Atps

Categories: Trabalhos

0

Lista de Exercícios complementares – Física II Prof. Adolfo 01 — Certa máquina Ml eleva verticalmente um corpo de massa m 1=1 ,0kg a 20,0m de altura em 10,0s, em movimento uniforme. Outra máquina M2 acelera em uma superficie horizontal, sem atrito, um corpo de massa desde o repouso até a velocidade de 10,0m/s, em 2,0s. De quanto foi o trabalho realizado por cada uma das máquinas? 02 — Um corpo de massa igual a 10,0 kg, inicialmente em repouso, é submetido à ação de uma força constante e paralela ao deslocamento.

Sabe m/s, ao término de 5, corpo é iguala 15,0 ) o valor da força apl da. , p b) o trabalho realizad 03 – Um bloco escorrega por uma pista com extremidades elevadas e uma parte central plana, de comprimento conforme representa a figura adiante. O atrito nas partes elevadas é nulo, mas, na parte plana, o coeficiente de atrito dinâmico é igual a 0,10. Se o bloco Inicia o movimento, a partir do repouso, no ponto A, que se encontra a uma altura h=3L/4 acima da parte plana da pista, calcule o número de vezes que ele percorrerá a distância L.

Despreze a parte fracionária de seu resultado, caso exista. 4 — Um vagão, deslocando-se lent Sv. ‘ipe to View next page lentamente com velocidade v num pequeno trecho plano e horizontal de uma estrada de ferro, choca se com um monte de terra e pára abruptamente. Em virtude do choque, uma caixa de madeira, de massa 100 kg, inicialmente em repouso sobre o piso do vagão, escorrega e percorre uma distância de 2,0 m antes de parar, como mostra a figura.

Considerando g 10 m/s2 e sabendo que o coeficiente de atrito dinâmico entre a caixa e o piso do vagão é igual a 0,4, calcule: a) a velocidade v do vagão antes de se chocar com o monte de erra; b) a energia cinética da caixa antes de o vagão se chocar com o monte de terra e o trabalho realizado pela força de atrito que atuou na caixa enquanto escorregava. 05 — O gráfico velocidade contra tempo, mostrado adiante, representa o movimento retil[neo de um carro de massa m=600 kg numa estrada molhada. No instante t=6s o motorista vê um engarrafamento à sua frente e pisa no freio.

O carro, então, com as rodas travadas, desliza na pista até parar completamente. Despreze a resistência do ar. a) Qual é o coeficiente de atrito entre os pneus do carro e a ista? b) Qual o trabalho, em módulo, realizado pela força de atrito entre os instantes t=6s e t=8s? 06 – Um fruto de 0 kg, inicialmente em repouso, desprendeu- se de uma árvore à beira de um penhasco e caiu 55m, esborrac inicialmente em repouso, desprendeu-se de uma árvore à beira de um penhasco e caiu 55m, esborrachando-se numa rocha.

Se a velocidade imediatamente antes do impacto com a rocha era 30m/s e a aceleração da gravidade local vale 10m/s2, calcule as quantidades de energia mecânica dissipadas: a) na interação do fruto com a rocha, ao se esborrachar; ) na interação do fruto com o ar, durante a queda. 07 – Uma preguiça de massa 1,2 kg desprende-se do galho de uma árvore, à beira de um penhasco, e cai verticalmente. Sua velocidade cresce até 42 m/s, quando se torna constante, devido à resistência do ar. ) Considerando g = 10m/s2, calcule a intensidade máxima da força de resistência do ar. b) Em seguida, felizmente, a preguiça cai sobre uma vegetação arbustiva, que amortece a queda, parando-a completamente. Calcule a quantidade de energia mecânica dissipada na interação da preguiça com a vegetação. Despreze o trabalho realizado pela força peso durante a freada na vegetação. ) 08 – Um bloco de massa 0,20kg desce deslizando sobre a superfície mostrada na figura a seguir.

No ponto A, a 60 cm acima do plano horizontal EBC, o bloco tem uma velocidade de 2,0m/s e, ao passar pelo ponto B, sua velocidade é de 3,0m/s. Considere g=10m/s2. a) Mostre, usando idéias relacionadas ao conceito de energia, que, entre os pon 3 g=10m/s2. que, entre os pontos A e B, existe atrito entre o bloco e a superffcie. b) Determine o trabalho realizado pela força de atrito que atua no loco entre os pontos A e B. c) Determine o valor do coeficiente de atrito entre a superfície horizontal e o bloco, sabendo-se que ele chega ao repouso no ponto C, distante go cm de B. 9 — Numa câmara frigorifica, um bloco de gelo de massa m=8,Okg desliza sobre rampa de madeira da figura a seguir, partindo do repouso, de uma altura ,8m. a) Se o atrito entre o gelo e a madeira fosse desprezível, qual seria o valor da velocidade do bloco ao atingir o solo (ponto A da figura)? b) Entretanto, apesar de pequeno, o atrito entre o gelo e a adeira não é desprezível, de modo que o bloco de gelo e chega à base da rampa com velocidade de 4,0m/s. Qual foi a energia dissipada pelo atrito? 0 — O gráfico de velocidade de um corpo de 2kg de massa em função do tempo é dado a seguir. Durante todo intervalo de tempo indicado, a energia mecânica do corpo é conservada e nos instantes e t=25s ela vale 100J. Pede-se: a) o valor mínimo de energia potencial durante o movimento; b) o gráfico da força resultante que atua sobre o corpo, em função do tempo. 11 — Um pequeno bloco, de massa m = 0,5 kg, 4DF5 ue atua sobre o corpo, em função do tempo. 1 — Um pequeno bloco, de massa m = kg, inicialmente em repouso no ponto A, é largado de uma altura h = 1 ,6 m. O bloco desliza, sem atrito, ao longo de uma superffcie e colide, no ponto B, com uma mola de constante elástica k=100 N/m (veja a figura a seguir). Determine a compressão máxima da mola, em cm. 12 — Um bloco de massa igual a 0,5 kg é abandonado, em repouso, 2 m acima de uma mola vertical de comprimento 0,8 m e constante elástica igual a 1 00 N/m, conforme o diagrama. Calcule o menor comprimento que a mola atingirá. Considere g = 10 m/s2. 3 – Uma roda d’água movimenta um gerador e converte em eletricidade, com uma eficiência de 30% (rendimento a energia de 300 litros de água caindo de uma altura de 5,0 metros a cada 2 segundos. Considerando a densidade da água d-l kg/L, a potência elétrica oferecida por esse gerador é, em watts Bom trabalho! Prof. Adolfo Mota Gabarito 01-200Je150J, 02 – a) -30 N b) 1125] 04 – a) 4 rr,/s ; b)800J 05 – ; b) – 30000 J 06 – a)45 J; b)10J 07 – a)12N; b) 1058,4 J 08 -a) desenvolver b) -7 J c) 0,5 09 — a)6m/s; b) 80 J 10 — a) zero b) S

Simples naconal

0

O SIMPLES NACIONAL O QUE É O SIMPLES NACIONAL? •O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido

Read More

Logística

0

Logística e Negócio Electrónico FICHA TÉCNICA Título LOGISTICA E NEGÓCIO ELECTRÓNICO Autores José Crespo de Carvalho e Laura Encantado Editor

Read More