Ciencias biologicas
Fundamentos de Bioquímica: Polímeros Biológicos Atividade 1 A Glicina é um aminoácido muito utilizado na preparação de soluções tamponantes, possui o valor de pKa em torno de 9,6. Em que valores de pH a glicina pode agir com um bom tampão? Explique sua resposta e descreva como é possiVel determinar o valor de pKa de uma substância. Resposta a questão referente a Glicina e aos métodos de se encontrar o pKa de uma solução.
Bem a Glicina por se tratar de um aminoácido e se classifica como aminoácido polares não carregados onde esta classificação lhe onfere que são hidr hidroxilas, sulfidrilas A glicina contem gru estes grupos se anul eletroquímicos há u OF3 dz eia lateral contendo as, sendo assim eutra em termos enomina como Zwitterion que significa íon dipolar, a glicina pode se comportar como acido ou base dependendo do outro reagente presente no meio ou seja são denominados de anfóteros.
Os aminoácidos, por exemplo, se comportam como ácido por causa do grupo carboxila (-COOH) e como bases por causa do grupo amina (NH2). Swige to next page sso possibilita a reação da parte ácida com a parte básica, erando um sal. Como ela se dá no mesmo composto, o sal formado é chamado de “sal interno”. A Glicina possui dois pontos de tamponamento onde temos o pK1 e pK2 onde um será o ponto de tamponamento básico e o ponto de tamponamento acido e alem destes pontos havera um intermediário que será onde ocorrera a neutralização das cargas que chamamos de pl.
O pK1 da glicina e 2,34 e o pk2 e 9,60 sendo seus respectivos PHS e o seu pl será de 5,97 para se calcular o pKa e necessário que se conheça os valores das concentrações de todas as moléculas da substancia, após isto odemos calcular a constante de equilíbrio para uma reação de acido/base que temos como sigla o k. De inicio devemos descrever a reação onde: aA+bB -yY+ü Sendo A B, Y e Z representam as espécies químicas envolvidas e a, b, y e z os seus respectivos coeficientes estequiométricos.
A fórmula que descreve a proporção no equilíbrio entre as espécies envolvidas é: Os colchetes representam o valor da concentração (normalmente em mol/l_) da espécie que está simbolizada dentro dele (IA] = concentração da espécie A, e assim por diante). spécie que está simbolizada dentro dele (IA] = concentração da espécie A, e assim por diante). Kc é uma grandeza chamada de constante de equilíbrio da reação.
Cada reação de equilíbrio possui a sua constante, a qual sempre possui o mesmo valor para uma mesma temperatura. De um modo geral, a constante de equilíbrio de uma reação qualquer é calculada dividindo-se a multiplicação das concentrações dos produtos (cada uma elevada ao seu respectivo coeficiente estequiométrico) pela multiplicação das concentrações dos reagentes (cada uma elevada ao seu elativo coeficiente estequiométrico).
Após achados estes dados joga-se para a formula de pKa que descreverei a diante. pKa =- log [Ka] Deste modo podemos determinar o pKa de uma solução seguindo estas etapas e utilizando as equações acima citadas. Calcule o valor de pKa do ácido acético nas seguintes condições: pH 5,0; concentração de ácido acético 0,005M; concentração de acetato 0,001 OM HAC H + + Ac- Como o pH = 5 e pH = -Iog [H+], logo a [H+] Ka 2×10-6 pKa – -log Ka, temos: PKa – – log pKa 5,7 3 = 10-5 M