Capital de giro

Categories: Trabalhos

0

plenamente. Para seu funcionamento, as empresas utilizam recursos materiais de renovação lenta (imóveis, instalações, máquinas, equipamentos), denominados capital fixo ou permanente, e recursos de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques) que formam seu capital circulante ou capital de giro, também chamado de ativo corrente. Capital de giro, portanto, é o ativo circulante que sustenta as operações do dia-a-dia da empresa e representa a parcela do investimento que circula de uma forma à outra, durante a condução normal dos negócios.

Envolve um processo continuo de omada de decisão, voltadas principalmente, para a preservação da liquidez da empresa que tam -lal Studia Capital de giro Premium By gabrieIa2n12 uapTa 19, 2011 4 pagos A liquidez consiste num dos temas mais antigos na Teoria das Finanças, sem perder, assim mesmo, a sua Importância, ainda porque não possui dentro do seu modelo teórico estudos conclusivos, sendo ainda alvo de divergências com questões pendentes. São dois os principais campos de interesse quando se pretende estudar a liquidez: a liquidez das empresas e a liquidez dos ativos.

A primeira está relacionada diretamente ? dministração financeira, visando beneficiar a administração da conta caixa, através dos ativos e passivos circulantes e da atividade operacional da empresa; a segunda está mais ligada à economia dos mercados financeiros, analisando a liquidez de ativos, suas causas e conseqüências. p to vien Gestão Capital De Gl Se o lucro é o alimen giro é o combustível OF4 cessita, o capital de a empresa funcione também afeta a realidade. Investimento Do Capital De Giro O capital de giro está diretamente associado às fontes das quais a empresa necessita para financiar seu crescimento. r exemplo, uma diminuição no capital de giro reduz despesas com juros ou permite à empresa usar os recursos adicionais disponveis em outros propósitos (ex. : aquisições / oportunidades de crescimento). As empresas procuram vantagens competitivas especialmente em condições econômicas desafiantes, o que torna mais evidente a importância de um gerenciamento eficiente do capital de giro. Cada real economizado no capital de giro pode contribuir para uma melhor rentabilidade do investimento. ara MATARAZZO: O ativo circulante operacional é o Investimento que resulta das tividades operacionais da empresa, como compra produção, estocagem e venda do produto, enquanto o passivo circulante operacional é a fonte denominada passivo de funcionamento, ou seja, a que decorre das atividades operacionais. (MATARAZZO, 1998) Só há um método teoricamente válido para a avaliação de uma empresa ou algum projeto de aplicação de recursos: é o da capitalização (ou desconto) dos rendimentos futuros da empresa ou do projeto.

Uma vez dimensionada as contas do capital de giro, passa a ser necessário calcular o investimento feito nelas. Há uma relação dinâmica de interdependência entre o caixa e os investimentos, que se traduz em um esquema de mútuas transferências. Faz-se necessário estabelecer um saldo m[nimo e máximo de caixa. Quando os recursos de caixa estiverem esgotados, com tendência a um limite inferior, é necessario efetuar um resgat caixa estiverem esgotados, com tendência a um limite inferior, é necessário efetuar um resgate, transferindo-se recursos das aplicações para o caixa e restabelecendo-se a liquidez.

Em situação inversa, se o caixa estiver acima do limite superior, az-se uma transferência para as aplicações de recursos, com o objetivo de evitar excesso de liquidez e perda de remuneração das aplicações. Há uma permanente transferência mútua de recursos entre o caixa e as aplicações, fazendo com que a flutuação do caixa, ao longo do tempo, situe-se num intervalo.

Financiamento Do Capital De Giro para utilizar o modelo dinâmico de análise financeira, é necessário reclassificar as contas do balanço patrimonial em ativos circulantes e nao circulantes e o grupo dos ativos circulantes em ativos circulantes operacionais (ciclicos) e ativos irculantes financeiros (erráticos). O grupo dos ativos não circulantes é composto pelos ativos realizáveis em longo prazo e pelos ativos permanentes, enquanto o grupo dos passivos não-circulantes compõe-se pelos passivos exigíveis em longo prazo, pelos resultados de exercícios futuros e pelo patrimônio líquido da empresa.

PEREIRA, diz que: O ativo circulante financeiro representa as contas de natureza financeira como os valores disponíveis e as aplicações de recursos de curto prazo da organização, enquanto o passivo circulante financeiro compreende as fontes de financiamento epresentadas pelos empréstimos bancários, desconto de títulos e outras operações que não estão diretamente relacionadas com o ciclo operacional da empresa (PEREIRA, 1993). O capital de giro deve ser su 3 relacionadas com o ciclo operacional da empresa O capital de giro deve ser suficiente para financiar todas as variações na estrutura patrimonial fixa.

Seu crescimento deve ser suficiente para que a empresa possa realizar todos os seus investimentos em ativos imobilizados. Somente quando o excesso de capital de giro sobre o mínimo for insuficiente ara cumprir esse objetivo, a empresa poderá incrementar seus recursos financeiros permanentes; a menos que haja uma justificativa em virtude de operações não operacionais, independentes daquelas necessárias ao desenvolvimento da atividade principal da empresa.

T (Tesouraria) Esta variável Identifica o grau de utilização de recursos de terceiros de curto prazo para financiar as necessidades líquidas de capital de giro da organização. Se o saldo for positivo significa que a organização conta com uma folga financeira, ou seja, com recursos financeiros aplicados no curto prazo, caso contrário, e o saldo for negativo, significa que recursos financeiros de curto prazo estão financiando as atividades operacionais da organização.

MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1998. Disponível em: http://www. fae. edu/publicacoes. Acesso em: 06 novembros 2010 http://www. ead. fea. usp. br/cad-pesq/arquivos/C03-ART01 . pdf ASSAF NETO, A. e SILVA. César A. T. Adrmnjstraç¿o do capital de giro. São Paulo: Atlas, 1995. DisponlVel em: http://www. peritocontador. com. br. Acesso em:06 novembro 2010 4DF4

Fungos

0

FACULDADE ASSIS GURGACZ MARCELO GONÇALVES DOS SANTOS CULTIVO DO COGUMELO “AGARICUS BLAZEI” or6 to view nut*ge CASCAVEL – PR 2011

Read More

A história da eletricidade

0

Escola Estadual Ondina De Paula Ribeiro Prof’: Ivair A História Da Eletricidade Manaus – AM 2012Escola Estadual Ondina De Paula

Read More