Demonstrações contabeis

Categories: Trabalhos

0

Demonstrações contábeis I Contabilidade I princípios Fundamentais de Contabilidade Ramos da Contabilidade Normas Internacionais Normas Brasileiras Normas Portuguesas Demonstraçóes Contábeis Análise Contábil Artigos relacionado or7 to view nut*ge As Demonstrações C que devem ser obrig de informações anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas.

A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as otas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir). I índice 1 Composição das Demonstrações Contábeis 1. 1 Balanço Patrimonial | 1. 2 Demonstração do Resultado do Exercício – DRE Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos | 1. 5 Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC | 1. 6 Demonstração do Valor Adicionado – DVA – DOAR | 1. 7 Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – | 1. Demonstrações Comparativas | 1. 9 Consolidação das Demonstrações Contábeis 11. 0 Balanço Social 12 Outros Itens da Prestação Anual de Contas 2. 1 Relatório da Administração 2. 2 Notas Explicativas 2. 3 Parecer dos Auditores Independentes 12. 4 Parecer do Conselho Fiscal 13 Referências 14 Ver também Composição das Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial É uma demonstração cont DLPA Balanço patrimonial É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data Representando, portanto, uma posição estática da mesma.

O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos. Demonstração do Resultado do Exercício — DRE Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência, a DRE oferece uma s[ntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período.

Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais. A DRE, pode ser utillzada como indlcadores de auxllio a decisões financeiras. Demonstrações de Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) No Brasil, a Lei das Sociedades por Ações aceita tanto a Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido, quanto a de Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo que a primeira é a mais completa, contendo, inclusive, uma coluna com os dados da segunda.

A segunda, sendo obrigatória, pode ser substituída pela primeira. Há que se destacar que, após a edição da [Lei 1 1. 638/071[11, que alterou parcialmente a Lei 6. 04/76,retificada e ratificada pela MP 449/09 (transformada na [Lei para as empresas SIA não existe mais a rubri Acumulados. Assim, A! GF30F7 em termos globais (novas integralizações de capital, resultado do exercício, ajustes de exercícios anteriores, dividendos, reavaliações, etc. e em termos de mutações internas (no caso de prejuízo incorporações de reservas ao capital, no caso de lucro transferências de lucros acumulados para reservas, entre outras). Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR Procura evidenciar as origens de recursos que ampliam a olga financeira de curto prazo (ou o capital circulante líquido, numa linguagem mais técnica) e as aplicações de recursos que consomem essa folga. Com o advento da Lei 1 1. 638/07, que altera disposltivos da Lei na 6. 04/76, essa demonstração foi substituída pela Demonstração dos Fluxos de Caixa. Demonstração dos Fluxos de Caixa — DFC Visa mostrar como ocorreram as movimentações das disponibilidades e o Fluxo de Caixa em um dado periodo de tempo. Vem substituindo em alguns paises a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e é fundamentada pela Lei no 1 1. 638/07 no Brasil. Demonstração do Valor Adicionado – DVA Tem como objetivo principal informar ao usuário o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuição. mplantada oficialmente pela Lei no 1 1. 638/07 no Brasil. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – DLPA A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados no Patrimônio Líquido. De acordo com o artigo 18 no 6. 404,76, adiante elaborada e publicada pela companhia. ” OUTRAS SOCIEDADES A DLPA é obrigatória para as sociedades anônimas, também denominadas de captal aberto, e outros tipos e empresas, conforme a legislação do Imposto de Renda (art. 74 do RIR/99) Demonstrações Comparativas É a comparação das demonstrações contábeis dos dois últimos exercicios, e o grande objetivo é que a análise de uma empresa seja feita sempre com vista no futuro, por isso, é fundamental verificar a evolução passada, e não apenas situação de um momento. Consolidação das Demonstrações Contábeis No caso de Companhias Abertas e Grupos Societários, é necessário que complementarmente às demonstrações contábeis normais, também sejam apresentadas demonstrações contábeis onsolidadas da investidora com suas controladas (No Brasil – Instrução CVM no 247/96).

