Desenvolvimento de plano de negócios

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO HISTÓRICO 1 IAPRESENTAÇÃO DO SISTEMA 3 1. 1 CARACTERISTICA DOS SPT3 2DEPARTAMENTO COMERCIAL/MARKETING 5 2. 1 SITUAÇÃO ANTERIOR 5 2. 1. 1 Processo e Atividades Realizadas 5 2. 12 caracteristicas 5 2. 1. 3 problema 5 2. 1. 4 Dificuldade 6 31mplantação do sistema 7 3. 1 EMPRESA RESPO 3. 1. 1 projeto 7 0 3. 1. 2Tempo de lm p 3. 1. 3 Dificuldades 4SlTUAÇAO ATUAL 9 4. 1 BENEFICIOS 9 4. 2 UTILIZAÇÃO 9 5SlTUAÇÃO FUTURA 10 5. EXPERIÊNCIA COM FUNCIONÁRIOS 10 6DESCRlÇAO DO SISTEMAI 1 CONCLUSÃO 12 BIBLIOGRAFIA 13 HISTORICO O Hotel Parque Balneário iniciou como novo sentido de Hotelaria om o grupo Mendes em 1977, sob o comando do Sr. Armênio Mendes. Foto: folheto Santos – Verão 1987 – Índice Turístico – Tourist Index, momento a clientela passa a mudar e aumenta a necessidade de novas mudanças. O numero de apartamento aumenta e a estrutura passa a ser alterado de acordo com as necessidades. A falta de tecnologia tem duração de 27 anos, o que faz com que o produto fica somente na historia é quando Sr.

Armênio observa que já esta ficando velho para os negócios, decide incluir seus filhos no ramo de hotelaria, os quais devido a oportunidade de elhores estudo e mais acessos a novas tecnologias sentem imediatamente a dificuldade do produto e começam a estudar novas formas para aumentar a frequência. Foto: adquirida do site WWW. hotelparquebalneario. com. br, Santos/SP 1 – APRESENTAÇÃO DO SISTEMA O sistema escolhido SPT- Sistemas de Processamento de Transações são sistemas que processam as transações operacionais de uma organização.

Todas essas atividades geram dados que são coletados, processados, armazenados e distribuídos pelos sistemas de informação. 1. 1 – CARACTERÍSTICAS DOS SPT O que se espera, acesso a informações por meio de relatórios mpressos ou em telas, utilização de recursos por meio de dados internos/externos e facilitador do uso permitindo relatórios personalizados ou simples para uso operacional. Como geradores de informações de caráter decisório, devem ser estabelecidos como processos de comunicação mediante os quais são fornecidos os elementos básicos para as decisões nos vários pontos da empresa.

O SPT auxilia os executivos das empresas a consolidar quantidade, produtividade e participação. A qualidade não deve estar associada apenas ao produto ou serviço final. A qua 20F 10 participação. A qualidade não deve estar associada apenas ao produto ou serviço final. A qualidade deve envolver o nível de satisfação das pessoas no trabalho, associado a uma quantidade de vida que se estenda à sua estrutura pessoal, familiar e social.

O SPT no MKT tem as características de armazenar dados gerados pelo sistema por meio de banco de dados, seu resultado gera fatura, duplicatas, orçamentos, relatórios, além de encaminhar dados para outro sistema. – O sistema registra e relata situações que se encontram as operações da organização, dando aos gerentes subsídios para ontrole de qualidade e da obtenção das metas estipuladas. – Coleta dados que permitem comparações com outros dados da mesma categoria ou metas estabelecidas, como resultados são gerados relatórios e gráficos que permitem monitoramento. Relatório programado ou gerado por demanda, emitido por solicitação. – Permite feedback da área escolhida junto com as metas. – Ajuda os gerentes no nível tático e estratégico em decisões semi estruturadas comparando a um problema – Permite uma visão geral do sistema, modelo analítico, banco de dados, processo de modelagem para apoio a tomada de decisões, lém de permitir gerar cenários e simulações de comparação. Seu plano estratégico possibilita ver as metas, necessidades, além de estipular os 4PS, ter noção da concorrência e do mercado.

