Desalfatação do petróleo

Categories: Trabalhos

0

ACIDENTE OCORRIDO EM 15/09/2008 LOCAL: LABORATORIO DE DESASFALTAÇAO DE PETROLEO LADEQ, UFRJ, RIO DE JANEIRO. MOTIVO: DESCONTROLE DA BOMBA DE PRESSÃO, QUANTIDADE MINIMA DE REAGENTES. ASFALTENOS: Os Asfaltenos constituem a fração de compostos mais pesados e polares de óleos crus. A tendência à precipitação dos asfaltenos durante a obtenção dos óleos crus pode levar a severas conseqüências como a diminuição do fluxo de óleos ou até mesmo o bloqueio das linhas de processamento nos rocessos de produção, transporte e refino de óleos, assim como leva a um envenenamento dos catalisadores nos processos de refin02.

A caracteriza compreensão dos pr OF2 os é importante na idos na formação, oxidação, degradaçã efi, • ntal e modificações Swipe nentp dos combustíveis naturais. DESASFALTAÇAO: O OBJETIVO DESTE PROCEDIMENTO É EXTRAIR COM SOLVENTES APROPRIADOS ESSES COMPONENTES PESADOS DE MODO A OBTER FRAÇOES MAIS LEVES. ESTUDO: ENTENDER O COMPORTAMENTO DE FASES DA DESASFALTAÇAO COMO SV’ipe to klew next page COMO O BJETIVO DE OTIMIZAR O PROCESSO.

EXPERIMENTO: AS MEDIDAS DE COMPORTAMENTO DE FASE, ERAM CONDUZIDAS ATRAVÉS DE VISUALIZAÇÃO DA MUDANÇA DE FASE, SEJA LIQUIDO QUE GERA VAPCR OU VICE-VERSA OU MISTURAS LIQUIDAS HETEROGENEAS QUE TORNAM-SE HOMOGÉNEAS. REATOR MACHUCADOS: 3 pessoas estavam no laboratorio no momento, todos tiveram escoriações provenientes dos vestigios de safira que foram atirados para todo lado. FALHAS: Falta de dispositivo de descompressão (válvula de alivio), edida visual a alta pressão demonstra-se perigosa devido a proximidade entre reator e usuario, falta de suporte para evitar contato entre safira e pistão.

MELHORIAS: VISUALIZAÇAO POR CAMERA – REATOR EM ESPAÇO ISOLADO ADIÇÃO DE VALVULA DE ESCAPE – EM CASO DE AUMENTO INESPERADO DE PRESSÃO, A VALVULA É ACIONADA E A DESPRESURIZAÇAO OCORRE. RIGOR QUANTO A QUANTIDADE DE MISTURA ADICIONADA DISPOSITIVO DE FREIO DO PISTÃO DE MODO QUE EVITA O CONTATO COM A SAFIRA DETERMINAÇAO POR ULTRA – SOM – DADOS ENVIADOS PARA COMPITADOR (TECNICA NOVA NO BRAS L)

Poder juiz

0

A REFORMA E O “PODER INSTRUTORIO DO JUIZ” SEU QUE SOMOS MEDIEVAIS? CHARLES EMIL MACHADO MARTINS Promotor de Justiça, Mestre

Read More

Gestao

0

Gestao Programa CIFE de a Distancia CURSO: DINAMIZAS E TESTES NA SELEÇÃO SUMARIO Aula 1 – os bastidores das dinâmicas

Read More