Aspesctos do comportamentalismo
Conhecimento A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista dessa abordagem: o conhecimento é o resultado direto da experiência. O que se pode determinar de formação e desenvolvimento do comportamento pode ser atribuído às contingências de reforço. Uma determinada resposta do individuo é fornecida, num certo sentido, por consequências que tem a ver com a sobrevivência do individuo e da espécie.
Para Skinner, o comportamento é um desses objetos de estudo que não pede método hipotético-dedutivo. O conhecimento, portanto, é estrutura Educação A educação está inti ar 2 to view nut*ge periencia. missão cultural. A educação, pois, dever transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, praticas sociais, habilidades consideradas básicas para manipulação e controle do mundo/ ambiente (cultural, social etc. ).
O sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, mudanças essas desejáveis e relatlvamente permanentes, as quais implicam tanto a aquisição de novos comportamentos quanto a modificação dos já existentes. O objetivo último da educação é que os indivíduos sejam os ropios dispensadores dos reforços que elicitam seus comportamentos. O individuo dessa forma, será capaz de estruturar as contingências de seu próprio ambiente de modo que seu comportamento leve as consequências que deseja.
Quanto maior o controle, maior a responsabilidade. comportamento é moldado a partir da estimulação externa, portanto o individuo não participa das decisões curriculares que são tomadas por um grupo do qual ele não faz parte. Escola A escola é considerada e aceita como uma agencia educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os omportamentos que pretende instalar e manter.
Cabe a ela, portanto, manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se um determinado contexto cultural. Ensino-aprendizagem Para os behavioristas, a aprendizagem pode ser definida como Uma mudança relativamente permanente em uma tendência comportamental elou na vida mental do individuo, resultantes de uma pratica reforçada. (Rocha, 1980, p. 28) O ensino, para Skinner, corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz.
Esse arranjo, por sua vez, depende de elementos observáveis na presença dos quais o comportamento ocorre: um evento antecedente, uma resposta, um evento consequente (reforço) e fatores contextuais. A ênfase da proposta de aprendizagem dessa abordagem se encontra na organização (estruturação) dos elementos para experiências curriculares. Será essa estruturação que irá dirigir os alunos pelos caminhos adequados que deverão ser percorridos para que eles cheguem ao comportamento final desejado, ou seja, atinjam o objetivo final. A aprendlzagem será garantida pela sua programação.