O SPT ainda é um grande facilitador visto possibilitar o trabalho via WEB, além de fornecer um feedback e uma pesquisa de mkt. 2 – DEPARTAMENTO COMERCIAL 2. 1 – SITUAÇÃO ANTERIOR A empresa não tinha departamento de vendas/come 30F 10 COMERCIAL 2. 1 -SITUAÇÃO ANTERIOR A empresa não tinha departamento de vendas/comercial, a tecnologia não existia, sua divulgação era boca a boca. 2. 1 . 1- Processo e atividades realizadas O controle era por meio de um livro de registro, onde era colocado o nome dos clientes e o valor a ser pago, quando efetuado o pagamento era dado baixa.

A própria recepção/gerencia efetuava a venda direta, informando preço e informações sobre apartamento, sem muitas especificações 2. 1 . 2 – Características Devido a não existencia do departamento comercial, a venda era realizada pela recepção ou gerencia, seus clientes eram parente, amizades influentes ou até mesmo pessoas que chegavam por a caso no Hotel atras de uma estadia. O serviço do hotel era como o de uma pensão, sem muitos etalhes, tendo uma Visão de lucro sem qualidade ou serviços prestados o que hoje é fundamental. 2. 1. – problema Não existe uma equipe de vendas, nem divulgadores do Hotel, pois eles acreditavam que o mesmo se vendia sozinho, não existe nenhuma ferramenta de divulgação ou marketing (folders, prospectos, brindes e outros), tudo era feito no papel ou por meio da palavra. Isso faz com que a empresa acaba perdendo clientes que pagam mais, deixando de crescer e ser realmente reconhecido como Hotel Top. 2. 1-4 – Dificuldade A não existência de um departamento devidamente qualificado, ou Seia, com técnicas esp lgar, ampliar as vendas assim antigo.

Foi quando perceberam que as pessoas que utilizavam o Hotel eram amigos ou clientes antigos, sendo que esses estavam deixando de freqüentar devido às novidades existentes na cidade com a chegada de novos hotéis. A falta de mão de obra qualificada na cidade também era uma grande dificuldade, pois mesmo realizando treinamentos as pessoas mostravam grande dificuldade e resistência em aprender, quando acaba surgindo à necessidade de contratar mão de obra como (vendedores, gerentes comerciais, equipe de marketing, assistente entre outros), de outras localidades. IMPLANTAÇAO DO SISTEMA Após vários estudos foi escolhido o sistema a ser trabalhado, esse em fase de teste, o sistema VOLUX, sua implantação foi realizados por especialistas da empresa OCL a qual criou o programa. 3. 1 – EMPRESA RESPONSÁVEL O Volux, solução de gestão hoteleira desenvolvida pela OCL Consultoria sob a plataforma Sybase com o intuito de corresponder a demanda dos negócios. 3. 2 – PROJETO Desenvolver uma solução para integrar os dados do Grupo Mendes em Santos e do escritório de vendas na capital paulista para melhorar e agilizar o atendimento aos clientes e a gestão os negócios do grupo hoteleiro.

O OCL em conjunto com a diretoria do Hotel, chegar ao consenso e estabeleceram que até no máximo 02 (dois) anos o hotel deveria estar funcionando em perfeita condição, sem erros e sem necessidade de reciclagem. Por ser um hotel e depender dos serviços prestados, o treinamento teve de ser por etapas, iniciou com os seguintes departamentos auditoria, recepção, eventos e reservas, isso devido a p 0 iniciou com os seguintes departamentos auditoria, recepção, eventos e reservas, isso devido a possibilidade de rodízio e horário de entrada dos funcionários.

