Caso cbc

Categories: Trabalhos

0

Sistema Organizacional da CBC é o planejamento operacional,a Swipe to view next page operacional,assim identificado através da administração ser centralizado nas mãos dos dois lideres,sendo cada um com sua área Pré- definida, Claudio na administrativa e Maciel na Produção, a preocupação deles era de conseguir entregar a mercadoria a seus clientes referente àquela estação no prazo, planejavam o quanto ia ser gasto de matéria prima o empo gasto para produzir.

Seus colaboradores são antigos e obedeciam as regras sem restrições. Sua organização tem um segmento, os lideres tomam decisão referente à empresa os operários seguem a risca, sem questionamentos, opiniões ou idéias novas. Seu planejamento segue essa medida, os lideres tem sim um plano a ser seguido, mas que não vai muito além de suas mãos, isso por estarem se fechando num circulo não conseguem ter uma idéia mais abrangente da sua administração.

Já que seu horizonte de tempo de planejamento é de curto prazo não passa das estações do ano, seu cronograma é efinido por prazos a cumprir para cada estação e executar a quantidade de encomendas exigidas, sem perder a qualidade, minimizar os gastos e perdas, por isso existe a preocupação com inovação as maquinas equipamentos da indústria. A empresa tem metas estabelecidas através de sua produção. Esta produção que segue um padrão que varia de três em três meses (estações do ano).

Como a área da produção era ligada diretamente ao Maciel este que não possuía aptidão para assuntos ligados a pessoas, acredito que não se faziam analise do erro para descobrir a causa e em que circunstancia esse colaborador stava submetido para ocorrer esse erro, se foi falta de atenção ou por estar sobre carregado, descaso, insatisfação ou negligencia, simplesmente tomavam a decisão que melhor fosse naquele momento para a empresa.

Acredito que levando em conta a falta de atenção na relação gestor e colaborador não existe um canal aberto para conversa discursões, opiniões, não aplicam o trabalho de gestão de pessoas onde o tratamento não ocorre com conversas os gestores seguem sua cartilha é o que eles decidiram o que escolheram e é o que será cumprido sem espaço para discursões certamente esse colaborador terá a devida punição.

As decisões sempre são tomadas a níveis gerenciais (os gestores Claudio e Maciel) decidem entre eles e fazem acontecer sua decisão sem muito ser planejado passam para sua equipe cumprir sem deixar espaço para eles discutirem dar opiniões e ate mesmo contrariar a decisão tomada. 4.

Os lideres não delegavam nunca apesar de ter aumentado o grupo da diretoria criando cargos em algumas áreas da administração da empresa como diretor técnico, diretor comercial, diretor indus em algumas áreas da administração da empresa como diretor técnico, diretor comercial, diretor industrial diretor inanceiro e diretor administrativo estes serviam apenas para cumprir ordens estabelecidas pelo diretor presidente Claudio. Sua equipe cumpria ordens e não tinha o poder de tomada decisão relacionada a seu cargo todos os setores cumprem ordens do presidente Cláudio que tem a palavra final.

A CBC não possui nenhum sistema de ação para motivar funcionários nenhum canal de pesquisa sobre o clima organizacional sua preocupação é com a produção como já citei a gestão de pessoas não faz parte da administração da CBC, a organização mantém um conviveu harmonioso entre a equipe, mas não significa que todos estão satisfeitos e ão felizes no que fazem talvez alguns estejam ali cumprindo as ordens por comodismo, falta de opção ou pela remuneraçao.

Não observei nenhum sistema referente à recompensa ou punição para os colaboradores. Seguindo o texto a organização não trabalha gestão de pessoas, portanto este lado para definir a punição ou recompensa não abrange a visão dos gestores suas decisões sempre ficam a critério da situação de ser favorável ou não favorável a companhia. Poderia descrever muita coisa, mas defino como tino para o negocio eles tem, coragem, determinação.

Faltou conhecimento na área da administração da empresa, em gestão de pessoas, desenvolvimento técnico aos funcionários, conhecimento com relação ao mercado, prever os riscos que estavam à frente, conhecer seu concorrente para se adaptar e poder lutar com as mesmas armas e acredito se tivesse feito isso não concorrente para se adaptar e poder lutar com as mesmas armas e acredito se tivesse feito isso não teria o fim que teve. . CONSIDERAÇÕES FINAIS Com relação à gestão da CBC podemos analisar que Claudio e Maciel são profissionais com muita potencialidade, mas om restrições de conhecimentos na administração de empresa, são responsáveis, fieis a seus clientes, aplicaram bem o seu capital e administraram muito bem os lucros.

Os gestores não levaram em conta vários aspectos de gerenciamento, precisavam dar espaço para os colaboradores colocarem suas opiniões e ponto de vista, deveria ser delegado cargos formando líder em cada setor, pois a empresa é formada de equipes que uma presta serviço a outra, o setor de marketing, Rh, logística ficou restrito apenas ao controle dos gestores não havia funcionalidade, não rabalharam com: missão, visão e valores da organização assim deixaram muitos pontos perdidos sem analise.

Mas sabemos que uma empresa não se resume apenas em clientes e produção, somos uma organização e para que possamos alcançar nossos objetivos precisamos agir nessas funções: planejamento, organização, direção e controle seguindo isso vão conseguir uma boa administração. Formaria equipes por setores, onde todos os lideres seriam responsáveis para fazer acontecer o que seria planejado, discutido em reuniões quinzenais, assim teria o controle dos etores podendo observar os defeitos, falhas e qualidades de cada um.

Tendo uma visão ampla da organização poderia tomar decisões e ajustes referentes ao mercado aos concorrentes, fornecedores e clientes. Teria dentro da org e ajustes referentes ao mercado aos concorrentes, fornecedores e clientes. Teria dentro da organização níveis hierárquicos que iriam instigar os colaboradores a mostrar seu potencial pra conseguir seu objetivo, certamente todos iriam buscar conhecimentos, técnicas para seu crescimento profissional com isso a organização também estaria lucrando.

Devido à situação da CBC eu contrataria sim um consultor, para evitar a falência e mudar a imagem da empresa. Levando em consideração a situação em que se encontra a organização teria que ser otimista e apostar todas as fichas em jogadas estratégicas e que seus resultados não fossem de longo prazo, pois poderia não ter tempo. Na administração da empresa precisa formar setores para que cada líder tenha sua responsabilidade e possa cumprir metas. Com relação aos colaboradores iria buscar deles idéias novas, sugestões, também resolver os conflitos internos, erar motivação as equipes.

Engenharia ambiental

0

‘A multiplicação de carros no Brasil é uma bomba relógio ambiental de grandes proporções’. Entrevista com André Trigueiro “Não existe

Read More

Quimica inorganica

0

CENTRO EDUCACIONAL PROFISSIONAL DO ESTADO DA BAHIA CEEP CURSO TECNICO EM QUIMICA QUÍMICA INORGÂNICA DOCENTE GESIANE NOVAES TESTE DA CHAMA

Read More