Captação de águas pluviais
RELATORIO DA 2a AVALIAÇAO PARA O PI Titulo do Projeto Sistema Automatizado para capitação de água da chuva para fins nao potáveis. Gerente do Projeto no período: José Maria Sardinha Vilhena Equipe (incluir professores em cada equipe): Automambiente (PINC) Professor (a): Leonardo Neves/Luciana Vieira Nome Função E-mail zema@aut. iesam-pa. José Maria Sardinha Gerente julio@aut. iesam-pa. e José Julio Gomes ferr Vice-gerente OF5 Swipetoviewn ‘t p yagopalheta@aut. iesamyago Henrique Palheta Integrante pa. du. br Favacho Marcus Vinicius Soares m. br REVISÃO DA LITERATURA NIVEL Há Grandezas que necessita ser medida de acordo com o processo ao qual esta faz parte, manipular e controlar o rúel de tanques ou reservatórios tipo de substâncias que se quer controlar, que pode esta na forma sólida ou liquida. Na medição direta de Nível o elemento esta em total contato com a substância a ser medida, podemos ver alguns exemplos deste tipo de sistema de medição conforme mostra o quadro 01 abaixo.
Medida de nível Direta Tecnologia aplicada Líquidos Sólidos Medição por visor de nível x Medição por bóia e flutuadores Medição por contatos de eletrodos Medição por sensor por contato Medição por unidade de grade Quadro 01 Já na medição de Nível Indireta pode-se obter através do uso de outras grandezas físicas como: Pressão, Empuxo, Propriedades Elétricas, Radiação, Ultra-som, etc… No quadro 02 abaixo podemos ver alguns exemplos e os tipos de sistemas aplicados a este fim.
Medida de nível Indireta Medição por capacitância condutivos (maior ou igual a 50ps) não corrosivo e livre de partículas em suspensão, segundo Fialho (2007 p. 164) A sonda de medição é formada por dois eletrodos ou apenas um quando a parede o reservatório for metálica. O sistema é alimentado com tensão alternada de baixo valor ( -IOV ), a fim de evitar a polarização dos eletrodos. Pode ser utilizado para medições continuas ou discretas. Em medições contínuas a sonda é montada verticalmente do topo do reservatório, sendo tão profunda tal qual o nível que se deseje medir.
A corrente elétrica circulante é proporcional à parcela do eletrodo imerso no fluido. O projeto do Sistema Automatizado para capitação de água da chuva para fins não potáveis, terá como método de medição de nível um sistema de aixo custo e fácil instalação. Para isto será testado em bancada o sistema de medição por contato de eletrodo- MÉ ODO Local para fins experimentais o local utilizado para efetuar a medição de nível através do sistema de contato por eletrodos foi o Instituto de Ensino Superior da Amazônia (IESAM) .
Instrumento Instrumento utilizado para medir a grandeza elétrica (d. d. p) nível de tensão e o multímetro digital. Tipo de pesquisa Para um melhor referencial será utilizado á técnica quantitativa continua, que terá 3 técnica quantitativa continua, que terá omo ferramenta o uso de cálculos aritméticos para levantamento da curva de calibração dos eletrodos do medidor de n[vel utilizado na pesquisa. Tratamento dos dados Os dados serão coletados através da placa LAB VIEW PCI 7041 e modelados no software labview.
Equipamentos e materiais Serão utilizados equipamentos pertencentes ao laboratório da instituição, como o medidor de nivel BIT 09, medição de nível pelo principio de contato por eletrodo Tecnologia A tecnologia utilizada no projeto será o software LAB VIEW 7. 1 . Procedimentos A curva de calibração dos eletrodos do medidor de nível BIT 09 ara o experimento foi calculado utilizando a seguinte função linear f(x) = a. x + b; e equação da reta: tga=ôY/AX. Obtendo como resultado o coeficiente linear tga=21 ,74 A capacidade do nível testado foi a 100m. de H20, gerando um sinal analógico de range : 3,21 á 8,29 Vcc, linear de á 100%. O softwear labview interpretou através de uma Al (entrada analógica) o sinal gerado pela ddp entre os eletrodos, e através da tela sinótica foi acompanhada a var iação do nível. RESULTADOS PRELIMINARES Após a experiência com um mini reservatório graduando o nível de O á 100m. m H20. Será efetuado um protóti o reduzido de reservatório superior e inferior com 4DF5 Será efetuado um protótipo reduzido de reservatório superior e inferior com 1000×1 000 m. com um sistema hidráulico duplo de entrada e uma válvula de controle do tipo ON/OFF que será comandada por uma saída digital DI da placa LAB VIEW PCI 704116040E, também uma calha do tipo Marshall para direcionamento da coleta da água da chuva. CONCLUSÕES Esta experiência trouxe grande possibilidade de uso para e monitoramento e controle de nível do reservatório inferior, otimização do custo, garantindo a redução do uso ndevido de água potável para fins nao potáveis.
Porém nao foi concluindo com o Bloco de controle no softwear labview, devido o teste ter dado ênfase ao reservatório inferior. Também foi constatado problemas no sinal de saída dos eletrodos do reservatório superior, mas o próximo passo será dar continuidade no sistema e no bloco de controle do softwear. REFERÊNCIAS FIALHO, Arivelto Bustamante. Instrumentação Industrial: Conceito, Aplicações e Analises/Arivelto Bustamante Paulo: Érica, 2007. ANEXOS Figura OI – Simulador de nível Tipo Eletrodo de medição da( BIT Figura 02- Multímetro Digital S