Anatomia
QUESTIONÁRIO DE ANATOMIA. 1. conceituar junturas; Juntura significa conexões e no esqueleto, tem a finalidade de unir os ossos e permitir a sua mobilidade. 2. classificar as junturas de acordo com o elemento que se interpõe às peças que se articulam e definir cada tipo; Junturas fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. 3. citar exemplos de junturas fibrosas e cartilaginosas; No esqueleto temos dois tipos de junturas fibrosas: as suturas encontradas em ossos do crânio e sindesmoses tíbio-fibular existentes nas extremidades distais da tíbia e fíbula; junturas p cartilaginosas: temos omumente encontr cramo. . identificar junturas preparadas; OF3 ilagem hialina mais iptal na base do em peças Peças fibrosas no crânio: Sutura plana entre os ossos nasais, Suturas escamosas entre os ossos do parietal e temporal e as Suturas serreadas ou denteadas entre os ossos parietais tem mobilidade extremamente reduzida embora o tecido interposto confira uma certa elasticidade. As peças cartilaginosas de natureza hialina, se apresentam na sínfise púbica, disco intervertebral e na sincond SV’ipe to klew next page sincondrose esfeno-occiptal onde estas peças apresentam uma mobilidade reduzida. definir, morfológica e funcionalmente fontanelas e identifica-las em crânios fetais; As fontanelas ou fontículos ou ainda denominada vulgaramente de moleiras, estão situadas na região superior antero-posterior (AP) ou frontal e superior postero-anterior (Pa) ou posterior. São regiões onde a calcificação ainda nao foi completada tendo grande volume de tecido conjuntivo fibroso, possibilitando um maior distanciamento e mobilidade dos ossos que, facilita uma redução bastante apreciável da cabeça do feto no momento do parto. 6. itar as características de uma juntura sinovial; Junturas sinoviais se encontram onde existe a necessidade de deslizamento ósseo contra outro como nas articulações. São constituídos de uma cápsula articular (espécie de manguito que envolve a articulação prendendo-se nos ossos que se articulam) e um líquido denominado de sinóvia ou líquido sinovial. 18. definir flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, supinação e circundação; Flexão, quando neste movimento há um aumento ou diminuição do ângulo das partes que se desloca e a que fica fixo.
Extensão, quando a um aumenta no ângulo das partes. Abdução ou adução, ão fica fixo. Extensão, quando a um aumenta no ângulo das partes. Abdução ou adução, são movimentos nos quais o segmento é deslocado em direção ao plano mediano ou em direção oposta afastando-se dele para os dedos, prevalece os plano mediano do membro. Rotação, é o movimento em que o segmento gira em torno de um eixo longitudinal.
Pronação, movimento na horizontal. Supinação, é o movimento no sentido vertical (para cima). Circundação, é o movimento que inclui a adução, extensão, abdução e flexão. 21. Identificar, no esqueleto articulado, tipo e número de értebras de cada região da coluna vertebral; Vértebras Cervicais – 7, Vértebras Torácicas – 12, Vértebras Lombares – 5, Vértebras Sacra iliaca – 5 Vértebras do CóCClX – 2 a 4.
Cintura Pélvica: Principais Partes. I A cintura pélvica é formada pelos dois ossos ilíacos que se articulam anteriormente entre si, estes ossos estão separados posteriormente pelo sacro. O nome bacia refere-se ao espaço limitado pelos ossos ilíacos, saco e cóccix. A parte superior do ilíaco é achatada e chama-se íleo, já a parte anterior chama-se púbis e a parte inferior é denominada de ísquio. 3