Caso cbc nota

Categories: Trabalhos

0

Toda empresa possui um tipo especifico de negócio, não devemos confundir o egócio com o produto da empresa, já que negócio é o entendimento do principal beneficio esperado pelo cliente, ou seja, o negócio contempla os benefícios do produto que suprem as necessidades dos clientes, que a empresa deseja atingir. No caso da CBC seu negócio é o Swipe to view next page o beneficio da antecipação da moda, com elegância e conforto para sua gama de clientes.

Já o produto da CBC agrega atributos como: ser de alta qualidade, ter modelagem e técnicas de costuras importadas diretamente da moda parisiense, ou seja, o negócio da CBC é a antecipação da moda parisiense e o produto são os vestuários em malha de lta qualidade (as roupas). A CBC é uma empresa que atende a todos os mercados, já que mercado nada mais é do que um conjunto de compradores e vendedores de bens ou serviços.

De um lado, compradores determinam a demanda por um produto ou serviço e de outro, os vendedores determinam a oferta de seus produtos, assim como os lojistas, como os consumidores adultos e também os juvenis de todo o território nacional. Toda empresa precisa de uma missão, já que é a missão que sustenta o tipo de participação da empresa no mercado em que atua, ela significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe.

A missão da empresa está voltada para a definição do negócio e do cliente a fim de definir exatamente o que fazer, como fazer e para quem fazer. No caso da CBC sua missão é bem clara e definida, oferecer excelência e inovação em seus produtos de vestuário, gerando bem estar a seus clientes e conseqüentemente resultados positivos a seus acionistas. 2.

Toda empresa necessita de planejamento, que é o processo derivado da função da administração que é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadam apr s objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apr administração que é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos.

Ou seja, é com planejamento que a empresa alcança as suas metas e criam outras mais para serem alcançadas, e isso só ocorre tendo organização. O sistema organizacional da CBC, a principio, era dividido entre os dois sócios, Claudio e Marcel, um era o responsável pela parte burocrática e administrativa da empresa e o outro era o responsável pelas tarefas cotidianas e elas operações de produção, respectivamente.

Claudio era o tomador de decisões, demonstrando ser uma pessoa autoconfiante e dominadora, pois somente repassava as decisões para Marcel e o restante executava sem pedir opinião. Com o crescimento da empresa os dois resolveram promover alguns funcionários antigos, dando a eles cargos de diretoria, a cúpula da empresa passou então a possuir sete diretores, porém as decisões continuaram sendo tomadas por Claudio e somente executadas pelos demais.

Quando Claudio teve que sair repentinamente da rganização, a comissão da empresa veio a se desentender e se afastar de suas funções, por falta de uma pessoa que soubesse assumir o cargo de Claudio, para tomar decisões como o próprio, já que nenhum diretor estava apto a tomar decisões. Então Marcel foi eleito o presidente da empresa, esquecendo que o mesmo tinha pavor a burocracia e administração, e assim como os demais era desqualificado para o cargo.

Como a CBC atuava no mercado de confecção e moda, seu ho era desqualificado para o cargo. Como a CBC atuava no mercado de confecção e moda, seu horizonte de tempo de planejamento era de apenas 1 stação do ano o que correspondia a 1 quadrimestre. Assim quando mudavam as estações do ano a CBC atualizava seus modelos e renovava seus estoques correspondentes à estação em vigor, mesmo sem estabelecer metas futuras pelo mau planejamento estratégico a CBC conseguia avançar no mercado de confecções.

Na verdade eram verificados num período aproximado de 1 ano as metas e objetivos estabelecidos em várias áreas, mesmo que essas metas e esses objetivos tenham sido planejados como que por acaso, pois a CBC trabalhava somente visando o presente. Direção de uma organização significa interpretar planos para os outros e dar instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir.

A escala de direção começa pelos diretores que dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários. A direção se divide em três níveis que são: Institucional, Intermediário e Operacional. Na CBC não existia nenhum tipo de canal de coleta de sugestões de funcionários, as decisões eram tomadas unicamente pelo presidente, perdendo as chances de talvez no próprio meio gerencial ou operacional descobrir essoas aptas a quem sabe serem promovidas, não pela fidelidade, mas pela capacidade de desenvolver tal cargo.

Ao cometerem erros por motivos de negligencia ou falta de atenção os superiores devem além de advertir cometerem erros por motivos de negligencia ou falta de atenção os superiores devem além de advertirem o funcionário o qual cometeu tal erro repassar aos demais que não devem cometer o mesmo erro, e que cada um é responsável pela sua parte na operação, respondendo assim por qualquer erro ou negligencia em sua área.

