mudanças até atingir o foco nas necessidades do cliente, que incluiu novos processos para a sua fidelização e satisfação (MCKENNA, 1993; GRONROOS,1995; KOTLER, 2000). Esta evolução remete a dicotomia entre marketing centrípeto e marketing centrífugo.

Enquanto o marketing centrípeto canaliza a sua atenção para o endomarketing, o marketing centr[fugo utiliza-se do marketing centripeto para agregar valor ao produto elou diferenciar a restação do serviço, realçando a posição estratégica competitiva da empresa. A força do marketing centrípeto considera que as pessoas que trabalham na organização são responsáveis pelos serviços prestados, pelos produtos oferecidos e são cobrados constantemente por padrões de qualidade.

Desta forma, surge a importância de se criar mecanismos que atendam às necessidades dos funcionários, desenvolvam uma imagem positiva da empresa frente ao público interno e melhorem o processo de comunicação. A partir deste argumento fica claro o sentido do endomarketing. Segundo BEKIN (1 995, p. 2) “o endomarketing consiste em ações e marketing voltadas ao público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a semir o cliente”.

Objetiva facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com os funcionários, compartilhando os objetivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações. O endomarketing é fruto da necessidade de definir uma nova área de ação e investigação. É uma criação brasileira que emergiu de uma necessidade de ressintonizar e reorientar objetivos de modo a reformular o lado interno da empresa (BEKIN, 1995). Além disso, várias 0 DF 26

Aspectos positivos e negativos de processos gerenciais

0

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PONTOS POSITIVOS Inclusão de pessoas com necessidades especiais; Democratização do acesso ao ensino; Maior flexibilidade de horários

Read More

Principio contabil

0

FACULDADE NOVOS HORIZONTES CONTABILIDADE: HISTÓRIA, INTERAÇÕES E PERSPECTIVAS “EVOLUÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS” Alessandra Isabel Ávila Magalhães Bruno Tadeu Faria Dias

Read More