Biotecnologia
Biotecnologia A biotecnologia surgiu a aproximadamente 1800 anos atrás, mas foi á 70 anos , que cientistas americanos, concentraram suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e com isso foi possível criar os organismos geneticamente modificados , também conhecidos como transgénicos. Depois de conseguir transferir genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir as técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.
A biotecnologia consiste na aplicação de processos biológicos no esenvolvimento de produtos e serviços que são revertidos em benefícios à sociedade através dos avanços promovidos em áreas tais como saúde hum ambiente. ar 2 O termo biotecnologi bit Swipe to v ciência e logos = con lm seus pnncplos sao a a e manejo do meio- lização prática da nte novo, mas egos e Egípcios produziam vinho e cerveja por meio da termentaçao da uva e da cevada. Os produtos, expostos ao ar livre, apresentavam reações orgânicas que resultavam nas bebidas, constituindo uma forma rimitiva de biotecnologia (CIB).
Nos últimos anos, porém, o termo vem sendo utilizado para se referir às técnicas desenvolvidas a partir dos avanços científicos no ramo da Bio Swipe page Biologia Molecular, sendo uma de suas vertentes a Engenharia Genética, que possibilitou a interferência controlada e Intencional no DNA, o código da “construção biológica” de cada ser vivo. Isso significa que os cientistas podem Inserir genes de interesse específico em qualquer organismo ou mesmo retirá-los, riginando os chamados OGMs (organismos geneticamente modificados).
Estes conceitos têm definido e delimitado o que se denomina biotecnologia moderna, diferenciando-a da biotecnologia antiga. Deposita-se na biotecnologia moderna a perspectiva de melhoria da qualidade de vida e de seu prolongamento através do desenvolvimento de vacinas mais eficientes, medicamentos mais específicos e com menos efeitos colaterais, métodos diagnósticos mais sensíveis, alimentos mais nutritivos, enfim, uma série de vanços que irão retornar diretamente para a humanidade.
Várias destas promessas já são realidade. Como exemplo de substâncias ou produtos produzidos atualmente pela biotecnologia pode- se citar interferon humano (substância natural sintetizada no organismo humano para defesa contra vírus), insulina humana, hormônio de crescimento humano, plantas resistentes a vírus, plantas tolerantes a insetos e plantas resistentes a herbicidas. No entanto, vários outros avanços anda estão por vir.