Celula

Categories: Trabalhos

0

A CÉLULA É um conjunto organizado de moléculas. Ela representa a menor porção da matéria viva dotada da capacidade de se duplicar independente, são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. nicelulares, contem uma única célula / organismos tais como as bactérias. Pluricelulares, conte organismos tais com Tecido: 0 Swipetoviewne t p ilhões de células / um conjunto de células especializadas iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por l[quidos e substancias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular.

Tecidos Biológicos: Tecidos animais ex: Epitélio, é um tecido formado por células justapostas, ou seja intimamente unidas ente si. Pele: A sua principal função é revestir a superffcie externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais externas. União Células Epitéliais: Faz com que os Epitélios sejam barreiras permanecessem desconhecidas ate a invenção do microscópio. Robert Hooke — Usou o nome “célula” pela primeira vez.

A teoria celular postulada por Sehleiden e Sehwann, assenta no seguinte pressuposto: A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos isto é todos os seres VIVOS são constituidos por células, onde ocorrem os processos vitais). Todas as células provem de células pré – existentes Das células mãe — vem as copias. A célula é a unidade de Reprodução de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. Os seres vivos apresentam diferentes níveis de organização celular. Organismos unicelulares – São compostos por uma única célula, capaz de realizar todas as funções vitais.

Organismos multicelulares – São compostos por varias células, por vezes organizadas em tecidos diferenciados, e especializados m diversas funções. Organização Estrutural As células apresentam uma grande diversidade morfológica e funcional. Células procarioticas – São células mais simples sem núcleo organizado e sem a maioria das estruturas celulares conhecidas, estão representadas pelas onobácterias. Imita exteriormente o citoplasma, separando o meio intracelular do meio extracelular Membrana celular delimita a célula.

Comunica com outras células; Protecção mecânica; Permeabilidade selectiva (transporta materiais para dentro e para fora da célula). Citoplasma – É limitado pela membrana celular e tem o aspecto e uma massa semifluida (gelatinosa), o hialoplasma, no qual encontra-se dispersos diversos organelos Núcleo – Rodeado pelo citoplasma e delimitado invólucro (membrana) nuclear. Esse possui poros que permitem a comunicação entre o nucleo e o citoplasma. No interior do núcleo há um liquido, o nucleoplasma, com cromatina material genético, com informação essencial ao funcionamento celular.

Por vezes no interior do núcleo, observa-se o nucleolo, constituído por proteínas e ácidos nucleares. Obs. Os núcleolos são fabricas para a reprodução de ribossomas. Funções – É onde se encontra os genes característicos de ada espécie; (DNA). Regula toda a função celular recebendo informações interna e externas á célula. Reticulo endoplasmatico – É uma rede intercomunicante de vesículas achatadas, vesículas redondas e tubulos, formada por uma membrana continua e que delimita um espaço muito irregular, a cisterna do reticulo endoplasmatico.

Existem dois tipos de reticulo endoplasmatico: Reticulo endoplasmatico rugoso – (RER) Reticulo endoplasmatico liso — (REO Funçóes – Reticulo endopl 3 0 so: ocai de síntese de gorro) enquanto que as do REL tubulares. fosfolipidos – São biomoléculas constituídas por carbono, idrogénio e oxigénio. ( fosfo- quando esta inserido o fósforo) Mitocôndrias — organelos que possuem duas membranas, uma externa e outra interna. Esta ultima pode apresentar invaginações para o interior.

Existem enzimas especializadas no rompimento desta mesma ligação, libertando fosfato e energia, usadas nos processos celulares, gerando novamente moléculas de ADP é degradado ate sua forma mais simples, o AMP (adenosina monofosfato), libertando dois fosfato e uma quantidade maior de energia. Função de enzimas – é o rompimento das ligações químicas atravez de enzimas catalisadora. Cloroplastos – (vegetais plantas). organelos que possuem uma membrana dupla, onde se encontram pigmentos envolvidos na fotossíntese ( um processo de síntese de matéria orgânica, que ocorre nas células dos produtores).

Ribossomas – ( produção proteínas) pequenas estruturas constituídas por duas porções ( grande subunidade e pequena subunidade), por vezes associadas ao reticulo endoplasmatico. São fundamentais para a síntese de proteínas. Ribossomas – São grânulos formados por duas subunidades. Associam-se ao reticulo endoplasmatico ou encontram-se livres no hialoplasma. Tem a função de síntese de roteínas. 40F célula varia, tendendo a se acumular nos locais dos citoplasma, onde o gosto de energia é mais intenso.

