Desenvolvimento psicossocial na 2ºinfancia
Psicossocial 20 Infância É fundamental compreendermos as emoções das crianças e no início dessa fase da segunda infância. Os cinco níveis de desenvolvimento das emoções: 1) Dois sentimentos quaisquer não podem existir, por exemplo: estar feliz e satisfeita. 2) Duas emoções, só podem existir se ambas forem posltivas ou negativas e dirigidas ao mesmo alvo (Exemplo: “Se meu irmão batesse em mim, eu ficaria triste e furiosa”) 3) Duas emoções di estava animada por i 4) Dois sentimentos “Fiquei brava com Ca papai não bateu em es (Exemplo. “Eu ora stos, ta ver meus avós”) s d’ entes (Exemplo: “Fiquei feliz porque 5) Sentimentos opostos em relação ao mesmo alvo (Exemplo: “Estou animada de Ir para uma escola nova, mas também estou com um pouco de medo”). por volta dos 18 meses descobre o reconhecimento do eu ,pois reconhece sua imagem refletida no espelho ,é o primeiro momento do seu auto-reconhecimento. Identidade do Gênero A identidade do gênero é de grande importância para a formação do autoconhecimento, pois ela afeta a maneira como meninos e eninas se sente em relação a si mesmos e como agem.
O significado da identidade de gênero é construído através da socialização e da cultura na qual a criança está inserida. Durante a pré escola,a b brincadeira cooperativa ,freqüentemente é a brincadeira de faz de conta,pois promove o desenvolvimento cognitivo,e permite á criança a exploração de temas que a amedronta. construção da auto-estima os pais e professores podem ajudar na construção da auto- estima, dando às crianças um retorno especifico e com foco na stratégia em vez de criticar a criança enquanto pessoa.
Autonomia versus vergonha e Dúvida Iniciativa versus culpa Nessa fase que acontece por volta do 30ano,a criança passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e sua higiene pessoal, o que dará a ela autonomia,confiança e liberdade,para tentar novas coisa sem medo de errar,mas se a criança nessa fase for criticada ou ridicularizada em suas atitudes, desenvolverá vergonha e duvidas quanto a sua capacidade de ser autônoma ,provocando uma volta ao estágio anterior ,ou seja ependência.
No estágio iniciativa e culpa criança passa a perceber as diferenças sexuais,os papeis desempenhados por homens e mulheres,se sua curiosidade “sexuaal” ,intelectual,natural por reprimida e a criança for castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e dimnuir sua iniciativa de explorar novas situações ou a busca de novos conhecimentos. O senso de identidade é algo muito pessoal. As crianças incorporam em seu autoconceito uma compreensão crescente de como ela mesma se vê.