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Faculdade Luso Brasileira FALUB Carpina Fevereiro/2011 Auguste Comte “Toda Educação humana Deve preparar cada um A viver para os outros” Os ropeços Thainá Ferreira George Albuquerque Marcela Rangel David Heleno Etianne Lima -lal Studia OF9 p Tornou-se símbolo da humanidade. I Augusto Comte nasceu em 1798 em Montpellier, na França. Seus pais eram católicos e monarquistas fervorosos. Comte, que rejeitou as convicções dos pais ainda bem jovem, foi aluno brilhante, dos estudos básicos aos superiores, na escola Politécnica de Paris.

Nesse período, seu melhor amigo foi Henri de Saint-Simon (1760 – 1825), expoente do socialismo tópico, com quem viria a romper mais tarde por questões ideológicas. Comte trabalhava intensamente na criação de uma “filosofia positiva” quando sofreu um colapso nervoso, em 1826. Recuperado, mergulhou na redação do curso de Filosofia Positiva, que lhe tomou 12 anos. Em 1842, por divergências com os superiores, perdeu o emprego de pesquisador na Politécnica e começou a ser ajudado por administradores, como o pensador escocês John Stuart Mill (1773 — 1826).

No mesmo ano, Comte se separou de Caroline Massin, após 17 anos de casamento. Em 1845, apaixono-se por Clotilde de Vaux, que morreria de tuberculose no ano seguinte. Clotilde seria idealizada por Comte como a expressão perfeita da humanidade. O filosofo que dedicou os anos seguintes a escrever Sistema de Pol[tica Positiva, morreu de câncer em 1857, em Paris. Vida O nome do pensador francês Auguste Comte (1798-1857) está indissociavelmente ligado ao positivismo, corrente filosófica que ele fundou com o objetivo de reorganizar o conhecimento humano e que teve grande influência no Brasil.

Comte também é considerado o grande sistematizador da sociologia. O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou ão só a um descontentamento geral com a politica como a uma crise dos val turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais. Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou de positivismo. Ele reviu as ciências para definir o que, nelas, decorria da realidade dos fatos e permitia a formulação de leis naturais, que orientariam os homens a agir para modificar a natureza”, diz Arthur Virmond de Lacerda, rofessor da Faculdade Internacional de Curitiba. Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física.

Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política. Nova ordem espiritual O funcionamento da sociedade, para Comte, obedeceria a iretrizes predeterminadas para promover o bem-estar do maior numero possível de indivíduos. Além de uma reformulação geral das ciências e da organização sociopolítica, o filósofo planejou uma nova ordem espiritual, inspirada na hierarquia e na disciplina da Igreja Católica, que considerava muito eficientes.

A nova doutrina, porém, se dissociava totalmente da teologia cristã, que Comte rejeitava por se basear no sobrenatural, e nao no materialismo científico. No fim da vida, ele chegou a preconizar a construção de templos positivistas, onde a humanidade, e não a divindade seria venerada. O 3 reconizar a construção de templos positivistas, onde a humanidade, e não a divindade seria venerada. O filósofo via a humanidade como uma entidade una, que chamou de Grande ser. Comte formulou uma lei histórica de três estágios.

Segundo essa lei, o pensamento humano partiu de um estágio teológico, quando recorria às idéias de deuses e espíritos para explicar os fenômenos naturais, e passou para um estágio metafísico, caracterizado por fundamentar o conhecimento em abstrações – como essências, causas finais ou concepções idealizadas da natureza. De acordo com Comte, a humanidade só alcançaria lenitude intelectual ao chegar ao estágio positivo, que pressupõe a admissão das limitações do entendimento humano.

Para ele, a razão não é capaz de operar a não ser pela via da experiência concreta. Todo esforço da ciência e da filosofia deveria se restringir, portanto, a encontrar as leis que regem os fenômenos observáveis. Antes de Comte, a sociologia já havia dado os primeiros passos, mas foi ele quem a organizou como ciência. O pensador a dividiu em duas áreas: estática social e dinâmica social. A primeira estuda as forças que mantêm a sociedade unida, enquanto a segunda se volta para as mudanças sociais e suas ausas.