Por ultimo foi o departamento comercial/vendas o qual teve um resumo e todos os setores, aumentando o conhecimento e fazendo com que todos percebessem a importância do departamento. Cada departamento teve treinamento com duração de 2 meses, isso devido ao grande movimento que o Hotel estava tendo na época. Após o termino de todos os departamentos a diretoria do hotel em conjunto da empresa contratada avaliou se todos estavam aptos, foi quando observou que o sistema precisava de alguns ajustes e a equipe também necessitava de mais treinamentos.

Os departamentos são convocados novamente, om uma nova programação, sendo aqueles que sabiam pouco tenham um tempo maior de treinamento e os que sabem mais podem se agrupar e aprender outras funções do sistema, isso acaba fazendo com que todos saibam um pouco de tudo o que faz que a comunicação seja sempre única. 3. 3 – TEMPO DE IMPLANTAÇAO Sua implantação no Hotel Parque Balneária Ltda. , durou um ano e meio, com os treinamentos, avaliação e testes. 3. – DIFICULDADES INICIAIS A falta de conhecimento sobre informática e o costume de deixar tudo registrado no papel ou palavra, fez com que muitos funcionários fossem mandados embora (demitidos). Isso porque a diretoria percebeu que não havia interesse dos funcionários, sendo que a empresa havia investido em tecnologia e treinamentos, o que fez com que esses fossem substituídos por mão de obra mais qualificada. Para que todos se adaptass 6 0 que esses fossem substituídos por mão de obra mais qual•ficada. ara que todos se adaptassem a tecnologia, houve vários treinamentos e integrações de funcionários, porém esses não mostraram interesse, fazendo com que fossem substitu[dos. 4 – SITUAÇÃO ATUAL 4. 1- BENEFÍCIOS Com o novo sistema a empresa pode fidelizar os clientes, uma arteira atualizada de clientes novos, antigos e possíveis, controle da produção por meio de relatórios além de um histórico de rendimento do departamento, para efeito de pagamento de gratificações (comissionamento). so porque o sistema possibilita e facilita através de armazenamento de dados obtidos durante alimentação do mesmo. 4. 2 – UTILIZAÇAO Com o novo sistema o processo de trabalho ficou mais dinâmico e pratico, visto que diariamente são obtidos relatórios para o acompanhamento de metas, visualização agenda de visita para controle da gerenciar cadastro de clientes e outro tipos de nformações. Além de uma comparação mensal de produção e metas futuras para estimular o departamento comercial.

Os vendedores também são beneficiados por ter o controle de clientes visitados, para que não haja duplicidade de visita o que é um constrangimento para o Hotel e até mesmo para esses colaboradores. O sistema se tornou tão pratico que ninguém consegue ficar um dia sem pesquisar ou puxar algum tipo de relatório. 5 – SITUAÇÃO FUTURA Aproveitar o sistema para oferecer ao cliente o máximo de beneficio, conquistando e mantendo a fidelização através dos serviços oferecidos, pelo s ferecidos, pelo sistema. Incluir novos empreendimentos do grupo no Volux, para padronizar e agregar mais clientes e ser o diferencial no mercado. . 1 – EXPERIÊNCIA COM FUNCIONÁRIO * Suliana – ex-assistente comercial menciona que as informações favoreceram o Hotel como todo principalmente departamento como o comercial, relata ainda “esse é um sistema diferente, que no inicio confesso da raiva, porém após algum tempo passamos a perceber os benefícios. Espero que no futuro consigamos fidelização de clientes, através de relatórios para aquisição de novos e recuperação de clientes antigos”. Claudia – assistente de eventos relata, “no inicio me perdi um pouco, mas depois passei a gostar cada vez mais.

