Concorrência perfeita

Categories: Trabalhos

0

MONOPOLIO Monopólio O monopólio é uma situação de mercado em que existe um só produtor de um bem ou serviço que não tenha substituto próximo. Devido a isso, o monopolista exerce grande influência na determinação do preço a ser cobrado pelo seu produto. De fato, o monopolista é um formador de preço. Isto significa que o monopolista tem a capacidade de escolher o preço do produto.

Hipoteses básicas: • Um Determinado Produto é Suprido por uma Unica Firma:CJma única firma oferece o produto em um determinado mercado; • Não há substitutos P ignifica dizer que o concorrencla; • Existem Obstáculos na Indústria ( nesse c OF5 p uto:lsso uca ou nenhuma e Novas Firmas sta de uma única firma): Para que o monopólio exista é preciso manter concorrentes em potencial afastados da indústria. Isto significa que devem existir barreiras que impeçam o surgimento de competidores, protegendo, dessa forma, a posição de monopolista.

Estas barreiras fazem com que seja muito dificil (ou praticamente impossível) a entrada de novas firmas na indústria. Os principais obstáculos ao ingresso de firmas concorrentes no ercado são: • Existência de “Economia de Escala”, ou seja, a empresa monopolista implicando no segmento do “Monopólio Natural”:Uma firma já existente e de gran Sv. ‘ipe to View next page grandes dimensões pode suprir o mercado a custos mais baixos do que qualquer outra firma que deseje entrar na indústria.

Este parece ser o caso das indústrias que têm uma parcela de custo fixo e custos variáveis relativamente baixos. Nestas condições, os custos fixos passam a ser distribuídos entre um número cada vez maior de unidades à medida que a produção aumenta, cabendo cada unidade produtiva uma carga cada vez menor dos custos fixos. A tendência, então, é ter uma curva de custo médio de longo prazo decrescente em uma larga faixa de produção.

Como resultado, uma única firma pode suprir a totalidade do mercado a um custo mais baixo do que qualquer outra. Esse fenômeno dá origem àquilo que os economistas denominam Monopólio Natural; • Controle sobre o fornecimento de Matérias Primas:Se uma firma monopolista detém o controle sobre o fornecimento das matérias primas essenciais à produção de um determinado bem u serviço, ela pode bloquear o ingresso de novas firmas no mercado; • Barreiras Legais:As barreiras legais incluem patentes, licenças e concessões governamentais.

A posse de patentes dá ao monopolista o direito único de produzir uma particular mercadoria durante um determinado período de tempo. Dessa forma, outras firmas ficam legalmente proibidas de produzirem e venderem o produto patenteado. Nesse sentido, ocorre um efeito semelhante ao controle sobre o fornecimento de matérias primas essenciais, uma vez que impede a en semelhante ao controle sobre o fornecimento de matérias primas ssenciais, uma vez que impede a entrada de novas firmas na indústria.

O Monopólio Legal ocorre quando o governo concede a uma empresa um direito exclusivo para ela operar, por meio de licença e concessões que permitem que uma unica firma produza um determinado produto, excluindo legalmente a competição de outras firmas. Em contrapartida, o governo pode fazer exigências em relação à quantidade e qualidade do produto e impor preços e taxas a serem cobradas; Estrutura de mercado composta por apenas um vendedor e muitos compradores. Monopólios surgem devido a características particulares e um determinado mercado, ou devido a regulamentação governamental.

Muitas Legislações proíbem a existência de monopólio, permitindo apenas para aqueles segmentos de mercado onde, para o perfeito funcionamento deveria existir apenas uma empresa, são os chamados monopólios institucionais ou estatais considerados estratégicos ou de segurança nacional. As hipóteses do monopólio são: a) O setor é constituido de uma única firma; Ex: Energia, b) A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo; existe concorrência entre consumidores; Ex: Petróleo Referências Bibliográficas 3 SAMUELSON, paul Anthony; NORDHAUS, William D.

Economia. 12ed. Portugal, 12 ed. , 1988. Economia das Empresas – LJVB Faculdade On-line IJVB 79 TONIER, Alfred W. ; HAGUE, Douglas C. Teoria econômica. Rio de UMBREIT, Vlyron H. ; HUNT, Elgjn F. ; KINTER. Charles V. Economics: introduction to principles and problems. Nova York: Mcgraw-Hill, 1957 FALA DO SEMINÁRIO Monopólio: Em linhas gerais, monopólio significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor. No monopólio, o fornecedor de produtos pode impor qualquer preço a suas ercadorias ficando, entretanto, sujeito ao nível de vendas dele decorrente.

Como geralmente o mercado compra tanto menos quanto maior for o preço, o monopolista fixa o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção. Ao reduzir a produção, o monopolista pode aumentar o preço já que é o único fornecedor. Além disso, se o monopolista não teme a entrada de nenhum concorrente, optará pelo preço que maximize o lucro puxando-o para cima. Se a entrada de um novo concorrente for dificil mas não impossível, o monopolista, or ser o “dono” do mercado, pode optar por fixar um preço suficientemente baixo para desestimular a entrada de qualquer concorrente.

Por essa e outras razões, os monopólios não são muito bem vistos por grande parte dos consumidores. Entre as causas do monopólio podemos citar as características particulares de cada mercado e a falt 4DF5 causas do monopólio podemos citar as características particulares de cada mercado e a falta de regulamentação governamental. Quando em um mercado não existe concorrência ou há apenas um fornecedor, o monopolista estabelece o preço ue lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção.

O Estado pode intervir no sentido de diminuir a criação de monopólios através de políticas antitruste e regulação desses mercados. Sendo assim, a omissão do Estado também pode gerar a formação do monopólio. Além de poder atuar no sentido de estabelecer preços mais vantajosos, o detentor de um monopólio possui significativas vantagens no caso de entrada de uma nova empresa concorrente. Nesse caso, a empresa monopolista pode determinar um preço suficientemente baixo para desestimular a ntrada de concorrentes no negócio.

Oligopólio difere do monopólio no sentido que nesse caso há mais de uma empresa ou fornecedor em questão. Ocorre um oligopólio quando as empresas de um ramo, não muitas, fazem “acordos de cavalheiros” entre si para juntas estabelecerem um preço vantajoso para todos. O oligopólio também é chamado de cartel, sendo na prática, uma variação do monopólio. A politica do monopólio é extremamente ruim para os consumidores em geral, pois a falta de concorrência restringe a produção e os obriga a pagar preços fixados arbitrariamente. S

Varejo

0

Localizaзгo do ponto de Vendas Situada em um dos principгs Shopping Centers da Amйrica Latina, o BarraShopping. por ano, mais

Read More

Caso concreto 5 – civil 1

0

CASO CONCRETO I Espécies de pessoas jurídicas de direito privado. Prof. José garros Antônio Luckyless ao chegar na garagem de

Read More