A estática social se fundamenta na ordem e a dinâmica no progresso – daí o lema “ordem e progresso”, que figura na bandeira brasileira por inspiração comtiana (leia quadro acima). Conhecidos a estrutura e os processos de transformação da sociedade, seria possível, para o pensador, reformar as instituições e aperfeiçoá-las. “As leis sociológicas permitem planejar o futuro porque indicam critérios de atuação politica”, diz Virmond de Lacerda. Cientistas deveriam forma elite dirigente 4DF9 política”, diz Virmond de Lacerda.

A concepção planejada das reformas sociais que o filósofo julgava ecessárias não era compatível com a democracia, imprevisível por natureza, e por isso Comte a rejeitou. Ele acreditava que a ciência positiva seria o fundamento da fraternidade entre os homens, mas a responsabilidade por conduzir o aperfeiçoamento das instituições estaria restrita a uma elite de cientistas. O filósofo via todas as sociedades constituídas por núcleos permanentes, como a família e a propriedade, que devem promover o progresso.

O positivismo compara a sociedade a um organismo biológico, no qual nenhuma parte tem existência independente. Num estágio positivo, próximo da perfeição, ão haveria lugar para o individualismo, apenas para o desenvolvimento da solidariedade e do altruísmo (termo cunhado por Comte) de cada um em favor da coletividade. O pensamento de Comte foi alvo de desconfiança e até de escárnio – em especial a criação da religião da humanidade.

Mas o positivismo teve grande influência em seu tempo e peso decisivo no surgimento de correntes de pensamento futuras, como o evolucionismo. Disciplina, Hierarquia e Ciência a Escola Como Comte tinha a ordem na conta de valor supremo, para ele era fundamental que os membros de uma sociedade aprendessem desde pequenos a importância da obediência e da ierarquia. A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola.

Segundo Comte, a evolução do indivíduo segue um trajeto semelhante à evolução das sociedades. Assim, na infância passa- se por uma espécie de estágio teológico, quando a criança tende a atribuir a forças sobrenaturais o ue acontece a seu re S estágio teológico, quando a criança tende a atribuir a forças sobrenaturais o que acontece a seu redor. A maturidade do espírito seria encontrada na ciência. Por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos científicos prevalecem sobre os iterários.

O filósofo acreditava ainda que todos os seres humanos guardam em si instintos tanto egoístas quanto altruístas. A educação deveria assumir a responsabilidade de desenvolver nos jovens o altru[smo em detrimento do ego[smo, mostrando a eles que o objetivo existencial mais nobre é dedicar a vida às outras pessoas. “A educação positivista visa a informar o aluno sobre a ordem – isto é, como o mundo funciona – e formar seu caráter, tornando-o mais bondoso”, diz Virmond de Lacerda.

O pensamento de Comte tinha forte aspecto empirista, por levar em conta apenas os fenômenos observáveis e considerar nticientíficos os estudos dos processos mentais do observador. Na educação, isso acarreta ênfase na aferição da eficiência dos métodos de ensino e do desempenho do aluno. No século 20, a psicologia comportamental aperfeiçoaria ao máximo esses procedimentos, com experimentos e testes aplicados em grande escala.

A Lei dos Três Estados Em sua Lei dos Três Estados, Comte elaborou uma class•ficaçào da história da humanidade nos seguintes estados em ordem cronológica: o teológico, o metafisico e o positivo. Segundo o filósofo, cada passo desse desenvolvimento cronológico pressupõe o anterior. No estado teológico, o espirito humano vive num universo natural e sobrenatural, no qual impera o fetichismo. No estado metafísico, simples modificação geral do primeiro substitui-se as forças sobrenaturais pelas abstrações.