Espero que ele mostre qualquer alteração efetuada e ainda acuse quem fez essa mudança, o que acaba facilitando a descoberta do erro. O que hoje em dia ainda é um grande problema”. * Leandro – gerente geral, “esse sistema facilitou muito, hoje consigo pagar a toda equipe comercial por meio de relatórios obtidos, além de obter relatórios de produção entre outros. Espero que o sistema seja sempre atualizado e ofereça mais benefícios de acordo com a evolução do mercado. ” A familia Mendes hoje esta satisfeita com o sistema obtido, esse proporciona aumento dos lucros e controle absoluto do que acontece no Hotel. – DESCRIÇAO DO SISTEMA O Volux é um desenvolvimento de soluções para o mercado de hotelaria. Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento disponibilizado ao cliente, são moldadas estratégias para um atendimento padronizado e para a satisfação da expectativa de cada um. 80F 10 moldadas estratégias para um atendimento padronizado e para a satisfação da expectativa de cada um. O sistema faz com que o controle da empresa seja melhor por meio de gráficos e elatórios por meio de dados armazenados, além de mensurar as metas estabelecidas a cada departamento.

O Volux da à possibilidade de controlar ligação, a quantidade de reservas, o número de orçamentos, as estatísticas previstas e a receita a ser adquirida, porém devido ser um produto recém implantado necessitava melhor ajustes, isso acaba acontecendo com os erros encontrados no decorrer do tempo. É um sistema que fornece informações executiva, que auxilia os gerente de nível estratégico de uma organização cuja as necessidades são informações diferenciadas em relação a utros neveis da empresa, isso porque envolve decisões não estruturadas.

Hoje o sistema trabalha a todo vapor, com controle de cadastros, relatório de produção por funcionário, fidelização de clientes por meio de e-mail rnkt enviado pelo sistema, o que gera cada vez mais negócios, as empresas já sabem que o Parque Balneário tem um sistema diferenciado e acaba fornecendo maiores informação como data de aniversario (para e-mkt), nome completo, período que o cliente fica no hotel, como o cliente chegou ao hotel (anúncio, rádio ou TV), entre outros. CONCLUSAO O sistema de informação deve atender a cada área da organização, assim amparam os administradores em todos os niveis.

O que esperam do SPT é acesso a informações diversas, utilização de recursos, facilitador do uso operacional, entre outros. Possibilita ao empresário/administrador a vis facilitador do uso operacional, entre outros. Possibilita ao empresário/administrador a visualizar a atividades realizadas, além de auxiliar na exploração de dados, possibilitando a identificação de problemas, quantidade, produtividade e participação. A qualidade não deve estar associada apenas ao produto ou erviço final.

A qualidade deve envolver o nível de satisfação das pessoas no trabalho, associado a uma quantidade de vida que se estenda à sua estrutura pessoal, familiar e social. Com isso temos a certeza que a implantação foi a melhor decisão tomada pela empresa, trouxe muitos benefícios e vantagens. O SPT fez com que a empresa desse a volta por cima, voltando a ser um cinco estrelas e reconquistando os clientes, visto que todas as informações necessárias para o crescimento do hotel o sistema forneceu, por meio de relatórios, feedback entre outros. BIBLIOGRAFIA

Site – Material da Internet – Arquivo acessado Hotel Parque Balneário Ltda – Dia 23/09/1 0 às 17h34 http://www. parquebalneariohotel. com. br Livro Stair, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Editora L TC Livros Técnicos e Científicos Editora SIA, 1998. Entrevistas Não Publicadas Entrevista concedida por funcionarios e ex-funcionarios do Hotel parque Balneário. sao paulo dia 26/10/10. Suliana Ribeiro – Assistente Comercial – Fone 7263-6593 Claudia Martins – Assistente de Eventos – Fone 9446-7161 Leandro Villaça — Gerente Geral – 13 9784-2490 0 DF 10

Administração

0

CEET-centro Estadual de Educaçao Técnica vasco Coutinho Visual Conecte-se Vila velha, 15 de Março de 2011. CEET- Centro de Educação

Read More

O contraditorio no estado democratico

0

Na história de nosso direito constitucional a adoção expressa da garantia do contraditório apresenta-se quase que como uma tradição. Este

Read More