Alienaçao no trabalho

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Segundo Karl Marx, quanto mais o operário produz, menos ele custa para a economia e consequentemente mais ele Se desvaloriza, chegando ao ponto de se tornar uma mercadoria do capitalismo; este visaria somente o lucro e geraria a ? sede de riquezas e a guerra entre cobiças, a concorrência?. Quanto mais o operário produzir, mais ele esta valorizando o mundo das coisas e desvalorizando o mundo dos homens, tornando-se tanto mais pobre quanto mais riquezas ele produzir.

O operário recebe rimeiro o trabalho, e depois o meio de subsistência, sendo em primeiro lugar operário e depois pessoa física,tornando-o assim escravo de seu próprio trabalho. ?A Economia Política esconde a alienação na essência do trabalho porque ela não considera a SWP to page relação direta entre que o trabalho produ ar ora o operário?. O trabal tra,•:. to view não consegue afirma operário não desem produção. É certo s e a privaçao para numa maquina que ntade, um infeliz. O a e intelectual livre, as mortifica seu corpo e arru na seu esp rito.

O caráter hostil do trabalho manifesta-se nitidamente no fato de que senão houver coação física ou qualquer uma outra, o operário foge do trabalho como uma peste. O h homem não se sente mais livremente ativo senão em suas funções animais, transformando-se bestial. Sua vida perde o sentido, pois o homem passa a fazer de sua própria vida simplesmente um meio de subsistência, invertendo com isso a relação que teria com o trabalho, desta forma o trabalho lienado termina por alienar do homem seu próprio género.

Marx chega a seguinte conclusão: se o produto do trabalho é alienado do trabalhador, por ser algo exterior a ele, a ponto de não lhe pertencer, deve ser então propriedade de outro, que não é evidentemente quem o produziu, nem os deuses e muito menos a natureza, como pensavam os antigos, então logicamente deve ser outro homem que tomou dele aquilo que deveria lhe pertencer. Com isto estão fundadas as bases para a exploração de um homem por outro.

O excedente do trabalho alienado termina por dar início ao acúmulo de riquezas e consequentemente, o surgimento da propriedade privada. Marx diz haver uma identidade entre a propriedade privada e o salário, e nem mesmo a sugestão de Phoudhon da criação de um salário igual para todos resolveria o problema da alienação no trabalho, simplesmente universalizaria a relação do homem com o trabalho, mantendo o salário e a propriedade privada como consequências do trabalho alienado.

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