Porém uando um funcionário age por conta própria tentando evoluir o processo e acaba gerando um problema, seu superior também deve adverti-lo, pois antes de qualquer tomada de decisão o funcionário deve comunicar ao seu superior, obedecendo assim à hierarquia dentro da empresa.

No geral as decisões são tomadas no nível institucional, pois é onde se concentra a cúpula com os diretores e os presidentes, mas nem todas as decisões são tomadas com a cúpula, algumas decisões são tomadas no nível operacional, como as decisões de como agir em determinada situação com a própria operação de funcionários, não é ecessário levar a diretoria algum tipo de falta leve ou media de um funcionário, a própria operação pode resolver, advertindo os funcionários. . O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC O controle da organização é uma função que compõe o processo administrativo, e que antecede como meio de regulação utilizados pela empresa. O controle tem por finalidade assegurar que os resultados daquilo que se foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.

O controle de uma organização consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fi rganização consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado. É através do controle que a organização se mantém rumo aos seus objetivos. A CBC através do controle favoreceu o alcance de níveis excelentes de desempenho empresarial e transmitiu aos acionistas, a certeza de que os recursos foram bem aplicados.

Entretanto, os esforços correspondem aos anseios, na medida em que existe a conjugação de trabalhos e resultados obtidos, pois o ato de delegar significa transmitir oderes, em uma empresa bem planejada, com um planejamento voltado a estratégia tática, ele é muito utilizado quando a comissão de diretores está totalmente apta a tomar decisões uns pelos outros, portanto a falta de um componente da comissão não será tão prejudicial na organização.

O que não foi o caso da CBC, pois com a saída de Claudio houve um declínio da empresa. A CBC mantinha uma campanha motivacional com seus empregados, onde todos podiam subir e chegar a um cargo de gerente ou diretor participando assim dos lucros da empresa e que todos podiam alcançar cargos maiores, o que foi caso dos primeiros diretores da organização. Assim o clima organizacional era estável.

Em algumas empresas a pesquisa de clima é feita através de um questionário que todos os funcionários da empresa de todos os níveis respondem, porém é anônimo para que cada um possa expressar suas opiniões sem nenhum medo de repressão para que os dirigentes possam saber a fundo a opinião de cada funcionário. A situação descr os dirigentes possam saber a fundo a opinião de cada funcionário. A situação descrita no caso nos mostra somente a nálise do sistema de recompensa, mas não nos mostra nada do sistema de punição adotado por ela.

Contudo, Claudio e Marcel conseguiram executar sua capacidade gerencial a frente da CBC com maestria, pois conseguiram em pouco tempo fazer com que a CBC se tornasse uma das maiores empresas de confecção, porém não foram bons lideres, pois não conseguiram ter a visão de arrumar uma mudança que ajudasse a CBC a enxergar uma solução para o declínio da empresa. A atuação de Claudio e Marcel como gestores foi produtiva pelo fato do crescimento rápido da CBC, foram eterminados em suas metas iniciais, porém não se programaram para uma eventualidade.

Eles poderiam ter sido eficientes se tivessem utilizado os meios e os recursos de forma correta, fazendo as coisas de maneira certa e dividindo tarefas igualmente para ambos, sem que um atuasse em uma área especifica, não sabendo o que ocorre na área do outro, todos tomando decisões juntos. Seriam eficazes se tivessem traçado objetivos e conseguissem esses resultados esperados em suas produções, mas ao invés disso preferiram viver do “acaso”. E teriam sido efetivos se tivessem feito uas bases em planejamentos táticos e estratégicos o qual seriam eficientes e eficazes sendo assim efetivos gestores.

Na 1 a fase da CBC, como Marcel não era ligado à área burocrática e administrativa, em outro caso teria promovido os mesmos funcionários com as mesmas burocrática e administrativa, em outro caso teria promovido os mesmos funcionários com as mesmas formações, porém faria sempre uma reunião geral com o board para que todos eles estivessem aptos a tomar decisões em diversas situações, assim na ausência de qualquer diretor a empresa teria sempre diretores aptos para qualquer ventualidade.

Já na 2a fase Claudio ao ver a empresa em constate declínio sugeriu que fosse contratado um consultor, ele sugeriu certo, pois um consultor preparado para o mercado seria a salvação da CBC, pois organizaria toda empresa, faria com que toda a “família CBC” entende-se que não unicamente o cérebro, que a cúpula é o cérebro e o intermediário o coração e a operação são os membros, portanto devem estar sempre em sintonia para a organização funcionar perfeitamente bem.

Fispq

0

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico versao 2. 0 Data de revisao: 20/02/2009 FISPQ Número 05001 Data de

Read More

Trabalho final sobre ética no estado de alagoas

0

Transformações e Crise Ética em Alagoas Clarice de Melo Ivana Tinel Luciano Flavio Magda Mendonça Taciane Tinel Page 1 Características

Read More