Mitocondrias – Estes organelos transformam a energia química contida nos metabolismos citoplasmáticos em energia facilmente utilizável pela célula. Aproximadamente (50%) dessa energia é armazenada nas ligações fosfato de (ATP), ou adenosina tritosfato, e os (50%) restantes são dissipados sob a forma de calor, utilizado para manter a temperatura do corpo. Mitocondrias — adenosina trifosfato ou simplesmente (ATP) e um nucleotideo) responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. Os (nucleotideos) são compostos por uma (base nitrogenada), uma (pentose) e um (grupo fosfato).

As bases nitrogenadas podem ser classificadas em: (primidinas) e (purinas). A base esta ligada ao (carbono) 3 da (pentose) e o (fosfato) esta (esterificado) ao (carbono) S da mesma. Tanto o (DNA) como o RNA tem duas bases purinas: a (adenina) e a (guanina). Eles possuem também uma (purimidina) principal: a (citosina). Mas existe uma diferença entre as bases de DNA e RNA: a segunda base pirimidica, que vai ser a (tinina) no DNA e o (uracilo) o RNA. Complexo de Golgi – Conjunto de vesículas achatada e empilhadas com as porções laterais dilatadas.

Na maioria das células o complexo de Golgi se localiza em uma determinada região do citoplasma. Em certos tipos celulares, porem como é o caso das células nervosas, pode ser encontrado sob a forma de pequenos agrupamentos dispersos pelo citoplasma. Função – Modifica acondiciona e distribui proteínas e lipidos produzidos pelo retículo endo Iasmatico liso e rugoso. O reticulo endoplasmatico é continu brana nuclear e pode 0 continuo com a membrana nuclear e pode ocorrer como RER com ribossomas) ou com REL (sem ribossomas). O aparelho de Golgi recebe vesículas contendo moléculas produzidas pelo RER e REL.

Lisossoma – São vesículas delimitadas por membrana, contendo mais 40 enzimas hemoliticas, função de digestão intracitoplasmatica. No lisossomas suas enzimas são segregadas no RER e transportadas para o aparelho de Golgi, onde são modificadas e empacotadas nas vesículas que constituem os lisossomas primários. O lisossomas no RER e complexo de Golgi existem receptores para proteínas com manose fosfailada, o que possibilita as moléculas enzimáticas destinadas aos lisossomas epararem das outras proteínas que chegam ao aparelho e serem segregadas nos lisossomas.

Os lisossomas que ainda não participam no processo de digestão são os lisossomas primários. (lisossomas são vesiculas contendo enzimas) tem como função a digestão intracelular. Os lisossomas são pequenas vesículas que destacam-se do aparelho de Golgi e juntam-se aos vacuolos digestivo. A digestão intracelular tem lugar dentro desse vacúolo, que é chamado Lisossoma secundário. Fazem a digestão intracelular, em alguns casos extracelular. Vacúolos – Organelos de tamanho variável rodeado por uma embrana. Os vacúolos armazenam agua com substancias dissolvidas como gases, pigmentos açucares, proteínas ou outras substâncias.

Cifosqueleto – rede de fibras intercruzadas, existentes no citoplasma. O cifosqueleto mantém a forma da célula. Centríolos – Estruturas de aspecto cilíndrico constituída por microtubulos. Os Centríolos intervém na divisão celular. Parede celular — Parede rígida ue envolve as células vegetais e bacterianas, conferindo-lh suporte. 6 OF células vegetais e bacterianas, conferindo-lhes protecção e Cílios e Flagelos – Os caios são extensões da membrana celular ontendo pares de microtubulos paralelos sendo os cílios mais pequenos e em maior numero do que os flagelos.

Função – Os cílios destinam-se a facilitar a locomoção celular e deslocam materiais através da superfície da célula. Ex: limpeza da nossa arvore brônquica é feito pelo arrastamento de muco secretado, que fixa as impurezas inspiradas, tais como as partículas das poeiras, os vírus e as bactérias, em direcção a faringe. Flagelos em seres humanos, são responsáveis pelo movimento dos espermatozóides. Nutrição – Conjunto de processos pelos quais um ser vivo obtém matéria e a energia de que tem necessidade.

As funções de nutrição compreendam nos seres heterotróficos, a ingestão alimentar, a digestão, a absorção, a assimilação, á respiração e a excreção. As funções de nutrição asseguram o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Seres heterotróficos — caracteriza um organismo que necessita da matéria orgânico pré existente para elaborar a sua própria matéria. Os fungos e os animais são heterotróficos. Seres autotróficos — caracteriza um ser vivo que é capaz de sintetizar a sua própria matéria orgânica a partir de matéria mineral e de energia.