Por fim, no estado positivo, por fim, no estado positivo, o espirito humano passa a valorizar o raciocínio lógico em vez do metafisico-abstrato e tenta explicar os fatos com base em leis objetivas, não mais recorrendo a elementos da natureza ou deuses, nem a leis do ser em geral. De maneira geral, podemos dizer que o estado teológico e o metafísico se caracterizam, quanto ao método, pelo domínio undamental da imaginação sobre a obsewaçào e, quanto ? doutrina, pela pesquisa exclusiva de noções absolutas.

O primeiro estado corresponderia à imaginação; o segundo, à argumentação; o terceiro, à observação. O estado positivo é a idade industrial regida pelos interesses econômicos. O Positivismo instaura as ciências como pesquisa daquilo que é determinado, certo e útil. por isso, nos campos sociais e políticos, acontece a passagem do poder espiritual para os sábios e cientistas, e o poder material passa às mãos dos industriais. A forma de governo que corresponde ao estado ositivo é a republica ditatorial ou científica.

Curiosidades A Influência Positivista da Proclamação da República O projeto sociopolitico de Comte pressupunha uma evolução ordeira da sociedade, incompatível com revoluções e mudanças bruscas. Curiosamente, no Brasil os ideais positivistas serviram para alavancar uma troca de regime, com a proclamação da República. O aparente paradoxo se explica, em parte, pelo fato de a influência positivista ter resultado em pensamentos muito diversos no Brasil, conforme se combinou com outras correntes ideológicas.

Nenhum setor teve maior presença da ideologia omtiana do que as Forças Armadas, de onde saiu o vitorioso movimento republicano e a idéia de adotar que as Forças Armadas, de onde saiu o vitorioso movimento republicano e a idéia de adotar o lema “ordem e progresso ‘ Várias das medidas governamentais dos primeiros anos da República tiveram inspiração positivista, como a reforma educativa de 1891 e, no mesmo ano, a separação oficial entre Igreja e Estado.

O positivismo ficou de tal forma conhecido no Brasil que o prenome de Comte foi aportuguesado para Augusto e a corrente filosófica tornou-se tema de um samba de Noel Rosa e Orestes Barbosa. A canção, intitulada Positivismo e lançada em 1933, termina com os versos: “O amor vem por principio, a ordem por base/O progresso é que deve vir por fim/Desprezaste esta lei de Augusto Comte/E foste ser feliz longe de mim”.

Obras e Livros * Opúsculos de Filosofia Social (1816-1828) (republicados em conjunto, em 1854, como apêndice ao volume IV do Sistema de política positiva) * Curso de filosofia positiva, em 6 volumes (1830-1842) (em 1848 foi renomeado para Sistema de filosofia positiva) * Discurso sobre o espírito positivo (1848) * Discurso sobre o conjunto do Positivismo (1851) (Introdução geral ao Sistema de política positiva) Sistema de politica positiva, em 4 volumes (1851-1854) * Catecismo positivista (1852) * Apelo aos conservadores (1855) * Síntese subjetiva (1856) * correspondência, em 8 volumes (1816-1857) Frases “A moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas. ” “Auguste Comte” “Os filhos são educados co 8 ficar toda a vida filhos, não desejava a vitoria mais a luta. ” “Ninguém possui outro direito senão o de sempre cumprir o seu dever. ” “A sociedade é um asilo de loucos cujos guardiões são os oficiais da lei. “Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber de sua historia. “Sim, eu sou um homem e choro. Um homem nao tem olhos? Não tem também mãos, sentidos, inclinações, paixões? Porque é que um homem não devia chorar? ” “Viver para os outros é não somente a lei do dever como da felicidade. ” “Tudo é relativo, eis o único principio absoluto. ” Referencias Bibliográficas -Auguste Comte, Cours de Philosophie Positive, 10 vol. 5e éd, Societé Positiviste. -Auguste Comte, Systéme de Politique Positive, 10 vol, 4e. Ed librairie Positiviste. http://teatrodahistoriasites. uol. com. br/comte. html http://jmsrsc. sites. uol. com. br/socl. htm http://www. culturabrasil. p g

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