Balanço Social O balanço social nada mais é do que um demonstrativo publicado pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os planos, projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos stakeholders da organização, isso é, empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas clientes, fornecedores, empresas parceiras, terceiros e demais envolvidos que direta ou indlretamente se favorecem dos processos desenvolvidos pela instituição, o mesmo também pode ser compreendido como um nstrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercicio da responsabilidade social corporativa, podendo ou não ser utilizado para campanhas publicitárias ue fortalece o nome e a marca da organização. voluntária do B. S. No ano de 1998, o ‘base lançou o selo Balanço Social Ibase/Betinho, conferido anualmente às empresas que publicam o balanço social no modelo sugerido pela entidade. ?? Balanço Ambiental – Reflete a postura da empresa em relação aos recursos naturais, compreendendo gastos com a preservação, proteção e recuperação; investimentos com equipamentos, tecnologias e campanhas voltadas para a área mbiental. Pode também ser demonstradas as quantidades comparativas de poluentes produzidos entre um período e outro. • Balanço de Recursos Humanos — Visa mostrar o perfil da força de trabalho, remuneração, beneficios recebidos e gastos com treinamento de funcionários, além da discriminação dos gastos em beneficios da sociedade na qual está inserida, como centros de recreação e entidades assistenciais.

Outros Itens da Prestação Anual de Contas Relatório da Administração Não faz parte das demonstrações contábeis propriamente ditas, mas a lei exige a apresentação do relatóno, que deve evidenciar s principais fatos administrativos e financeiros ocorridos no período (exercício), os investimentos feitos em outras entidades, a política de distribuição de dividendos, a política de reinvestimento de lucros etc. Notas Explicativas As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos e outras demonstrações contábeis necessárias para uma plena avaliação da situação e da evolução patrimonial de uma empresa.

As notas devem conter no mínimo a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais e das ráticas contábeis adotadas, os ajustes dos exercícios avaliações, ônus sobre objetivo complementar as demonstrações contábeis mostrando os critérios contábeis utilizados pelas organizações, inclusive a composição do saldo de determinadas contas, os métodos de depreciação e critérios de avaliação dos elementos patrimoniais.! Parecer dos Auditores Independentes No Brasil a Lei das Sociedades por Ações (Lei no 6. 404 de 1 5/12/1976, sendo alterada em parte pela Lei na 1 1. 638 de 28/12/2007), determina que as demonstrações contábeis sejam auditadas por auditores independentes registrados na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Normas especificas também exigem que as instituições subordinadas ao Banco Central do Brasil, à Superintendência de Seguros Privados e outras também tenham suas demonstrações contábeis auditadas.

Em países com economias mais avançadas, onde a auditoria é uma obrigatoriedade para a grande maioria das empresas e entidades, inclusive as governamentais, quando não por lei, por exigência natural da sociedade e da comunidade de negócios; empréstimos, relações comerciais, transações importantes e linhas de crédito, normalmente só são concretizados nestes países, quando acompanhadas de demonstrações ontábeis avalizadas por auditores independentes; nos EUA esta necessidade é ainda maior após o advento da SOX ([The Sarbanes-oxley Act of 2002] ou Sarbanes-oxley compliance) e normalmente esta necessidade se reflete em todas filiadas americanas domiciliadas em outros países. Parecer do Conselho Fiscal No Brasil não é obrigatória a publicação do parecer do Conselho Fiscal, caso existir ele deve ser submetido à Assembléia Geral dos acionistas, mas a sua publicação é opcional, contudo, a prática mostra de que ele(Parecer do conselho fiscal) é publicado na maioria das vezes em que existe.

Normas para apresentacao trabalhos

0

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS to view

Read More

Redutor

0

Projetos Mecânicos 30 Ciclo de Mecânica – 1 – Prof. Eng. Mec. Claudinei Bigaton REDUTOR DE VELOCIDADE Redutor de Velocidade

Read More