Nutrição – Todos os animais seres heterotróficos necessitam dos mesmos nutrientes: proteínas vitaminas, glícidos, agua sais nos alimentos mas de minerais. Estes nutrientes 0 – Apesar de ser possível descrever a estrutura e funções dos componentes celulares individualmente, para compreender como funciona a célula as interacções entre as partes devem ser consideradas, o transporte activo de muitas moléculas de alimento para o interior da célula através da membrana celular, por exemplo requer proteínas e ATP produzido dentro da célula.

A produção de proteínas requer transporte de aminoácidos para interior da célula através da membrana celular, ATP produzido pela mitocôndria. Metabolismo celular, síntese proteica, ciclo das varias partes celulares que resultam na célula em funcionamento. Ciclo celular — Como crescem os seres vivos! Tem origem, uma única célula que tem capacidade de se produzir ou seja pode dividir-se de modo ordenado, dando origem a outras células. Tudo isto é feito com mensagens dos seus núcleos, que dizem a cada célula o que devem fazer e que forma devem tomar. Por isso o ser vivo cresce.

Porem as células nao vive sempre. Envelhecem, morrem e são substituidas através da divisão Mitocondrias – É um dos mais importantes organitos celulares. Tem como função a produção de energia. Membrana – Fina camada que separa a célula do seu meio exterior. Núcleo – conte a informação genética da célula na forma de ADN controla tudo o que a célula faz. Citoplasma – Solução aquosa concentrada de substancias químicas que preenche a célula. Reticulo endoplasmatico – 8 0 e transporte servindo (célula mãe) se divide em duas recebendo cada nova célula, (célula filha)) igual material genético da célula mãe.

Este processo consiste, essencialmente na duplicação dos cromossomas e a sua distribuição para as células filhas. Ocorre a divisão do seu citoplasma e também do seu núcleo com todos os seus cromossomas. Assim uma célula mãe dá origem a dias células filhas havendo uma cópia perfeita dos cromossomas. Quando não esta em mitose, a célula esta em interfase. Estrutura do cromossoma – O material genético esta distribuído por varias moléculas de DNA ou ADN. Cada molécula de DNA. associada a (histonas) constitui um filamento de cromatina dispersa que, quando se enrola, origina um cromossoma (cromatina condensado).

Quando o DNA duplica o cromossoma passa a ser constituido por ois cromátideos, ligados pelo centrómero. Resumindo – Divisão do núcleo, mitose em seguida ocorre a divisão do citoplasma citocinese. A mitose é assim o processo final de quatro fases que traduzem a divisão da célula. 1 a. PROFASE 2a- METAFASE 3a-ANAFASE 4-TELAFASE Profase – Fase primaria (fase da “mobilização” para a acção) os cromossomas condensam-se, tornando-se visíveis. Os núcleolos desintegram-se. Os Centríolos dividem-se e dirigem-se para os pólos da célula, é formado o fuso cromático (fibras proteicas). romossomas aproximam-se dos pólos e agregam-se. Ocorre o nverso a profase: Os cromossomas descondensam-se (tornando- se invisíveis) e forma-se a membrana nuclear. Terminada a divisão do núcleo desaparecem as fibras de fuso ocorre a distribuição dos aganóides e a divisão do citoplasma (citocinese) que isola as duas células filhas. Essas células entram em interfase e preparam-se para uma nova divisão. Importância da divisão celular Importância biológica da divisão celular (mitose). Assegurar a estabilidade genética ao longo das gerações. Crescimento dos organismos pluricelulares.

Regeneração de estruturas e renovação de tecidos. Especialização celular – Com certeza já nos interrogamos como temos células para tudo, por exemplo: células do fígado, musculares do sistema newoso etc. Todos nós já fomos uma única célula, o ovo cujo este sofreu muitas mitoses em que todas as células eram idênticas entre si, pois continham os mesmos cromossomas, ou seja, o mesmo DNA. O que acontece é que estas células de que falamos vão- se especializar em algum tecido, e outras células em outros tecidos, formando um organismo, ou seja, as células passam de indiferenciadas para diferenciadas. [picl 0 DF 10

Não tenho

0

1. CONCEITOS QUE SUSTENTAM A TOMADA DE DECISAO Em toda Mesopotâmia, no Egito, na Grécia Antiga, no Império Romano e

Read More

Patologias em pavimentos flexiveis – caso de estudo.

0

Reabilitação de Pavimentos Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Tecnologia e Gestão Vias de Comunicação II LEVANTAMENTO DE PATOLOGIAS

Read More