Caso cbc

Categories: Trabalhos

0

O planejamento da organização nota-se desde o começo com a sociedade de duas pessoas com conhecimentos distintos, uma do setor de produção e outra da parte administrativa e comercial. Tivemos um inicio modesto, mas que em pouco tempo cresceu muito rapidamente com as habilidades de Claudio no setor administrativo e de Marcel com seus conhecimentos no setor de produção. Com o crescimento a empresa virou sociedade e foi oferecido aos funcionários mais dedicados e fieis cargos de iretores.

Uma organização dividida em apenas dois sócios em que um apenas mandava e os demais obedeciam fielmente. Não tinha uma visão proposta, não havia uma visão definida e nem valores a apresentar, somente se preocupavam com o presente. Atuavam no ramo de confecções e moda com vestuários para cada estação atendendo assim o público em geral. Dessa forma a empresa crescia e sua razão de existência era a dedicação de seus sócios. Sistema Organizacional

A empresa era constituída por dois sócios sendo Claudio tomador de decisões e controlador das tarefas burocráticas e administrativos ficando ao encargo de Marcel o controle operacional e este sempre confiando em todas as decisões de Swipe to view next page de Claudio e as seguindo fielmente. Com o crescimento da empresa Claudio e Marcel resolveram nomear outros cinco funcionários para cargos na diretoria e escolheram os mais fieis para ocupá-los e mesmo assim as decisões continuavam sendo todas de Claudio e estes só s obedeciam.

A empresa não tinha nenhum planejamento de futuro sendo que seu horizonte era voltado apenas para o presente. Seus objetivos e metas eram verificados apenas no final do período das quatro estações e isso acontecia quase que por acaso. Modelo Gerencial A direção da empresa era sempre de Claudio, não havia coletas de informações nem se pensavam em mudança de cargos. Com essa falta de informações não se sabia se precisa ser tomadas medidas de ação em outros setores ou esmo se haveria algum funcionário a altura para poder ocupar algum cargo importante dentro da empresa.

Decisões em organizações são tomadas no nível institucional, mas nem todas precisam chegar a este, algumas decisões por faltas leves ou medias dentro do setor operacional podem ser decididas ai mesmo ou no nível tático. Dentro de uma organização devemos ter alguém que tome as decisões, mas também precisamos de colaboradores que sejam ativos para que possamos delegar poderes e estes tomar a frente da situação na falta do líder. Sistema para que possamos delegar poderes e estes tomar a frente da situação na falta do líder.

Sistema de Controle Na CBC somente o presidente tomava as decisões e ordenava as tarefas e seus colaboradores apenas às obedeciam, assim com a inesperada saída de Claudio a empresa perdeu o controle e quem só obedecia tinha que assumir uma postura de liderança. Dessa forma tentando uma ação corretiva para o problema elegeram Marcel para ser o novo presidente da empresa sem se preocupar que este detestava a parte burocrática do processo.

Como todos confiavam nas decisões de Claudio e não se preocupavam com o futuro não houve nenhum esforço para a preparação de alguém que pudesse assumir uma posto dentro da empresa numa inesperada falta de um membro tão importante. O que se vê também nesse estudo de caso e que não havia incentivo por parte dos administradores, o que existiam era promessas de se conquistar cargos melhores um aumento salarial, não havia uma forma de questionamento em que os funcionários pudessem opinar secretamente e assim expor sua opiniões.

Os sócios da empresa tinham muita força de vontade mas não havia preparo pois não existia planejamento futuro. Analise e soluções de problemas Analisando Claudio e Marcel como gestores, podemos tirar proveito do rápido cresciment problemas Analisando Claudio e Marcel como gestores, podemos tirar proveito do rápido crescimento da empresa, porém temos que ficar cientes que situações como esta são difíceis, pois, sem um controle correto, delegação de poderes, avaliação e meta e resultados nenhuma empresa caminha corretamente.

Dessa forma vimos como a saída inesperada de Claudio fez as coisas caminharem para outro rumo mas mesmo afastado da empresa convenceu os diretores sobre a contratação de um consultor para a avaliação do problema. Esta avaliação pode ser notada por vários fatores: Poder de decisão centralizado em apenas uma pessoa sem a consulta de opiniões diferentes para depois sim executar um projeto; Falta de avaliação de fluxo de caixa, resultados e metas;

Averiguação de estoques, saídas e entradas Considerações finais Em toda organização devemos traçar metas, objetivos, estar sempre cientes de tudo que se passa dentro dela pois uma empresa e como um corpo humano, que a qualquer sinal de infecção por um vírus já nos afeta e isso acontece no dia a dia de qualquer instituição, se não haver uma analise detalhada e um acompanhamento para remediarmos essa infecção logo a empresa estará em situação difícil.

Raciocínio lógico

0

www. DigitalApostilas. com RACIOCÍNIO LÓGICO Mu tas pessoas gostam de falar ou julgar que possuem e sabem usar o raciocínio

Read More

Concorrencia perfeita e monopolio

0

UFPB – UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCSA – CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO: ECONOMIA DISCIPLINA: MICRO II LISTA DE

Read More